.

04/09/2010

DEPOIMENTOS SOBRE NOSSO LAR - O FILME

Alguns depoimentos de pessoas que já tiveram a oportunidade de assitir o filme! Emocionante….Está na hora de repensarmos valores.

Renato Prieto, o rosto da 'maioria silenciosa'

Ator que já foi visto por mais de cinco milhões de espectadores em peças de teatro com temática espírita, chega às telas com 'Nosso Lar'

Rafael Lemos

Renato Prieto, protagonista de 'Nosso Lar'

Renato Prieto, protagonista de 'Nosso Lar' (Monica Imbuzeiro/Agência O Globo)

A carreira de ator junta o que eu gosto de fazer com a vontade e o prazer de querer dizer algo que posso fazer a vida do outro melhor. E a espiritualidade faz isso muito bem. É uma missão, e um enorme prazer

Ele ainda é um rosto pouco conhecido do grande público. Mas por pouco tempo. A partir desta sexta-feira, com a estreia do filme Nosso Lar (de adaptação do livro de Chico Xavier) em mais de 400 salas de cinema do país, o ator Renato Prieto, de 55 anos, começa a conquistar seu espaço fora do circuito espírita. No teatro, o homem escolhido para interpretar o espírito de André Luís já foi visto por mais de cinco milhões de pessoas em 12 espetáculos - todos sobre o espiritismo.
Agora, pela primeira vez em sua carreira, Prieto estrela uma produção que lhe dará grande visibilidade no cenário nacional. Co-produzido pela Globo Filmes, Nosso Lar é baseado no best seller de Chico Xavier e conta a história de um médico bem sucedido, que, após sua morte, acorda no Umbral -uma planície escura e tenebrosa, como uma espécie de purgatório. Ele passa por um período de dor e sofrimento antes de, finalmente, ser resgatado e levado para uma cidade espiritual, situada geograficamente bem acima do Rio de Janeiro. Aos poucos, o médico vai encontrando as respostas sobre aquele lugar e as reúne em livros a serem psicografados por Chico Xavier no mundo dos vivos. Ao todo, o médium publicou 16 livros creditados ao espírito de André Luís.
Nosso Lar é também a oportunidade do experiente ator conquistar o reconhecimento do grande público falando daquilo que acredita. Por conta do projeto, ele já está sendo sondado para diversos trabalhos, incluindo uma minissérie na TV Globo. Nascido em Vitória, no Espírito Santo, Prieto se mudou para o Rio no início da adolescência e se diz carioca por opção. E foi no Rio, durante a faculdade de teatro, que ele descobriu o espiritismo. Na época, o ator dividia um apartamento com a amiga e atriz Cininha de Paula, no Bairro Peixoto, na zona Sul. "Encontrei um livro, psicografado pelo Chico Xavier, jogado na lixeira do meu prédio. Eu li e vi que tinha muitas respostas para as minhas questões. Depois, li muito (Alan) Kardec", lembra Prieto, que participa de reuniões com um grupo de espíritas todas as quartas-feiras.
Hoje, morador do Leme, ele não se cansa de elogiar a cidade que escolheu para viver, mas, por conta da maratona de divulgação do filme, sua casa tem sido mesmo o aeroporto. "Eu moro na praia do Leme, onde ainda é possível viver em paz. Mas, agora, estou dando atenção à divulgação do filme pelo Brasil afora. Acabei de chegar de São Paulo, Brasília, Fortaleza, Vitória e vou para Belo Horizonte", conta, empolgado.
Nesta entrevista, realizada na pré-estreia do filme no Rio, o ator diz que chegou a hora do espiritismo, e que a doutrina de Kardec já foi assimilada por uma "maioria silenciosa" no Brasil.


Você já faz sucesso com peças espíritas no teatro há muitos anos. Por que só agora o cinema e a televisão despertaram para o grande interesse do público pelo tema?
Acho que as coisas estão dentro do inconsciente coletivo. Quando uma camada muito grande de pessoas começa a querer a saber sobre algo específico, esses pólos captam essas ideias. Há um interesse do público em saber mais sobre espiritualidade. Estou fazendo o que aqui? Vim de onde? Por que estou aqui? Acho que esse inconsciente coletivo vibrou em várias direções e algumas pessoas codificaram e aí surgiram esses filmes, novelas, minisséries. Acho que a tendência é surgir cada vez mais.


Você considera sua carreira de ator como uma missão de divulgar o espiritismo?
Posso encarar como uma missão. Mas também sempre tive muita responsabilidade com isso. Responsabilidade de me preparar, de fazer aula de voz, faculdade, de estudar, enfim, de ser um ator preparado para a profissão que escolhi. Senão, a direção do filme não chegaria em mim para me experimentar, me testar, me levar a um emagrecimento de quase 20 kg para o personagem se não confiassem nesse talento. Então, junta o que eu gosto de fazer com a vontade e o prazer de querer dizer algo que posso fazer a vida do outro melhor. E a espiritualidade faz isso muito bem. Então, pode ser. Encaro como uma missão, o que é um enorme prazer.


