.

27/11/2009

PAIS E FILHOS E A ESCOLHA DOS PAIS


A paternidade e a maternidade são sempre decorrentes de vínculos pretéritos. O triângulo constituído por pai, mãe e filho sempre resulta de uma continuidade necessária para todos os envolvidos na nova constelação familiar, onde também irmãos e parentes próximos são, normalmente, ligações de encarnações anteriores. Nossas dívidas se fazem, muitas vezes, dentro do núcleo familiar e retornamos para corrigir as distorções antigas, no mesmo meio.

Nossos filhos são espíritos. São espíritos com os quais já tivemos anteriormente importantes vínculos. Com relação à natureza destes vínculos, poderemos classificá-los em vínculos de afeto e de desafeto. Muitas vezes, as dificuldades vivenciadas por duas pessoas geraram entre elas um ódio mútuo ou outra ligação fortemente estreitada pelas energias deletérias de sentimentos inferiores. São os vínculos criados pelo desafeto do passado. Uma vez estabelecida a troca recíproca das vibrações desestruturantes, cria-se um elo magnético que prenderá mutuamente os dois indivíduos. Não só o amor, mas o ódio une as pessoas. Uma união no sentido de dependência energética que em alguns casos chega a conseqüências extremas.

Espíritos ligados um ao outro requerem uma situação de terapêutica que, muitas vezes, só encontra a solução adequada pela anestesia do passado, apagando-se temporariamente as lembranças perturbadas através de uma nova encarnação. São comuns os "reencontros" do passado, no contexto familiar. Mas a encarnação, na sua função educadora, manterá os dois envolvidos próximos, criando condições para que haja um vínculo de amor entre ambos. Ao renascerem sob o mesmo teto no templo do lar, pelo instituto divino da reencarnação, anestesiados pela sábia lei do esquecimento do passado, eles caminharão para o perdão recíproco, para o mútuo apreço que, inexoravelmente, desfará as cadeias do ódio.

Aquele bebê rosado (ou cor de chocolate conforme o caso), que agora o pai ou a mãe abraçam e acariciam emocionados, muitas vezes é uma vítima do passado que agora receberá a atenção e os cuidados que lhe eram justamente devidos. Pai e mãe podem se enternecer perante a figura doce, suave, de um bebê. A lei da reencarnação propiciou condições para que neste instante vítima e algozes se abracem, chorem de emoção e passem a desenvolver uma nova experiência: a experiência do amor.

Em determinadas reencarnações, pai e mãe é que foram as vítimas, e o espírito que agora desce ao berço, o algoz do passado.

Outras vezes, o desentendimento maior se fazia entre dois do triângulo familiar, e o terceiro se constituía no elemento de aproximação entre ambos.

As circunstâncias são absolutamente peculiares a cada caso, mas só pelo instituto da reencarnação e o véu do esquecimento do passado que podemos compreender a máxima cristã de amar os inimigos. No entanto, muitas encarnações se fazem novamente como continuidade de vínculos afetivos pretéritos. Podemos subdividir as situações de ligações afetivas anteriores em dois grupos: os afetos harmônicos e os desarmônicos.

Analisemos inicialmente as situações de afeto harmônico. Espíritos afins, apresentando interesses comuns, semelhanças de vibrações energéticas, auras que se sintonizam suave e facilmente. Antigos parentes, velhos conhecidos, desta ou de outras encarnações, que retornam ao convívio a fim de receber o amparo necessário para serem reconduzidos à tarefa maior da sua evolução. Os lares também recebem, portanto, espíritos afins que ampliarão os liames da amizade, fortificando as uniões anteriores.

A terceira situação mencionada é aquela em que a escolha dos pais é efetuada visando corrigir um distúrbio na área afetiva: um afeto desarmônico. Vinculações anteriores, neste caso, foram estabelecidas não pelo ódio, mas por um afeto egoisticamente criado. Situações onde duas pessoas mantiveram uniões, lesando uma terceira no seu equilíbrio emotivo, por exemplo, situações de ligações extraconjugais de longa duração e de aparente estabilidade. Duas pessoas que, embora tenham assumido compromissos com terceiros, passam a conviver sexualmente entre si durante uma existência, prejudicam o equilíbrio afetivo de seus parceiros programados. Cria-se entre a dupla, uma interdependência energética onde ambos reciprocamente se alimentam das energias sexuais do novo parceiro. Estabelecem entre si um vínculo que carece de uma reestruturação em nível de valores espirituais mais de acordo com a Lei Universal.

