.

12/05/2010

DESAFIOS EXISTENCIAIS

 

desafios existenciais

Toda existência é oportunidade de aprendizado para todos nós, que partimos um dia do mundo espiritual a fim de realizar essa experiência ímpar chamada vida.

A vida, esta do lado de cá da existência, tem um propósito claro e inequívoco aos olhos de Deus: o de nos oferecer chances de progresso e melhoria pessoal.

Ao nos criar Espíritos imortais, nos fez a todos simples e ignorantes... Ou seja, sem capacidades intelectuais ou morais pré-determinadas.

Desta forma, a pergunta que mais nos ocorre é a seguinte: de onde vêm os nossos pendores, os dons com os quais nascemos, ou as virtudes e paixões que trazemos na alma?

Se somos criados todos iguais, por que somos aqui na Terra tão diferentes uns dos outros? Por que, irmãos gêmeos, sob a mesma educação, os mesmos pais, são tão diferentes?

Ao nascermos novamente, ao retornarmos à experiência de nascer, trazemos conosco toda uma bagagem que adquirimos nos caminhares que já fizemos em nossa história.

Trazemos no cofre de nossa alma todos os tesouros e todas as quinquilharias que, porventura, fomos juntando nos nossos caminhares, pelos caminhos que já percorremos ao longo de nossas existências.

Assim, todas as nossas virtudes e todos os nossos sentimentos são conquistas feitas em algum momento de nossa história, e que hoje trazemos para mais este capítulo do livro que estamos escrevendo desde muito.

Se hoje sentimos raiva, vingança e ódio, se temos inveja ou ciúmes, são desvalores que adquirimos por opção própria, e que ainda fazem parte de nossa estrutura emocional.

Por outro lado, se trazemos na alma a doçura, a compaixão pelo próximo, a benevolência no olhar, são resultantes dos esforços que fizemos para adquiri-los e tê-los na intimidade da alma.

Se hoje percebemos em nós sentimentos que já não são coerentes com nossos conceitos e valores, começa aí o esforço para a transformação da alma.

A vida é exatamente essa oportunidade que a Providência Divina nos oferece para que a modificação da alma, para melhor, se faça.

E para tanto, nossa vida é pródiga de oportunidades para modificarmos as coisas da alma que precisam ser mudadas.

Seja a esposa intolerante, o marido incompreensível, o filho exigente, o chefe às vezes tirano, todos nos oportunizam a chance de experimentar outros valores e desenvolver renovados sentimentos na alma.

Muitas vezes, o convite da vida vem através da doença, do revés financeiro que nos abala, ou do ente querido que parte para o Mundo Espiritual nos deixando órfãos emocionalmente.

Todos esses desafios que a vida nos oferece são convites silenciosos que ela nos faz, nos oferecendo a chance de renovar paisagens emocionais, repensar posicionamentos e principalmente, redirecionar nossos passos para caminhos que nos conduzam à felicidade.

Em qualquer momento de sua vida, perceba ser ela oportunidade bendita que Deus lhe oferece de iniciar a construção do Reino de Deus dentro de você.

Redação do Momento Espírita

16 comentários:

  1. Todos esses desafios que a vida nos oferece são convites silenciosos que ela nos faz, nos oferecendo a chance de renovar paisagens emocionais, repensar posicionamentos e principalmente, redirecionar nossos passos para caminhos que nos conduzam à felicidade.

    E eu estou no meio de um cruzamento, me sinto exatamente assim. Haja Deusss!

    ResponderExcluir
  2. Ui, esqueci de deixar beijos.
    Beijinhos
    Glória

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, estou lendo o Livros Os Mensageiros, e bate bem com essa sua mensagem, temos que aproveitar todas as oportunidades que Deus nos dá, sempre se apoiando nos ensinamentos do Mestre Jesus.

    Que Deus sempre te ilumine nesta tarefa de divulgar os ensinamentos dos Espíritos de luz.

    Abração
    Jeferson

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Post lindo pelas verdades que docemente esclarece.
    É uma grande realidade tudo o que aqui se afirma.
    Gémeos, e afinal tão diferentes... porquê?
    Há filhos revoltados que enfrentam os pais dizendo:"Eu não pedi para nascer!" Está errado, porque está ali, no seio daquela família, porque PEDIU para vir! Para melhorar...!
    Chamemos Karma, ou outros significados, pedimos para nascer porque temos uma missão na Eternidade: aperfeiçoar-nos e, para isso, não é só enfrentar desaires, e outras coisas que façam sofrer. É preciso estudar, integrar-se mais no Evangelho e, se não encontrar ajuda, se não tiver oportunidade de ser um buscador, mais tarde ou cedo, vai encontrar a estrada, o caminho, a via... pois Deus não lhe dá tudo...
    mas ajuda sempre.

    Paz profunda a todos

    Cesar Ramos

    ResponderExcluir
  5. Mas, às vezes, é tão difícil compreender certos acontecimentos...

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcia!

    O selinho que me ofereceste já está no meu blog Alma Inquieta - Música e Presentes...

    http://osestadosdealmacariciasyregalos.blogspot.com/

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Marcia querida...texto lindo, cheio de sabedoria... Deus nos fez inicialmente iguais e cabe ao esforço de cada um desenvolver-se mais e mais a cada dia, a cada nova oportunidade que a Vida traz... e não percamos estas benditas oportunidades...que na verdade servem pra nosso aperfeiçoamento.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Depende de cada um de nós a construção de nossa vida!
    Bjkas, minha queriiiida amiga!

    ResponderExcluir
  9. Glória querida,
    você tem toda razao; a vida está sempre nos dando sinais, para a nossa renovacao interior. Nós que, muitas vezes insistimos em nao vê-los.
    Obrigada pela sua visita e comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. César,
    agradeco imensamente sua visita e seu oportuno comentário. Somos espíritos endividados e estamos nessa incessante busca da paz; conquista esta que só se fará, através de estudos, compreensao, reflexao, humildade, tolerância e fé. Deus nos ajuda sempre, mas precisamos fazer a nossa parte.
    Abracos e volte sempre!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosa,
    é assim mesmo.... as vezes o que nao compreendemos no momento, depois vem o entendimento do porque de determinada situacao.
    Oracao, paciência e cabeca erguida.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  12. Olá Alma inquieta,
    um beijo para ti também!

    ResponderExcluir
  13. Olá Profeta,
    obrigado pela sua visita amiga e pelos versos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Valéria pela sua sempre doce visita!
    Essa é a nossa oportunidade de ouro, que possamos aproveitá-la o máximo possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Já sabes porque passo por aqui,não é????
    Porque aqui encontro o que tanto procurei!!!

    ResponderExcluir
  16. Que texto esclarecedor!Que beleza o entendimento desse processo pelo qual todos nós passamos,e na maioria das vezes desperdiçando a oportunidade de evoluir espiritualmente por falta de atenção a cada momento vivido,obrigada por esse Blog tão gostoso de navegar!
    Um garnde abraço!!!

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!