.

19/01/2010

AMIGOS ESPIRITUAIS

chico e emmanuel 

A Providência divina manifesta-se incessantemente em todas as situações e lugares, proporcionando vasta gama de recursos, com vistas a proteção, ao futuro e ao progresso da criaturas.
Este amparo acontece de infinitos modos ...
Um deles dá-se por intermédio de tutores espirituais, conhecidos no meio espírita pelo nome de guias espirituais ou amigos espirituais.
É grandiosa e sublime a doutrina dos guias espirituais, pois revela a providência, a bondade do criador para com seus filhos, provendo-os de meios para o aperfeiçoamento.
Para efeitos didáticos kardec classificou os guias espirituais em três categorias:

1- Espíritos protetores
2- Espíritos familiares
3- Espíritos simpáticos
O Espírito protetor, ou anjo guardião, é sempre um bom espírito, mais evoluido.
Trata-se de um orientador principal e superior. Sua missão assemelha-se de um pai com relação aos filhos: a de orientar o seu protegido pela senda do bem , auxília-lo com seus conselhos, consolá-los em suas aflições, levantar-lhe o ânimo nas provas da vida.
Os Éspíritos protetores não constituem seres privilegiados, criados puros e perfeitos mas sim Espíritos que chegaram a meta, depois de terem percorrido a estrada do progresso.
A missão dos Espíritos protetores tem duração mais ou menos prolongada, pois estes acompanham o protegido desde o nascimento até a desencarnação, e muitas vezes durante várias existências corpóreas.
São almas que já trilharam as experiências de diferentes encarnações, as mesmas pelas quais estamos passando, e conquistaram, pelo próprio esfôrço, uma ordem elevada .
A atuação do protetor espiritual não é de intervenção absoluta, pois apesar de influir em nossa vontade, evita tomar decisões por nós e contra nosso livre árbitrio ...
Sofre quando erramos, embora esse sofrimento não seja revestido das mesmas paixões humanas, porque ele sabe que, mais cedo ou mais tarde, o seu tutelado voltará ao bom caminho.
Os Espíritos protetores, em realidade jamais abandonam seus protegidos, apenas se afastam ou "dão um tempo" quando esses não ouvem seus conselhos.
Espíritos protetores dedicam-se mais a orientação de uma pessoa em particular, não deixando, entretanto, de velar por outros indivíduos, emboram o façam com menos exclusividade. Exercem supervisão geral sobre nossas existência, tanto no aspecto intelectual, incluindo as questões de ordem material, quanto moral, emprestando enfase a esta última, por ser a que tem preponderância em nosso futuro de seres imortais.
Desde porém que chamados, voltam para seus pupilos, a fim de auxiliá-los no recomeço.
Por isso atendemos ao conselho de Joana de Angelis:
- Tome cuidado para que não se afaste psiquicamente do teu anjo guardião.
Ele jamais se aparta de seu protegido, mas este, por presunção ou ignorancia rompe os laços de ligação emocional e mental, debandando-lhe da rota libertadora.
Quando erres e esperimente a solidão refaze o passo busca -o pelo pensamento em oração , partindo de imediato para a ação edificante.
Momento chega, porém em que o apendiz deixa de ser tutelado. Isso acontece quando o espírito atinge o ponto de guiar-se a si mesmo, estágio que por enquanto não se dá na Terra planeta de expiações e provas.
Espírtos familiares são orientadores secundários....
Embora menos evoluidos, igualmente querem o nosso bem.
Podem  ser  os Espíritos de nossos parentes, familiares ou amigos. Seu poder é limitado e sua missão é mais ou menos temporária junto ao protegido.
Ocupam-se com particularidades da vida intima do protegido e só atuam por ordem ou permissão dos Espíritos protetetores, como por exemplo quando o socorrido está recalcitrante e não ouve os conselhos superiores, ou apresentam comportamento enigmático.
Nessa hipótese,o Espírito familiar por ter mais intimidade e vínculos sentimentais com o protegido, é aceito como colaborador, de modo a auxiliar na solução de problemas específicos. Podem por exemplo, influênciar na decisão de um casamento, nas atividades profissionais, ou mesmo na tomada de decisões importantes que envolvam o cumprimento da Lei de Causa e Efeito, conforme a necessidade do atendido...
Espíritos simpáticos: podem ser bons ou maus, conforme a natueza das nossas diposições intimas. Ligam-se a nós por uma certa semelhança de gostos, de acordo com nossas inclinações pessoais. A duração de suas relacões, que também são temporárias, se acha subordinada a determinadas circunstâncias, vinculadas a persistencia dos desejos e do comportamento de cada um. Se simpatizam com nossas idéias, com nossos projetos, pocuram nos ajudar e, muitas vezes, tomam nossas dores contra nosso adversários, situação em que não contam com beneplácito dos Espíritos protetores.
Em síntese...
Deus não nos atende pessoalmente, conforme nossos caprichos, mas por intermédio de suas leis imutáveis, e de seus mensageiros, isto é, Deus auxiia as criaturas por intermédio das criaturas.
O amigo espiritual comparece quando é invocado por meio de uma simples prece.
Ninguém está desamparado não existe parcialidade nem previlégio nas leis Divinas ou seja, cada um recebe de acordo com seu merecimento de conformidade com seus esforços...

