.

31/07/2010

A educação começa no ventre

gravida
A jovem, um tanto afoita, adentrou a sala da benevolente diretora, e com voz emocionada, suplicou:
- Meu filho já conta 1 ano, quando devo começar a educá-lo?
A educadora, com ternura no olhar e firmeza na voz, respondeu:
- Corra o mais depressa possível a educá-lo, porquanto você já perdeu 21 preciosos meses.
- Ora, como 21 meses? O garoto só conta 1 ano, ou seja 12 meses. Disse a jovem.
- Ah, minha filha, 12 meses mais os nove que ficou em seu ventre, a educação começa no ventre, acariciando-o e dizendo: "Eu te amo, você é um anjo para minha vida!"
A passagem em questão é atribuída à notável Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher italiana a se tornar médica, e sem dúvida uma das maiores educadoras do século passado.
Montessori mostra que a vida não começa quando a criança sai do ventre da mãe. O Espiritismo completa a visão da educadora e ensina que aquele ser pequeno e por hora indefeso que habita o ventre materno, é um espírito em evolução, trazendo uma cultura milenar e uma ânsia por prosseguir em sua trajetória de aprendizado.
Quando a criatura é querida, desejada, esperada pelos pais, quando a mãe e os familiares acariciam o ventre em gesto de afeto, mostrando que aquele ser será bem vindo, estimulado e amado, a educação já começou a ser ministrada. Impossível educar sem amor, impossível transmitir valores sem as ferramentas do afeto!
Interessante ressaltar que Maria Montessori e Kardec - o codificador do Espiritismo -  eram dois educadores, duas figuras sintonizadas com a importância da educação na construção de uma sociedade equilibrada. Ambos educavam com amor e por amor. Por isso salientavam a necessidade de uma educação com bases estreitas, iniciada em família, e, após, expandida à sociedade.
Outro ponto importante de Montessori e Kardec: Montessori dizia que é fundamental educar o recém nascido transmitindo-lhe hábitos saudáveis, ensinando a pequena criatura que há a hora de evacuar, dormir, se alimentar. Kardec ensinava que o verdadeiro espírita é aquele que procura coibir suas más inclinações, ou seja, o verdadeiro espírita é aquele que procura ter hábitos saudáveis.
Educação e amor são duas usinas de criação de hábitos saudáveis. E uma sociedade equilibrada, sem desníveis sociais, sem fome e violência, sem corrupção e desrespeito, é feita de cidadãos educados e com hábitos saudáveis.
Hoje em grande parte das famílias a situação se inverteu: pais desconectados com a importância da educação a transferiram para a escola, confundindo educação com informação. Crianças que crescem sem as bases amorosas da família, ou seja, sem hábitos saudáveis, têm mais facilidades de se complicar nas provações existenciais. Lembro de abastada família que relegou toda a educação de seus filhos à escola. A concepção dos pais girava em torno do restrito universo materialista a considerar: "Pago bem, meu filho deve ser bem educado!" Contudo, não obstante ao esforço e capacitação dos professores do renomado colégio, o filho cresceu sem as bases amorosas da família. O pai não lhe fazia um afago, porquanto sempre às voltas com negócios. A mãe também não tinha tempo para o filho, porquanto escrava era das reuniões sociais.
O resultado foi desastroso: um jovem carente que acabou suicidando-se aos 20 anos ao ver o término de seu primeiro namoro. Faltou a esse jovem referências familiares que o despertassem aos valores da espiritualidade. Dialogar com os filhos sobre a vida e morte, mostrar que estamos aqui apenas de passagem, ensinando a transitoriedade de nossa existência terrena, também faz parte da educação que deve ser ministrada às crianças. Conversar sobre essas questões, filosofar em torno dos objetivos da jornada terrena é uma das formas de criar hábitos saudáveis, contudo, como afirma Montessori: fundamental é amar; porquanto a educação que cria hábitos saudáveis e indivíduos melhores se faz com amor, muito amor, desde o ventre materno.
Pensemos nisso.