Nosso Lar é uma cidade suspensa sobre o Rio de Janeiro. E o Rio, além da beleza, também sofre com muitas mazelas, como criminalidade, tráfico de drogas, pobreza nas favelas e tragédias fruto da violência. Como o espiritismo encara tudo isso?
Acho que chegou um momento em que o homem vem sendo chamado à responsabilidade. Cada vez mais vêm acontecendo coisas para que o homem se atente ao que está acontecendo. Eu não vivo nessa esfera que o planeta propõe, em determinadas áreas, da violência. Vivo normalmente. Caminho por qualquer lugar, vou onde tenho vontade. Procuro me precaver. Mas acho que chegou um momento, do ponto de vista espiritual, que quem quis aproveitar a oportunidade aproveitou. Para quem, por livre arbítrio, não aproveitou essa oportunidade, acabou. Essas pessoas não terão uma nova oportunidade. Elas escolheram dessa maneira e é preciso que se respeite as escolhas delas. Mas também é preciso que o ser humano compreenda que nada acontece na nossa vida sem que tenhamos comprometimento com aquilo. Então, se está todo mundo ligado num faixa AM, que seria de violência, muda de faixa. Fica na FM. Porque aí ninguém atinge você. É uma questão de mudar de sintonia.


Como o espiritismo entrou na sua vida? E como ele está inserido no seu dia-a-dia?
Desde muito garoto, eu tive interesse sobre o assunto. Eu era questionador. Quis saber de onde vim, para onde vou, por que as coisas acontecem dessa maneira. Por que tanta gente pode e outros não podem? Por que tem tanto sofrimento no planeta? Então, comecei a pesquisar. Eu tinha uma família muito tranquila, que me incentivava a buscar as minhas respostas. Na minha casa, essa discussão era muito aberta. Que cada um encontrasse seu caminho. Encontrei um livro, psicografado pelo Chico Xavier, jogado na lixeira do meu prédio. Eu li e vi que tinha muitas respostas para as minhas questões. Depois, li muito (Alan) Kardec e, a partir daí, procurei um grupo do qual faço parte até hoje. Nós pesquisamos, estudamos e nos reunimos todas as quartas-feiras para debater sobre uma série de temáticas.


O livro ainda é a principal fonte de disseminação do espiritismo. Você acha que o filme pode ter um papel importante na popularização da doutrina?
Eu não tenho a menor dúvida isso. A hora chegou. O povo quer desse jeito. As pessoas escolheram que fosse assim. Senão, não haveria tanto assédio. Olha ao seu redor. Tem sido esse assédio no Brasil inteiro, com multidões nas portas dos cinemas. A imprensa tem dado primeira página direto.


O espiritismo se propõe a ser uma religião científica. A fé não basta?
Eu acho que a fé tem estar associada à razão e ao bom senso. O que eu vejo nas obras de Kardec e na doutrina espírita é que existe uma fé casada com a razão. E cada vez mais esse universo se abre. Hoje, a quantidade de pessoas que se interessam pelo assunto é enorme. É uma maioria silenciosa, que não faz alarde nem pregação. O Brasil é feito de uma maioria silenciosa de pessoas que acreditam na vida após a morte.

Fonte:  http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/renato-prieto-a-voz-da-maioria-silenciosa

9 comentários:

  1. Gostei dos depoimentos,espero que eu tenha a oportunidade de assistir o filme muito em breve.
    Obrigado por compartilhar.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Marcia

    Boa noite

    Seu blog está em destaque no ConeXão Blogs
    http://007conexaoblogs.blogspot.com/

    Matéria sobre filmes espíritas e blogs que divulgama Doutrina Espírita. Deixo aqui o convite pra que faça uma visita.

    Um abraço e parabéns pelo seu belo trabalho na WEB.

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Mais cedo, eu havia visto algumas críticas negativas, inclusive o Bonequinho dormindo... e fiquei com pena. Mas na hora comentei com meu marido que, por ser um filme de temática espírita, poderia sofrer algumas incompreensões e críticas de fundo religioso.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga
    Que ótimo existirem criaturas como você!

    Sempre divulgando a doutrina espírita!!

    Parabéns!!
    Beijos no seu coração e muita Paz

    ResponderExcluir
  5. Querida que maravilha...estou ansiosa pra assistir o filme...depois de ler e ouvir estes depoimentos, ainda mais...
    Beijos...tenha uma doce semana!
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. O espiritismo eu conheço há muitos, muitos anos e é merecedor de meu respeito.

    Semana de amor e paz .

    ResponderExcluir
  7. Quero muito assistir, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  8. Quanta beleza nos ditos de Emmanuel, ao qual aprecio desde que conheci sua leitura tão fácil de assimilar, quanto ao que nos espera, creio que cada um dentro de suas esferas, sempre é uma incógnita, mas se consigo me afastar das coisas ruins de modo mais peculiar e com resguicio anterior, é porque dentro d'alma tinhamos preparado o elixir da busca e aprendizado, esse ultimo tão rudimentar nas lições abrasivas que a Terra nos dá. gouvea7jr@hotmail.com

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!