.

23/05/2010

PLANTIO

Visao missionaria 1T07.indd

A nossa vida é um eterno plantio; a consciência, a lavoura imensa, onde as sementes são depositadas como todas as nossas ações. Devemos ordenar os nossos sentimentos todos os dias, examiná-los, antes que eles se tornem palavras e atos porque, como nada se perde, tudo cresce e se agiganta diante do seu próprio criador e passa a conviver com ele.

Trabalhemos na escolha daquilo que vamos semear, principalmente quando o plantio for na mente alheia. A palavra é uma semente e a audição dos semelhantes é o canal por onde lançamos o que irá frutificar e uma grande parte da responsabilidade é nossa, pelo que depositamos nas terras dos nossos companheiros.

Aprendamos, pois, a plantar com discernimento, para colhermos alegria. A justiça não falha; somente dá a quem merece e oferta a quem precisa. Quem planta afabilidade colhe cortesia; quem planta gentileza colhe boas maneiras; quem planta afeição colhe entendimento. Tudo no universo tende a unir-se ao seu igual.

Não esqueçais, companheiro, de amanhar o bem em todas as direções da vida, seja ele um simples sorriso a um triste, ou livrar a nação de um catástrofe. Não importa o tamanho do que fazeis, isto sim, o modo pelo qual o fazeis e sentis no coração. Jesus achou de muito mais valia o denário colocado no gazofilácio pela viúva que somente possuía aquela moeda que estava doando, do que as ricas ofertas dos homens de posse.

A vida é contínuo plantio, do lar ao trabalho e deste à sociedade. Por onde passamos, deixamos a nossa marca de espírito de bem ou de alma ignorante.

Devemos escolher e escolher nas normas que o Evangelho nos ensina, e como os seus primeiros seguidores o viveram. Não há onde nos escondermos das reações das nossas ações, pois elas deixam o magnetismo interligado na consciência de quem as pratica, como fica escrito no éter cósmico o que plasmamos por dentro de nós. Respondemos pelo que fazemos, pois o que sai de nós volta à nossa casa mental, por vezes, reforçado por companhias afins. Plantai moderação, que recebereis brandura; plantai prudência, que recebereis modéstia; plantai sobriedade, que recebereis tolerância.

Sede uma criatura moderada, que a inteligência maior, por vias seguras, vos dará uma paz imperturbável nos caminhos que o Senhor vos concedeu para trilhar.

Deveis planear, por todos os meios lícitos possíveis, na semeadura do Bem com Jesus Cristo, para que Deus acorde em nós os talentos divinos no centro de nossa vida. Comunguemos com a comunhão maior, que a paz crescerá em nossos passos.

Se a oportunidade vos ofereceu meios de ajudar, não deixeis para outro dia: fazei hoje mesmo, agora, porque isto é luz nas mãos do trabalhador, luz que não deve ser desperdiçada. Observai a natureza, dadivosa e santa, e copiai seus gestos na doação universal, vibrando somente ação de servir.

A vossa boca é como uma mão de luz, que pode semear as palavras em forma de sementes, por isso, analisai o que ides falar aos outros, para que não venhais a plantar a desarmonia, o ódio, a vingança, o ciúme e a discórdia. Cuidai dos vossos ouvidos, na seqüência do que ouvis, porque é lícito que ouçamos tudo, porém, nem sempre é certo sermos influenciados pelo que ouvimos. E para que sejamos mestres na seleção, necessário se faz que tenhamos o Cristo vibrando em nosso peito e se irradiando em nosso coração, pela livre expressão dos nossos sentimentos.

O plantio é mais ou menos livre, mas a colheita cai na lei da obrigatoriedade da alma que semeou.     Trecho do livro “Saúde” – João Nunes Maia – pelo Espírito Miramez

Texto cedido getilmente por Valéria do blog: http://docefilosofia.blogspot.com

6 comentários:

  1. É uma grande verdade: as palavras são sementes que se espalham pelos corações gerando reações boas ou ruins.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. sim as palavras, sementes que plantamos e colhemos, bons alimentos ou ervas daninhas,
    por vezes falamos sem pensar e depois nos arrependemos, mas aí...é tarde já foi semeada.

    linda postagem Marcia...
    realmente para se pensar e pensar várias vezes antes de falar.

    beijo de luz

    ResponderExcluir
  3. A palavra é tão poderosa: ela vibra, significa, acalma ou transforma tudo! Valeu pela mensagem! abraço

    ResponderExcluir
  4. Flor amiga...sempre vale a pena relermos este lindo texto tão cheio de sabedoria.
    Tenha uma doce e serena semana!

    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Orai e vigiai. Prestar atenção nas palavras que emitimos, nos pensamentos que transmitimos. Porque, sem sombra de dúvida, colhemos o que plantamos. Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá! É as palavras tem poder e muito. Portanto devemos ter muito cuidado com o que dizemos, pois as vezes podemos ferir um sentimento para sempre! Lindo post parabéns como sempre, beijos!

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!