Vejamos como a espiritualidade procede nestes casos: O plano espiritual programa, através das entidades encarregadas deste setor, uma reencarnação onde se deverá mudar o padrão energético-afetivo estabelecido entre os dois personagens em questão. A solução mais freqüentemente utilizada é a manutenção da união entre ambos, mas não uma união conjugal. Reencarnam como pai e filha ou mãe e filho. A sabedoria da lei universal encontra na reencarnação o lenitivo do esquecimento para a manutenção do vínculo afetivo, em moldes não lesivos aos envolvidos. Nesta nova existência a dupla passará a exercitar o amor desvinculado do envolvimento sexual, mas alicerçado pelas bênçãos do lar. Em determinadas situações, a intensidade da ligação é tão expressiva que os elos do passado ainda exercem forte interferência na nova vida chegando a suplantar o instinto maternal e filial. Surge, então, o Complexo de Édipo, onde o filho nutre pela figura materna a paixão do passado, ainda não anestesiada suficientemente por apenas uma reencarnação; o equivalente no sexo feminino, o Complexo de Eletra, quando a filha ainda guarda fortes reminiscências da vida anterior, tem a mesma explicação. Desvios estes que serão todos sanados senão nesta vida, em outra próxima, pelo trabalho das equipes de planejamento e escolha dos pais do espírito que renasce.

Seja qual for à situação do histórico cármico de nossas famílias, é evidente que a Lei Universal é sábia e sempre está nos ensinando que o amor é o único caminho.


Ricardo di Bernardi, médico pediatra, homeopata, ex- presidente da AME-SC e pres. do ICEF-SC
e-mail: rhdb11@terra.com.br
Ricardo Di Bernardi Pres. ICEF

26 comentários:

  1. Olá
    Um texto maravilhoso, amei.
    Com carinho BJS.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Nossa! De arrepiar! Teus textos fazem a nossa cabecinha trabalhar!
    Tenha um belo fim de semana com muita paz no teu coração!
    Bjkas!!!

    ResponderExcluir
  3. Márcia...
    Sempre que venho aqui, saio com uma lição de vida. Parabéns pelo blog tão bem elaborado e pro seu trabalho em prol de pessoas melhores.
    Agradeço muito a sua visita à minha Academia da Poesia.
    Um grande abraço* e fique com Deus.

    Renato Baptista

    ResponderExcluir
  4. Passando para ler e para te desejar um lindo final de semana
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Alegria de Viver!!!
    Que nome lindo para um blog!
    Obrigada pela gentil visita e volte sempre, trazendo alegria para este cantinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Soninha amiga querida!!
    Obrigada e desejo o mesmo para você!!!
    Paz, saúde e um final de semana alegre!

    ResponderExcluir
  7. Sônia Silvino,
    A Doutrina Espirita nos ensina muitas coisas...
    É uma Filosofia de vida muito especial!
    Volte mais vezes, ficarei muito feliz com a sua visita.
    Abracos com carinho e um final de semana iluminado!

    ResponderExcluir
  8. Olá Renato,
    Danke Schön (obrigado em alemao) que aqui estivestes a retribuir minha visita; fico feliz que vocêa gostou do texto!
    Abracos com carinho.

    ResponderExcluir
  9. Oi Romantic,
    Que bom que passastes por aqui!!!!!
    Um lindo fim de semana para você!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Márcia,

    belo texto.
    Uma aula de reajustamento, de compreensão no lar.
    Resgate ou não, a célula familiar é onde nos educamos, em todos os sentidos.
    E acho muito importante educar os filhos em alguma religião para que desde cedo, eles se liguem na religiosidade, inerente a cada um.
    Márcia, mais uma aula!!!
    Muito bom!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá JOrge,
    O lar como célula da sociedade é onde se comeca a desenvolver o amor, a compreensao e a tolerância. Infelizmente vemos muitos problemas sociais justamente por falta de amor nas famílias. Concordo em número, gênero e grau com você: falta religiosidade, é importante educar os filhos em alguma religiao, inserir valores morais no contexto educativo, -Escola dá educacao intectual!
    bem amigo, te desejo um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  12. Muy interesante tu exposición!

    ¿Se puede uno Reconocer nuestra alma gemela?

    ¿Y es cierto que la regresión para desbloquear el Arrastre el karma que, al menos, ayudamos a los pobres limpiarlo rápido?

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  13. Gara,
    O Amor é um processo natural de expansão da alma em busca de seres que se afinizam em todo o universo. Amor gera amor e aproxima as almas.
    Almas gêmeas, conforme o entendimento vulgar, não existem. Somos individualidades, e, como tal, não há espíritos que se complementem uns aos outros, como se por si só não fossem inteiros, um! O que existem são Espíritos com profundos laços de afinidade, que muitas vezes se encontram na vida enquanto encarnados.
    Com relacao a sua outra questao nao compreendi; Mas se Deus nos deu o "véu do esquecimento", significa que nem todos os casos sao indicados regressao.
    Abracos com carinho.

