.

13/05/2010

CONCEITOS DA DOUTRINA

estradalinda
..O espírito é a centelha inteligente do universo. É a luz que cruza a vastidão do tempo, indo do passado ao futuro na carruagem da evolução.
O espírito abraça a matéria numa co-dependência de existência: dá forma ao mineral, sensibilidade ao vegetal, instinto ao animal e inteligência ao homem.
Somos, fomos e seremos sempre espírito, e somos finitos na medida que almejamos e olhamos para o eterno, mas somos imortais e temos a potencialidade de evoluirmos infinitamente, e isto nos coloca próximos a Deus, à sua semelhança.
Em múltiplas vidas, o espírito vai se aperfeiçoando, adquirindo novas experiências e conhecimentos, errando e acertando, caindo e levantando, unindo o passado ao futuro numa cadeia ininterrupta de existências, até o momento do despertar da consciência superior, revelando uma inteligência e moral puras.
Diferentemente da matéria que se organiza de átomos em moléculas, que formam planetas, sóis, galáxias, para depois se desorganizarem e voltarem ao átomo em um ciclo material contínuo, a consciência espiritual evolui sem retrocessos, do instinto à inteligência, à intuição superior, à consciência crística. Fazemos uma marcha inexorável do homem ao anjo, e do anjo a Deus. Saímos da dualidade para a unidade, das sombras para a claridade, do medo para a confiança e a realização plena.
Mediunidade é a porta pela qual o mundo invisível encontra o visível, dividindo o mesmo destino. Através da mediunidade, podemos esquecer um pouco da nossa solidão e sentirmos a companhia de nobres almas que nos visitam como a um país distante. Também nos permite consolar e orientar aqueles que partiram despreparados para a jornada final da alma. Pela mediunidade confirmamos muitos dos nossos sonhos ou certificamos nossos piores medos.
Triste seria o homem que ao olhar o céu noturno e estrelado, nada visse senão grandes astros em fogo eterno, como grandes fornalhas devorando o combustível do universo, ou somente visse estradas abandonadas de poeira cósmica, ou mesmo grandes vastidões frias e silenciosas. Feliz do espiritualista que  crendo em Deus,  que é todo fecundo e nada cria sem dar um sentido pleno, olha para os astros distantes e vê a antiga morada de seus pais ou a futura casa de seus filhos, que ouve a música das esferas, e percebe um chamado longínquo de milhões de raças, de milhões de vozes, pois vasto é o universo e mais vasto ainda é a distância que a vida alcança

Fórum Espírita/Jorge Cordeiro

8 comentários:

  1. Marcia querida...maravilhoso ler tudo isso...nos tornemos cada vez mais conscientes de que somos eternos e busquemos o progredir interior, incessantemente ...
    Amiga, escrevi no blog e digo aqui também, que o texto está a sua disposição, para colocá-lo em seu blog, quando você quiser, viu?
    Beijos amiga
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor e importante esta mensagem, parabéns.

    Abraços
    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. Márcia,

    ótimo texto.

    parabéns!! E obrigado!!
    Um beijo, Anjo!!

    ResponderExcluir
  4. OI, querida
    Olha só, seja muito bem-vinda à Blogagem Coletiva Espiritual!
    Quanto a participar, vc posta sobre o Tema proposto por mim no SEU blog, com as indicações que tentei explicar no meu post de hoje (dia 13).
    Qualquer coisa, me fala, não me incomoda em absoluto...
    Além do mais, tenho uma secretária muito experiente nesse tipo de trabalho (Blogagem Coletiva)... na certa ela poderá te auxiliar muito, ela é por demais prestativa!
    Seu blog é: http://cantinhodabarbiegirl.blogspot.com...
    Qualquer coisa me fala, tá? Será um prazer atendê-la!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Vim lhe fazer uma visitinha. E desejar um ótimo final de semana.
    Bjkas, muuuuuitas!

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom visitá-la e poder desfrutar da tua Luz e da tua Paz!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcia passando por aqui e procurando a resposta que diz ter deixado p mim.

    ResponderExcluir
  8. oi Marcia, linda mensagem!
    uma otima semana pra voce.
    martha

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!