.

19/07/2010

Seminário EVOLUCAO EM DOIS MUNDOS, A TRAJETÓRIA DO ÁTOMO AO ANJO

Wagner da Paixao 016

Foi num clima de muita alegria expectativa, e, depois de uma belíssima prece, que iniciou-se o Seminário EVOLUCAO EM DOIS MUNDOS, A TRAJETÓRIA DO ÁTOMO AO ANJO, proferido por Wagner da Paixao, que está fazendo um circuito de Palestras e Seminários em muitas cidades e países da Europa. E nós tivemos a felicidade de sermos contemplados com a sua luminosa presenca em Sttutgart, no Grupo SEELE, onde também sedia a presidência da UEA- Uniao Espírita Alema.

Exponho aqui para os amigos uma pequena parte do Seminário, que prendeu a atencao de todos do início ao final, por tratar-se de uma tema apaixonante, pelo carisma, simpatia, simplicidade e inteligência do Wagner.

O Seminário trata-se de uma jornada de auto conhecimento, porque o dominio da evolucao trabalhada pelo espiritismo, diz respeito a descoberta da nossa história evolutiva no planeta. Vamos trazer as notas da evolucao para compreender como é que estes reinos se entrosam. Os reinos que constituem a natureza da nossa terra.

O Livro dos Espiritos nos fala dos três elementos gerais do universo. Entao nós temos uma síntese maravilhosa apresentada a nós pelo Espirito de Verdade através das maos de Allan Kardec que define que nós temos o espírito que foi criado por Deus, e também a materia que também é o elemento que emana de Deus -, de modo que, Deus é o criador incriado-, é a inteligência Suprema do Universo, mas que cria permanentemente, e cria de tal forma, a oferecer condicoes para que os seres que surgem da sua soberana vontade possam realizar o seu périplo de caminho, da ignorância para a sabedoria, da inciência para a consciência plena.

Nós temos a definicao na obra espírita com auxilio dos espíritos, especialmente os que utilizaram Chico Xavier, como André Luis, Emmanuel e outros, uma definicao muito bonita que o Fluído Cósmico nomeado pelo codificador e apresentada a ele pelos Espíritos Superiores, que é o hausto do Criador ou a forca nervosa do todo sábio, ou seja, é uma emanacao do proprio criador, e é, um instrumento de que o espírito se ulitiliza para se descobrir, para fazer a sua evolucao. Tanto é que esse Fluido Cósmico ele expressa origem, -o Fluído Cósmico é origem-, daquilo que vamos conhecer como matéria, nao somente na terra, mas em todas as dimensoes do infinito porque esta manifestacao do Fuído Cósmico vai se depurando consoante a natureza dos ambientes.

Nós temos aqui na terra uma diversidade desse fluido que conhecemos por muitos nomes. E mesmo no meios espiritas há quem faca muita confusao com o “Fluído Cósmico ou Universal” que é sinônimo, e o “Fluído Vital “ que é uma derivacao do Fluído Cósmico ou Universal.

