.

18/11/2009

MEDIUNIDADE

mediunidade

Acena-nos a antiguidade terrestre com brilhantes manifestações mediúnicas, a repontarem da História.
Discípulos de Sócrates referem-se, com admiração e respeito, ao amigo invisível que o acompanhava constantemente.
Reporta-se Plutarco ao encontro de Bruto, certa noite, com um dos seus perseguidores desencarnados, a visitá-lo, em pleno campo.
Em Roma, no templo de Minerva, Pausânias, ali condenado a morrer de fome, passou a viver, em Espírito, monoideizado na revolta em que se alucinava, aparecendo e desaparecendo aos olhos de circunstantes assombrados, durante largo tempo.
Sabe-se que Nero, nos últimos dias de seu reinado, viu-se fora do corpo carnal, junto de Agripina e de Otávia, sua genitora e sua esposa, ambas assassinadas por sua ordem, a lhe pressagiarem a queda no abismo.
Os Espíritos vingativos em torno de Calígula eram tantos que, depois de lhe enterrarem os restos nos jardins de Lâmia, eram ali ‘vistos, frequentemente, até que se lhe exumaram os despojos para a incineração.
Todavia, onde a mediunidade atinge culminâncias é justamente no Cristianismo nascituro.
Toda a passagem do Mestre inesquecível, entre os homens, é um cântico de luz e amor, externando-lhe a condição de Medianeiro da Sabedoria Divina.
E, continuando-lhe o ministério, os apóstolos que se lhe mantiveram leais converteram-se em médiuns notáveis, no dia de Pentecostes (Atos, capítulo 2, versículos 1 a 13.), quando, associadas as suas forças, por se acharem “todos reunidos”, os emissários espirituais do Senhor, através deles, produziram fenômenos físicos em grande cópia, como sinais luminosos e vozes diretas, inclusive fatos de psicofonia e xenoglossia, em que os ensinamentos do Evangelho foram ditados em várias línguas, simultaneamente, para os israelitas de procedências diversas.
Desde então, os eventos mediúnicos para eles se tornaram habituais.
Espíritos materializados libertavam-nos da prisão injusta. (Atos, capítulo 5, versículos 18 a 20)
O magnetismo curativo era vastamente praticado pelo olhar (Atos, capítulo 3, versículos 4 a 6)
e pela imposição das mãos. (Atos, capítulo 9, versículo 17)
Espíritos sofredores eram retirados de pobres obsessos, aos quais vampirizavam. (Atos, capítulo 8, versículo 7)
Um homem objetivo e teimoso, quanto Saulo de Tarso, desenvolve a clarividência, de um momento para outro, vê o próprio Cristo, às portas de Damasco, e lhe recolhe as instruções (Atos, capítulo 9, versículos 3 a 7).
E porque Saulo, embora corajoso, experimente enorme abalo moral, Jesus, condoído, procura Ananias, médium clarividente na aludida cidade, e pede-lhe socorro para o companheiro que encetava a tarefa. (Atos, capítulo 9, versículos 10 e 11)
Não somente na casa dos apóstolos em Jerusalém mensageiros espirituais prestam contínua assistência aos semeadores do Evangelho; igualmente no lar dos cristãos, em Antioquia, a mediunidade opera serviços valiosos e incessantes. Dentre os médiuns aí reunidos, um deles, de nome A gabo (Atos, capítulo 11, versículo 28), incorpora um Espírito benfeitor que realiza importante premonição. E nessa mesma igreja, vários instrumentos medianímicos aglutinados favorecem a produção da voz direta, consignando expressiva incumbência a Paulo e Barnabé. (Atos, capítulo 13, versículos 1 a 4)
Em Tróade, o apóstolo da gentilidade recebe a visita de um varão, em Espírito, a pedir-lhe concurso fraterno. (Atos, capítulo 16, versículos 9 e 10)
E, tanto quanto acontece hoje, os médiuns de ontem, apesar de guardarem consigo a Bênção Divina, experimentavam injustiça e perseguição. Quase por toda a parte, padeciam inquéritos e sarcasmos, vilipêndios e tentações.
Logo no início das atividades mediúnicas que lhes dizem respeito, vêem-se Pedro e João segregados no cárcere. Estêvão é lapidado. Tiago, o filho de Zebedeu, é morto a golpes de espada. Paulo de Tarso é preso e açoitado várias vezes.
A mediunidade, que prossegue fulgindo entre os mártires cristãos, sacrificados nas festas circenses, não se eclipsa, ainda mesmo quando o ensinamento de Jesus passa a sofrer estagnação por impositivos de ordem política. Apenas há alguns séculos, vimos Francisco de Assis exalçando-a em luminosos acontecimentos; Lutero transitando entre visões; Teresa d’Avila em admiráveis desdobramentos; José de Copertino levitando ante a espantada observação do papa Urbano 8º, e Swedenborg recolhendo, afastado do corpo físico, anotações de vários planos espirituais que ele próprio filtra para o conhecimento humano, segundo as concepções de sua época.
Compreendemos, assim, a validade permanente do esforço de André Luiz, que, servindo-se de estudos e conclusões de conceituados cientistas terrenos, tenta, também aqui (Sobre o tema desta obra, André Luiz é o autor de outro livro, intitulado “Nos Domínios da Mediunidade”. — (Nota da Editora.), colaborar na elucidação dos problemas da mediunidade, cada vez mais inquietantes na vida conturbada do mundo moderno.
Sem recomendar, de modo algum, a prática do hipnotismo em nossos templos espíritas, a ele recorre, de escantilhão, para fazer mais amplamente compreendidos os múltiplos fenômenos da conjugação de ondas mentais, além de com isso demonstrar que a força magnética é simples agente, sem ser a causa das ocorrências medianímicas, nascidas, invariàvelmente, de espírito para espírito.
Em nosso campo de ação, temos livros que consolam e restauram, medicam e alimentam, tanto quanto aqueles que pro põem e concluem, argumentam e esclarecem.
Nesse critério, surpreendemos aqui um livro que estuda.
Meditemos, pois, sobre suas páginas.