    ResponderExcluir
  14. Oieeee!

    .......() () 
    * ("( "o", ) *   Tenha um Excelente
    * (")(")(,,) *** fim de semana!!!


    Dєรєjσ qυє α vidα รєjα
    υм cαитєiяσ dє σρσятυиidαdєร ραяα vσcê.
    Qυє иαร รυαร ρяiмαvєяαร
    vσcê รєjα αмαитє dα αlєgяiα.
    Qυє иσร รєυร iиvєяиσร
    รєjα αмigσ dα รαbєdσяiα.
    є, qυαиdσ vσcê єяяαя σ cαмiинσ,
    яєcσмєcє тυdσ dє иσvσ.
    ρσiร αรรiм vσcê รєяá cαdα vєz
    мαiร αραixσиαdσ ρєlα vidα.
    є dєรcσbяiяá qυє รєя fєliz
    иãσ é тєя υмα vidα ρєяfєiтα,
    мαร υรαя αร lágяiмαร ραяα iяяigαя α тσlєяâиciα.
    αρяσvєiтαя αร ρєяdαร ραяα яєfiиαя α ραciêиciα,
    αร fαlнαร ραяα єรcυlρiя α รєяєиidαdє.
    υรαя α dσя ραяα lαρidαя σ ρяαzєя
    є σร σbรтácυlσร ραяα αbяiя αร jαиєlαร dα iитєligêиciα.
    Jαмαiร dєรiรтα dє รi мєรмσ.
    Jαмαiร dєรiรтα dαร ρєรรσαร qυє vσcê αмα.
    Jαмαiร dєรiรтα dє รєя fєliz,
    ρσiร α vidα é υм єรρєтácυlσ iмρєяdívєl.
    ρσяqυє vσcê, vσcê é єรρєciαl!


    (autor desconhecido)


    ☆ViViAn\\(^_^)// Sbrussi .♥.


    ♥*´“:♥               ♥*´“:♥
            ♥¸.*¨♥  ♥¸.*¨♥

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivian!
    Obrigada por ter deixado este belo presente!!
    Gostei demais! Volte sempre,
    abracos com carinho

    ResponderExcluir
  16. Oiee Marcia!
    adorei a sua visitinha!
    obrigada por me seguir!

    =D

    ResponderExcluir
  17. Márcia, vim retribuir a sua visita ao meu blog, seu cantinho é de muita dedicação aos seus estudos de espiritismo, o que eu não domino muito mas sempre respeito a "doutrina" dos outros. Cheio de conteúdo, gostei muito dos dizeres da lateral,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  18. Márcia
    Tem uma "declaração de afeto" prá vc!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  19. Legal hein, também tenho um blog WWW.ECOSDOTELECOTECO.BLOGSPOT.COM. Sucesso ai para voce..

    ResponderExcluir
  20. Olá Fábio!
    Visitei seu blog e gostei demais! Obrigado por visitar e deixar um comentário, seja sempre bem vindo.
    Sucesso para você também!
    Abracos,

    ResponderExcluir
  21. Jorge querido você sempre me surpreendendo heim?
    Irei agora correndo no seu lindo blog buscar meu presentinho.
    Abracos cheio de carinho, :)

    ResponderExcluir
  22. Querida Paula,
    Cada um de nós temos a nossa ideologia, nao tem problema se nao simpatizas, ou domina a Doutrina Espirita; isso é perfeitamente normal e eu respeito. O que nao quer dizer que nao possamos ser grande amigas nao é?
    Beijos para ti também!

    ResponderExcluir
  23. O filho que nos é dado para cuidar é o amor em sua mais perfeita essência.
    Linda postagem.
    Profunda.
    Perfeita.
    Esclarecedora.

    Semana de muita paz para ti.

    ResponderExcluir
  24. Marcia, você é uma pessoa iluminada por Deus, um ser que faz a diferença na Terra!
    Amei você ter me visitado, pra que eu descobrisse este espaço maravilhos e escarecedor!
    Que Deus continue te dando essa Luz maravilhosa!!!
    Adorei te conhecer!!!
    bjinhussss

    ResponderExcluir
  25. Olá amiga Aroma! Um lindo dia para você!
    As vezes vocês dizem coisas tao carinhosas que nos deixa emocionadas... Mas como eu compreendo que a beleza está nos olhos de quem vê, e a semente frutifica no sólo que fértil, só posso dizer que grandiosa é você minha querida!
    Envio-te vibracoes de luz e alegrias!
    Abracos.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!