.

21/11/2009

AS LEIS MORAIS

Leis

LEI MORAL
Paralelamente à lei física, que cabe às ciências particulares buscar as explicações, temos as leis morais. Estas pertencem à alma e concernem às noções do bem e do mal. Cabe ao Espiritismo desvendá-las.
Na pergunta 621 de O Livro dos Espíritos - Onde está escrita a lei de Deus? Os Espíritos respondem que ela está escrita na consciência do ser. E em seguida dizem que há necessidade de sermos lembrados porque a havíamos esquecido.
Como entender que a lei está escrita em nossa consciência? De acordo com os princípios doutrinários, codificados por Allan Kardec, fomos criados simples e ignorantes, sujeitos ao progresso. Nesse sentido, o Espírito André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos, explica-nos que no reino mineral recebemos a atração; no reino vegetal a sensação; no reino animal o instinto; no reino hominal o pensamento contínuo, o livre-arbítrio e a razão. São os pródomos da lei moral, cujo objetivo é transformar os homens em "anjos", "arcanjos" e "querubins". É a potencialização das virtualidades de cada ser.
A CASA MENTAL
O Espírito André Luiz, no livro No Mundo Maior, explica-nos que não podemos dizer que possuímos três cérebros simultaneamente. Temos apenas um que se divide em três regiões distintas. Tomemo-lo como se fosse um castelo de três andares:
subconsciente: 1º andar, onde situamos a residência de nossos impulsos automáticos, simbolizando o sumário vivo dos serviços realizados - hábitos e automatismos;
consciente: 2º andar, localizamos o "domínio das conquistas atuais", onde se erguem e se consolidam as qualidades nobres que estamos edificando - esforço e vontade;
superconsciente: 3º andar, temos a "casa das noções superiores", indicando as iminências que nos cumpre atingir - ideal e meta superiores. (Xavier, No Mundo Maior, 1977, p. 47)
SÍNTESE DAS DEZ LEIS MORAIS
Lei de Adoração – Mostra o sentimento inato que todos os viventes possuem da divindade.
Lei do Trabalho – É uma necessidade. A necessidade é a consciência  de que os falta algo. Não se deve confundir trabalho com emprego. Alguns trabalham e não têm emprego; outros têm emprego e não trabalham.
Lei de Reprodução – Relativo à reencarnação. Mostra a necessidade de purificação do Espírito.
Lei de Conservação – Depois da vida, todos sentimos intuitivamente a necessidade de progredir e aperfeiçoar.
Lei de Destruição – A destruição é necessária para que novos corpos apareçam, mais inteligentes e mais argutos. É a renovação e melhoria dos seres vivos.
Lei de Sociedade – Todos os indivíduos têm responsabilidade para com os outros seres humanos. Os mais fortes devem ajudar os mais fracos; os mais inteligentes, os menos.
Lei de Progresso – Há uma inexorabilidade. Quer estejamos encarnados ou desencarnados, todos estaremos sujeitos à lei do progresso.
Lei de Igualdade – Embora todos os Espíritos tenham partido de um mesmo ponto, uns progrediram mais do que os outros. A desigualdade refere-se apenas ao mérito.
Lei de Liberdade – Quanto maior for a obediência à lei de Deus, maior a liberdade dos seres humanos.
Lei de Justiça, Amor e Caridade – É a mais importante, porque resume as leis anteriores.
DEUS
O nosso ponto de partida é Deus, pois foi Ele quem promulgou todas as leis. Contudo, esse termo encerra uma grande dificuldade, pois além de O tratarmos de forma antropomórfica – dar-Lhe as dimensões humanas –, acabamos também O confundindo com o todo universal (Panteísmo). Embora nos falte um sentido para compreender a divindade, há um elemento primordial que pertence a todos os indivíduos, ou seja, a idéia inata de Deus. Isto porque, sendo todos criados por Ele, Dele devemos necessariamente ter a lembrança. Como há ainda muita distância entre o nossa perfeição e perfeição de Deus, os Espíritos superiores nos indicaram um ser angelical para que servisse de modelo, e fosse objeto de nossa reflexão. O seu nome é Jesus Cristo.
JESUS CRISTO
Reencarnou entre nós há dois mil anos e nos trouxe o Evangelho, a Boa Nova, as Bem-Aventuranças, estas proferidas na frauda de um monte, por isso chamado Sermão do Monte ou da MONTANHA, em que faz um resumo das leis morais que a humanidade devia seguir. Antes da vinda de Cristo, os fariseus procuraram realizar a santidade da Lei através de uma exatidão escrupulosa. Desprezando a voz interior da consciência, o resultado foi a desumanização da santidade e o abandono dos bens supremos do amor pelas insignificâncias mais meticulosas da antiga Lei.
Já Cristo combate a moral exterior (codificada nos preceitos), e revela o valor íntimo da consciência aberta para o olhar de Deus. É Deus quem julga as intenções ocultas. Para Cristo, a lâmpada do corpo é o olho da intenção. Se esse olho for puro, o será também todo o corpo. Mas, se a luz do homem tornar-se trevas, ele só poderá caminhar rumo à perdição. (Idígoras, 1983)
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
O Evangelho Segundo o Espiritismo é o Evangelho de Jesus, estudado por Allan Kardec e melhorado pelas comunicações de eminentes Espíritos. O cuidado foi tanto com a questão moral que, das cinco partes contidas nos Evangelhos, Kardec procurou deixar de lado as profecias, as notícias históricas, os milagres e as palavras que serviram para a edificação dos dogmas da Igreja, para se dedicar exclusivamente aos ensinamentos morais, pois achava que estes não estavam sujeitos a controvérsias e poderiam ser praticados por qualquer pessoa, em qualquer lugar do globo. Dava-lhe um caráter eminentemente necessário e universal.                               
Esqueçamo-nos de nós mesmos, das nossas dificuldades, do nosso egoísmo, da nossa limitação e empenhemo-nos na divulgação da Boa Nova. Somente assim conseguiremos construir um mundo novo e evangelizado.                                                       Texto do site: www.fórumespirita.net                                               foto:google (pensamentoshumanistas)