EMMANUEL
(Apresentação do livro MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, André Luiz)


“A vida é melodia divina, que canta em inúmeras dimensões, de modo que todos possam desfrutar da ternura do Criador.”

Kahena.

11 comentários:

  1. Estou aqui 45 minutos lendo este lindo blogger, volto com mais tempo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Márcia. Amei o seu blog. Tem tudo a ver comigo. O meu também é um blog que se destina à reforma íntima no sentido de atingir a elevação espiritual. Já a adicionei como favorita. Parabéns e obrigada por sua visita ao meu espaço. Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Eduardo,
    Que Alegria, saber que podemos dividir com alguém os nossos ideais! Nós somos seres de luz e precisamos passar adiante o pouquinho do que adquirimos. Fique a vontade, volte sempre!
    Abracos afetuosos,
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Querida Maria José,
    Legal vê-la de novo aqui!
    Pois é amiga, sem a reforma íntima nao chegaremos a lugar nenhum, estacionaremos. Nós temos um imenso potencial transformador dentro de nós, basta-nos querer buscá-lo. Nós somos luz!
    Muita paz,
    beijos Márcia

    ResponderExcluir
  5. Marcia, já tinha visto – aqui no seu blog – a imagem de Chico Xavier com Cristo... Um espírita; outro cristão. Que foto linda, não poderia deixar de falar nela. Num mundo em que as religiões se dizem ser a única verdadeira (?), essa imagem apaga esse preconceito por completo, pra mim. Nada é único, cada um sabe de suas necessidades, de suas verdades. Porém as religiões não respeitam a vontade de cada um. Roubei essa tua imagem, desculpe!

    Beijos, linda.
    Tais luso

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcia. Seu blog é maravilhoso, já sigo seus passos. Bjs. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Oi Taís, seja bem vinda, e
    obrigada pela sua visita!
    Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus nô-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.”
    Chico, um espirito evoluido que tinha como características principais a humildade, a caridade e abnegacao; A Doutrina Espirita respeita todas as religioes e filosofias, visto que todas aproximam o homem com o seu Criador e um dos nossos lemas é respeitar o livre arbítrio de cada um, portanto concordo plenamente com você quando diz que cada um sabe das suas necessidades. Fique a vontade para levar o que você gostar deste blog.
    Abracos com carinho,
    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Elzenir,
    Obrigada pela sua visita.
    Volte sempre!
    Abracos,
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde
    meu nome e phelipe
    tenho 19 anos
    e jah tive muitos sintomas de mediunidade
    queria compreender e evoluir essa mediunidade.
    este fim de semana vou procurar um centro espirita para ver se consigo uma compreenção de meus fatos.
    um dos fatos em que posso deixar declarado a vcs e esperando q me ajudem com essa evolução
    seria o de eu ter uma madrinha com 4 anos de cama sem fala e a 1 falando, falecer neste sabado passado; e uma outra madrinha muito mal em um hospital em ipatinga MG, muito sedada pelas dores de um cancer. ontem dia 30/05/2010
    ao ir durmir e deitar em minha cama. sinto calafrios, e quando achu q nd a de acontecer sinto uma presença empurrando contra a came e me dizendo que esta cançada de ficar em tal cama... digo em pençamento a ela que estou ha libertando e assim repito ate que pare de me diser.
    hj conto a minha mae que acredita muito em espiritismo e ela me diz que ha de ser uma de minhas 2 tias; assim achu que seja a que esta de cama.
    por issu queria compreender e entender essa evolução
    para assim ajudala em espirito.
    obrigada espero que me ajudem

    meu msn é phelipepessoa@hotmail.com
    por favor alguem me adc pra me ajudar

    grato.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia
    Como contei ai em cima
    hj venho terminar.
    infelismente hj dia 1/6/10
    minha tia veio a falecer =(
    obrigado

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!