O processo, no qual te encontras engajado, é de evolução, resolve-te por avançar, sem as contramarchas tormentosas.
Ascendendo psiquicamente e harmonizando-se emocionalmente, far-te-as respeitado pelos Espíritos pertubadores que, mesmo intentando molestar-te não encontrarão receptividade da tua parte.
Recorda-te por fim de Jesus.
Quem o encontrou, descobriu um tesouro luminoso, e, enriquecendo-se com Ele, jamais tropeçará em sombra e aflições.
Impregna-te dele, e sê feliz, sem mais controvérsia.

Joana de Angelis

Vigilância, psc. Divaldo Pereira Franco

30 comentários:

  1. Amigos espirituais, sempre nos socorrem na hora que mais precisamos, que seria de nós sem o paio deles?

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras da nossa amiga Joana de Angelis, psicografadas pelo Divaldo. Sempre nos chamando a reflexão, fé e vigilância.
    Beijos na alma,

    ResponderExcluir
  3. hola amiga,

    me gusto eso de tu perfil :

    Um ser em crescimento, aluna desta escola maravilhosa, chamada "Planeta Terra"; amante da natureza, dos animais, do céu e da poesia. Gosto de pessoas, de interagir. Vivo na Alemanha, meu segundo lar. Sou calma e pensativa. Amo minha família, meus filhos, meu marido. Gosto de ler, decorar, escrever. Interaja comigo! Vamos trocar idéias! Márcia

    eu tb soi pensativo como muitos seres humanos...

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá minha linda,

    Adorei esta postagem, estava precisando ler este artigo.Me faz muito bem ler suas postagens.Beijos, muitos beijos!

    ResponderExcluir
  5. Marcia, isso é muito interessante mesmo, adoro ler a respeito sempre.

    BeijooO

    ResponderExcluir
  6. E, tem dias que parece que nos carregam mais ainda no colo...
    Terça feira passada foi um desses dias para mim...sei que no final do dia, ri e chorei de alegria e agradeci a sua presença...

    Um beijo,
    Margusta

    ResponderExcluir
  7. Hola Marcia!!!

    Pasando a saludarte y a desearte un buen fin de semana.

    Me quedo con mis espíritus protectores y familiares ...

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  8. Vou voltar e terminar de ler todo o texto.
    Venho lhe oferecer um lindo selinho da Mulher para vc. Pois desmpenhamos vários papéis nesta sociedade.
    somos Lutadoras e guerreiras.
    Venha eu te espero, na curiosa..
    Com muito carinho.
    Sandra

    ResponderExcluir
  9. Convido-a a participar do Blog SOL – Saúde On Line
    http://saudeonline-cb.blogspot.com/
    Carlos Bayma

    ResponderExcluir
  10. Passando aqui para desejar-lhe um final feliz de semana, agradecer-lhe sua presença no Arca e deixar-lhe o meu carinho e amizade. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Marcia, querida!

    Minha viagem foi, na realidade uma mudança... uma vez mais estamos de volta a nossa casa no Peru e vamos REcomeçcar uma vez mais e sempre... sempre que necessitemos dar um passo para trás para dar dois para frente... :o)

    Estou passando para deixar meu carinho... Hoje realmente não posso ler tudo o que tenho pendente, mas pouco a pouco vou atualizando a leitura...

    Deixo também meus eternos beijos, flores e muitos sorrisos e a certeza de que... VOLTEI !!! :o)

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcia!

    Que texto lindo, ainda bem que temos estes seres iluminados nos inspirando, o caminhar fica mais leve.

    Um beijo e um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  13. Qual a diferença entre Jesus Cristo e Deus...