14 comentários:

  1. Boa noite Marcia. Aqui na minha Porto Alegre agora são exatamente 18:45 hs. Passamos a alguns dias por terríveis momentos de chuvas violentas e ventos idem.Faz alguns dias que não tenho tido tempo para visitar meu blogue nem dos amigos que me acompanham. Fiquei feliz ao ver chegar mais uma amiga seja bem vinda serei tu seguidor. É lindo teu blogue essas mensagens trouxeram-me lembranças de minha iniciação no espíritismo. Abençoado espaço esse um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo (a),
    que pena que você nao deixou seu nome e do seu blog :( , mas de qualquer maneira fico feliz pelo seu retorno; Obrigada pelas palavras amigas. Estou tentando ir devagazinho com o blog no que diz respeito às mensagens pois algumas pessoas que aqui chegam nao conhecem bem a Doutrina, entao cada mensagem que escolho para postar torna-se um compromisso com o blog que criei com tanto carinho como com a nossa Doutrina.
    Nao sabia que aí em Porto Alegre estava chovendo tanto, pois pensamos sempre em verao esta epóca no Brasil! Aqui apesar de ser inverno a temperatura está quente - fora do normal para a época - 14°, e tem feito sol.
    Normalmente já devia está nevando.
    Tomara que você possa voltar mais vezes a este cantinho.
    Um grande abraco e um final de semana iluminado!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Tem um selo homenagem para seu blog.
    Para buscá-lo, vá em
    http://jeniferejeferson.blogspot.com/
    Um abraço,
    J & J

    ResponderExcluir
  4. Olá JenifereJeferson,
    Obrigada pela visita de vocês, e pelo selinho também, claro. Passarei lá para pegar.
    Um grande abraco,
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. A vida humana com suas leis efêmeras, muitas vezes se torna vazia, pela falta do entendimento das leis do espírito, estas eternas, e que regem de modo verdadeiro a vida.
    Acredito que o desconhecimento ou disvirtuação das leis espirituais, produzem o atual momento em que vivemos, cheio de angústias e medo.
    Mas é bom ver que existem aqueles que não desistem e continuam a ensiná-las dia após dia, e as tornam poderosas com os seus exemplos de vida.

