Hereditariedade é uma lei natural segundo a qual as características físicas de uma população transmitem aos seus descendentes através da reprodução (MENDEL, 1865).
Com o advento da codificação do genoma humano, a "herança genética" ficou definitivamente responsável pela origem de diversas doenças e síndromes. No entanto, em relação às características comportamentais, não existem evidências que o determinismo genético possa ter a mesma expressão. O Espiritismo reconhece, na gênese de muitas patologias físicas e mentais, a “hereditariedade espiritual” do ser imortal submetido à Lei de causa e efeito, que cunha seu corpo físico e mental, buscando o aperfeiçoamento através da reencarnação.
Segundo André Luiz, em Evolução em Dois Mundos, “o corpo herda naturalmente do corpo, segundo as disposições da mente que se ajusta a outras mentes, nos circuitos da afinidade, cabendo, pois, ao homem responsável reconhecer que a hereditariedade relativa mas compulsória lhe talhará o corpo físico de que necessita em determinada encarnação, não lhe sendo possível alterar o plano de serviço que mereceu ou que foi incumbido, segundo as suas aquisições e necessidades”. Dessa forma, as enfermidades de berço que, muitas das vezes, parecem triste fardo para pais amorosos e filhos inocentes são, na verdade, meios de restabelecer a ligação que existe entre as diversas existências espirituais, tecendo a colcha divina de justiça, bondade e reparação, que cria oportunidades de desenvolvimento, ao máximo, de nossas potencialidade e estreita, assim, os laços espirituais de amor.
O Ser imortal é capaz de tomar a forma física apropriada para uma nova encarnação, com objetivo de elevar o seu nível moral ou refazer tarefas que deixou viciadas ou esquecidas na retaguarda. A responsabilidade e o arrependimento são condições motivadoras essenciais para as escolhas que serão feitas, e o fará desprender larga soma de esforços a fim de reerguer-se pelo bem. André Luiz, na obra acima citada, afirma que o Espírito “pode, pela própria conduta feliz ou infeliz, acentuar ou esbater a coloração dos programas que lhe indicam a rota, (...) , que estará enobrecendo ou agravando a própria situação, de acordo com a sua escolha do bem ou do mal”.
Jornal de Estudos Psicológicos
Querida Marcia!
ResponderExcluirSempre presenteando-nos com textos maravilhosos.
Somos responsáveis em todos os planos e a evolução se dá na compreensão (o primeiro passo). Como sempre vim até aqui saborear um pouco deste néctar...
Grata pela visita e comentário e muita Luz no seu caminho.
Bjsss
oi , eu ando sentindo coisas que nao tenho como explicar as vezes eu consigo sintir quando uma coisa ruin vai acontecer e com quem vai mais depois eu sempre me sinto mal e choro mt entro em depressao profunda sabe nao sei o que uma vez eu cheguei a ver sombra e sempre tenho a sensaçao que tem alguem quando eu sinto aquelas ocisas que nao sei como descrever , uma vez conversei com uma moça que é medium ela disse que eu teria que ir a um centro espirita mais eu nao sei , sabe é que eu sempre frequentei a igreja evangelica e pra mim e mt dificil , e eu tb tenho medo que nao acreditem em mim , a um tempo atraz eu descobri que meu pai quando mais novo sentia essas coisas tb ele era medium eu acho , ele disse começou a frequentar centro espirita mais acabou deixando de lado isso , o nao sei o q fazer nao sei o q quer dizerr tudo isso que eu sinto eu queria ajuda se puder me ajudar a mi dizer o q é isso eu agradeço
ResponderExcluir