O Fluído Cósmico dá origem a todas as nossas manifestacoes. Ele esta presente na constituicao do perisprito, porque o perispirito é material -óbviamente dentro de dimensoes diferenciadas, ele está presente no pensamento que é materia, a materia sutilizada, no campo da ideacao dos pensamentos nós lancamos mao do Fluído Cósmico que está no universo como a água nos oceanos, e nós entao vivemos nesse Fluído Cósmico, nesse mar de emanacoes de Deus como os peixes estao vivendo nas águas dos oceanos, dos mares, dos rios, entao agente cria esse link para a gente poder entender quando nós situamos essa tríade que é uma sintese dos espíritos, - Deus, -o criador, o espírito, e a matéria-, de modo que, a materia é o laco que prende o espírito, e porque que eles utilizam essa linguagem? Porque esse laco que prende o espírito tem uma conotacao de acrisolar, ele vai criar condicao vai estabelecer condicao; e porque que ele estabelece isso se esse fluido nao é inteligente? mas ele é neutro e ele vai ter caracteristicas segundo a ambiência ou a influência dos seres. Porque quem trabalha o Fluído Cósmico que até entao é neutro que existe no universo para oferecer exatamente condicoes de evolucao para os seres inteligentes, sao os espíritos, - mas sao os espíritos? -Nao. O principio inteligente que ainda nao é espírito. E aí entra aquela trajetória que nos vamos tentar trabalhar, o principio inteligente também chamado de mônada primordial ou mônada celestial que uma linguagem dos espíritos, as vezes poética mas utilizando a nomenclatura trabalhada por aqueles prestimosos operários da ciência, porque foi aqui na Alemanha que *Leibniz enunciou o termo mônada em Leipzig. Entao nós temos a citacao da mônada que expressa esse princípio do ser que pensa e sente.

....Se há o ser, entao existe o príncipio desse ser. E que estagia nos reinos anteriores ao homem que sao os reinos que nós conhecemos e dos quais dependemos até par a nossa sobrevivência, nós o influenciamos e somos por eles esses reinos influenciados entao nós temos uma trajetória daquele principio inteligente que está la dando a estrutura do átomo, um movimento especifico de gravitacao de combinacao e associacao com outros elementos para formar aquilo que nós vamos conhecer dentro da diversidade que caracteriza o nosso planeta, -a terra.

Bem, este foi só a introducao do Seminário, tentarei aos poucos continuar na sua divulgacao, pois vale a pena.

*Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716) Leibniz nasceu em Leipzig, Alemanha, no dia 1o de julho de 1646. Ingressou na Universidade aos quinze anos de idade e, aos dezessete, já havia adquirido o seu diploma de bacharel. Estudou Teologia, Direito, Filosofia e Matemática na Universidade. Para muitos historiadores, Leibniz é tido como o último erudito que possuía conhecimento universal.

8 comentários:

  1. AMIZADE
    Não é receber, é dar.
    Não é magoar, é incentivar.
    Não é descrer, é crer.
    Não é criticar, é apoiar.
    Não é ofender, é compreender.
    Não é humilhar, é defender.
    Não é julgar, é aceitar.
    Não é esquecer, é perdoar.
    Amizade..
    É simplesmente AMAR.
    Feliz dia da amizade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcia! obrigada por compartilhar esse grandioso momento conosco, sempre é muito bom aprender. Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  3. Amigos - Vinícios de Moraes

    Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
    Não percebem o amor que lhes devotoe a absoluta necessidade que tenho deles.
    A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
    E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !
    Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...
    A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
    Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
    Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
    Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabemque estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
    Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
    E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários,de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí,e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
    Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.Se todos eles morrerem, eu desabo!Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
    E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
    Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
    Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim,compartilhando daquele prazer ...
    Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado,morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber -que são meus amigos!
    A gente não faz amigos, reconhece-os.


    LEMBREI-ME DE VC E VIM DESEJAR FELIZ DIA DO AMIGO.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga! Hoje ao acordar e fazer as minhas orações, agradeci a DEUS por ter-me proporcionado a graça de conseguir grandes amigos.

    Muito obrigado pela sua amizade.

    Beijos no coração e feliz dia dos amigos.

    Rosemildo Sales Furtado

    ResponderExcluir
  5. Maria José,
    obrigada pelo seu carinho e sua iluminada presenca aqui.
    Felicidades, paz e luz para ti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Clecilene,
    que lindo texto e mensagem preciosa do nosso querido Vinicius.
    Obrigada pela sua alegre visita!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Rosemildo,
    Jesus esteja sempre em seus caminhos, te iluminando e guiando os seus passos.
    Obrigada pela sua amizade.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Rose querida o prazer é todo meu.
    Felicidades, paz e luz para ti.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!