    ... ainda vou acreditando em Deus como criador do Universo, mas será?

    ResponderExcluir
  14. Márcia: gosto de te ler; sinto-me em dificuldades para dar uma achega a textos como este, porque, honestamente, sou um ser com dúvidas tremendas, quanto à religião.
    Mas virei ver-te sempre para comentar outras coisas, sim?
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderExcluir
  15. Interesante Post. Un Cordial Saludo desde Creatividad e imaginación fotos de José Ramón

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Agradeço pela explicação, vem nos ajudar a entender todos esses mistérios.
    Com carinho BJS.

    ResponderExcluir
  17. Olá Márcia!
    Suas postagens fazem sempre bem, leituras que desaceleram. Gosto de passar por aqui. Como a colega que leu o livro do Brian Weiss, li todos dele, e o que mais gostei e indico é o "Um Iogue na Senda de Brian Weiss", de Sagy Yunna. Há críticas bem pertinentes sobre o "destino" dos livros de Chico Xavier no blog do "Acid", em http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2010/01/a_nao_traducao.html. Vale a pena dar uma passadinha por lá. Sempre chego por aqui como "Literagindo", blog da minha turma de Pedagogia.
    Um grande abraço!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  18. Olá! Foi tão bom ler esse texto. Desde criança eu rezo e converso com meu espirito protetor ou anjo da guarda, quando criança ele era meu amigo imaginário, hehehe...mas confesso que ultimamente ando me esquecendo dele...e com esse texto a saudade de quem eu não conheço doeu...o meu companheiro que não sei quem é, com certeza me trouxe aqui para me mostrar que ele esta perto, só preciso chama-lo... Sua postagem com certeza ajudou alguém (eu) a lembrar de seu espirito protetor, obrigada... Abraços..

    ResponderExcluir
  19. Boa noite,Márcia. Muita paz pra você também.
    Sempre coloco Deus adiante das minhas decisôes.
    Mas nem sempre entendo as mensagens que me são enviadas.Talvez porque tudo tenha que ter seu tempo,não é?

    ResponderExcluir
  20. Joana de Angelis e Divaldo franco dão um banho. Muito bom esse texto. Excelente reflexão,
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um BOM DIA !
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  21. Querida amiga.

    Estes ensinamentos na medida que encontram eco no nosso coração tornam-se essenciais.
    Penso que o estudo da Doutrina Espírita nos ajuda a compreender muito da vida, pois com explicações fundamentadas na razão, se revestem de uma verdade plena, e assim nos ensinam muito sobre o que chamamos de vida.

    Fica com os sonhos sempre.

    ResponderExcluir
  22. Querida Marcia,adoro estar aqui,me sinto bem lendo e intendendo as suas postagens sobre vidas passadas.Que teu Anjo te proteja.
    Beijinho.Zen.

    ResponderExcluir
  23. Márcia,

    Voltei!!!

    Gosto muito dos textos da Joanna.
    Estamos estudando um livro dela, chamado "O homem integral". É muito ensinamento.
    Márcia, a saudade de ler-te foi muito grande, mas eis que estou de volta para continuar a te seguir.
    Com textos como este, seguir Jesus é ter consciência de mim mesmo.

    Tenha, Anjo lindo, um ótimo dia!!!
    Beijos, com todo carinho,
    Jorge

    ResponderExcluir
  24. Estou divulgando meu novo blog
    www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
    Se puder da uma passada lá!

    Atenciosamente
    Tati

    ResponderExcluir
  25. Marcia, olá...desculpe a ausência ou passagens em Lufa aqui pelo espaço, como deve ter visto em meu blog...estou em férias (ja quase a voltar). Venho repetir meu agradecimento a ti pelo selinho que me conferiu (o que também ja fiz no post em questão), e o faço aqui devido a meu atrazo quanto ao mesmo. Muito obrigado mesmo, parabens pelo seu blog e pelas postagens. obrigado por suas visitas e comentários em meu espaço...e sempre és muito querida lá.
    Um maravilhoso 2010 para voce. bjim...e um abraço.
    J.Cesar

    ResponderExcluir
  26. olá tudo bem? Estou te seguindo me siga tb, bjos!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Marcia, vi que vc é minha seguidora no blog Estrambolica Arte e fiquei muito feliz por nos encontrarmos. Li seu blog e gostei muito com certeza não nos encontramos por acaso.

    Um grande abraço fraterno,
    Carla

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!