    Uma semana de muita paz para ti.

    ResponderExcluir
  6. Já tive a oportunidade de estar aqui através do meu outro blog de poesias. Volto aqui encantada e feliz, pois este blog é um recanto precioso de apredizado e reflexão!
    Possam muitos aqui estar!
    Beijo com carinho
    Bea

    ResponderExcluir
  7. Márcia, boa tarde!!
    As leis morais estão gravadas na nossa consciência. Na realidade, sabemos o que é certop e errado. Por sermos ainda inconscientes, não as compreendemos. Jesus já tinha dito que somos "deuses", porque além de ser o nosso obejetivo a perfeição relativa, temos as leis em nós.
    As leis humanas, imperfeitas é reflexo da nossa imperfeição. à medida que vamos evoluindo, as leis humanas também vão se aperfeiçoando.

    O Espiritismo é maravilhoso que nos mostra isso e nos faz ter convicção da perfeita justiça divina. Assim, porque nos revoltamos ainda se já compreendemos? É que as leis morais ainda não estão desenvolvidas no coração.

    Mas chegaremos lá, não é mesmo?

    Tenha, Márcia, uma semana maravilhosa e um beijo em teu coração,
    Jorge

    ResponderExcluir
  8. Olá meu amigo, que saudades da sua visita!
    Obrigada por deixar seu comentário. Com certeza, a lei de Deus está escrita na consciência, de todos; e dela nao fugimos! Inclusive no dia 11.11 postei um texto sobre este assunto cujo nome é: Consciência. Na verdade estou participando de um curso, no qual ficamos incubidas de pesquisar e fazer um resumo sobre as Leis Morais, entao estou aproveitando a oportunidade para desenvolver o tema aqui. Mas, como falamos as Leis Morais estao escritas na nossa consciência e contamos sempre com a presenca iluminada de Jesus, para que estas leis saiam da nossa consciência e se instalem em nossos coracoes.
    Devagarzinho chegamos lá!
    Beijos para ti também e uma semana cheinha de paz e muita luz!
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Oi Beatriz,
    Agradeco sua visita e pelo seu comentário.
    O blog "Estejamos em Paz" está também um recanto precioso para o nosso aprendizado e econtro com a paz.
    Que muitos possam visitar você também!
    Beijos e uma semana de muita paz,
    Márcia

    ResponderExcluir
  10. Marcia.
    vi, que visitou meu blog, e fiquei feliz que resolveste ficar.
    vim te conhecer, e gostei muito do tema do teu blog, pois sou espírita também, não a muito tempo, mas engajada nos estudos para progredir um pouco nos conhecimentos.
    muito esclarecedor teu testo, e os livros citados, são exelentes.
    beijo de luz
    Rosan

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosan,
    Obrigada pela sua visita e por ter deixado este comentário gentil.
    É sempre bom que procuremos levar conhecimento a nossa alma.
    Beijos,
    Márcia

    ResponderExcluir
  12. Fico muito feliz quando alguém como você passa no meu blog e me permite conhece-la e dizer que seu antinho passa uma paz inexplicável. Obrigada por este pedacinho de luz e paz.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  13. Oi GEEL,
    A recíproca é a mesma! Seu cantinho é pura luz!
    Fico feliz que possamos interagir.
    Beijos com carinho,
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. God gave us only 10 commandments
    If all men follow them we would have a wonderful world!

    Stay with God and peace!

    Thank you to follow my Blog

    Adelle * Isha

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!