Wellington Balbo

17 comentários:

  1. Concordo plenamente que a educação começa no ventre e se os pais forem amigos e responsáveis logo o bebé aprenderá o respeito e o amor.
    Se os pais forem alcoólicos o bebé já vem com tendência para isso também

    ResponderExcluir
  2. Seu post é maravilhoso e cheio de verdades.
    Bom findi.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Eu fui uma filha não desejada...ninguém me quis...meu nascimento só causou dor...nunca me aceitaram...
    Mas graças a DEUS,tive capacidade de ver e sentir o que me rodeava e botei na minha cabeça de que seria honesta e feliz...e sou...mas sei que se tivesse tido amor e respeito,tudo teria sido mais fácil...mas me gosto do jeitinho que sou...até que poderia ser melhor...talvez ainda tenha tempo para me lapidar!!!
    Amo passar por aqui...aprendo tanto e passo a compreender tantas coisas!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Marcia,
    lindo texto.
    Para refletir como agimos e educamos nossos filhos.
    O mundo será o que fizermos pelos nossos filhos.

    Anjo, um doce beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente a vida e o amor começa no ventre.
    Abraços e lindo seu blog, também a estou seguindo, com calma verei melhor teu blog, o sono chama.
    Mauro

    ResponderExcluir
  6. como é bom entrar aqui..
    palavras que nos fazem pensar e ao mesmo tempo agradecer a Deus pela família que temos..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Se todos soubessem dessa grande verdade, não rejeitaria seus filhos, especialmente na gravidez...
    Muito bonito o que escreveu.
    Abraços e bjs dominicais.
    Tenha paz interior.

    ResponderExcluir
  8. Janetinha,
    obrigada pela sua visita, minha querida; É uma bencao termos esta consciência, que já devemos amar e educar nossos filhos desde o ventre!
    Uma semana abencoada para ti!

    ResponderExcluir
  9. Luís amigo querido,
    você tem toda razao! Precisamos estar atentos às nossas más tendencias, inclinacoes e vícios pois até através do exemplo passamos para nossos filhos, e filhos sao almas que Deus coloca em nossas maos para lhes ajudar na evolucao.
    Beijos e uma semana de muita paz.

    ResponderExcluir
  10. Crista amiga querida,
    você é filha de Deus, e antes de aqui estares já era muito amada, por nosso pai Criador. As vezes essas dificuldades pelas quais passamos, sao justamente o impulso que precisamos para a nossa evolucao. Mas saiba que você é muito amada e muito querida. Pelo seu blog vemos que vc é um doce de criatura!
    Beijos e votos de uma semana iluminada, cheinha de paz e alegrias.

    ResponderExcluir
  11. Crista,
    levemos em conta que possivelmente os nossos pais nao possuíam o esclarecimento que hoje temos a possibilidade de ter... Hoje, a luz chega as nossas casas, a nossa vida até através da internet!
    Beijos mil.

    ResponderExcluir
  12. Jorge doce amigo,
    sua visita é sempre luz!
    Abracos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  13. Mauro,
    sua presenca é um presente para mim. Faco votos que volte sempre.
    Abracos com carinho e uma feliz semana!

    ResponderExcluir
  14. Solange,
    querida estou muito feliz pela sua presenca e por ter ganho sua amizade. Um precioso presente ao meu coracao!
    Beijos e paz.

    ResponderExcluir
  15. Órvalho do Céu,
    você tem razao. Por este motivo precisamos divulgar estas mensagens de amor.
    Beijos e carinhos, com votos de uma semana abencoada.

    ResponderExcluir
  16. Lendo esse texto senti que nao era uma mensagem completamente desconhecida. As coisas em torno da lei de Deus ja estao gravadas na nossa consciencia, mas esquecemos inumeras vezes de dar atencao a essas regrinhas que temos dentro do nosso íntimo. Por isso essa mensagem tem seu louvor em nos lembrar e nos deixar atentos.
    Para mim que em breve serei mãe, uma ótima reflexao.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Lory,
    obrigada pela sua atencao em deixar um comentáriozinho. É importante meditarmos sobre estes ensinamentos e nao deixar caior no esquecimento, mas sim no coracao e pensar que infelizmente nem todas tiveram estas preciosas informacoes. Desejo a você toda felicidade do mundo e que o nosso Matheus venha com muita saúde e portador de muita luz!
    Beijos te amo!

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!