.

02/05/2010

A RECEITA DA FELICIDADE

caminhos para a felicidade

Tadeu, que era dos comentaristas mais inflamados, no culto da Boa Nova, em casa de Pedro, entusiasmara-se na reunião, relacionando os imperativos da felicidade humana e clamando contra os dominadores de Roma e contra os rabinos do Sinédrio.
Tocado de indisfarçável revolta, dissertou largamente sobre a discórdia e o sofrimento reinantes no povo, situando-lhes a causa nas deficiências políticas da época, e, depois que expendeu várias considerações preciosas, em torno do assunto, Jesus perguntou-lhe:
— Tadeu, como interpreta você a felicidade? — Senhor, a felicidade é a paz de todos.
O Cristo estampou significativa expressão fisionômica e ponderou:
— Sim, Tadeu, isto não desconheço; entretanto, estimaria saber como se sentiria você realmente feliz.
O discípulo, com algum acanhamento, enunciou:
— Mestre, suponho que atingiria a suprema tranqüilidade se pudesse alcançar a compreensão dos outros.
Desejo, para esse fim, que o próximo me não despreze as intenções nobres e puras.
Sei que erro, muitas vezes, porque sou humano; entretanto, ficaria contente se aqueles que convivem comigo me reconhecessem o sincero propósito de acertar.
Respiraria abençoado júbilo se pudesse confiar em meus semelhantes, deles recebendo a justa consideração de que me sinta credor, em face da elevação de meu ideal.
Suspiro pelo respeito de todos, para que eu possa trabalhar sem impedimentos.
Regozijar-me-ia se a maledicência me esquecesse.
Vivo na expectativa da cordialidade alheia e julgo que o mundo seria um paraíso se as pessoas da estrada comum se tratassem de acordo com o meu anseio honesto de ser acatado pelos demais.
A indiferença e a calúnia doem-me no coração.
Creio que o sarcasmo e a suspeita foram organizados pelos Espíritos das trevas, para tormento das criaturas.
A impiedade é um fel quando dirigida contra mim, a maldade é um fantasma de dor quando se põe ao meu encontro.
Em razão de tudo isso, sentir-me-ia venturoso se os meus parentes, afeiçoados e conterrâneos me buscassem, não pelo que aparento ser nas imperfeições do corpo, mas pelo conteúdo de boa-vontade que presumo conservar em minh’alma.
Acima de tudo, Senhor, estaria sumamente satisfeito se quantos peregrinam comigo me concedessem direito de experimentar livremente o meu gênero de felicidade pessoal, desde que me sinta aprovado pelo código do bem, no campo de minha consciência, sem ironias e críticas descabidas.
Resumindo, Mestre, eu queria ser compreendido, respeitado e estimado por todos, embora não seja, ainda, o modelo de perfeição que o Céu espera de mim, com o abençoado concurso da dor e do tempo.
Calou-se o apóstolo e esboçou-se, na sala singela, incontido movimento de curiosidade ante a opinião que o Cristo adotaria.
Alguns dos companheiros esperavam que o Amigo Celeste usasse o verbo em comprida dissertação, mas o Mestre fixou os olhos muito límpidos no discípulo e falou com franqueza e doçura: 25 — Tadeu, se você procura, então, a alegria e a felicidade do mundo inteiro, proceda para com os outros, como deseja que os outros procedam para com você.
E caminhando cada homem nessa mesma norma, muito breve estenderemos na Terra as glórias do Paraíso.
Pelo Espírito Neio Lúcio                                                                 Do livro: Jesus no Lar                                                           Médium: Francisco Cândido Xavier

12 comentários:

  1. A felicidade esta nas pequenas coisa, esta em decidir ser feliz, entender que como estamos é nós que mesmo nos proporcionamos, é contentarse com que temos e termos a certeza que Deus é justo, soberano e bom, tudo esta onde está por que é assim que tem que ser, a felicidade é um estado de espírito.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Marcia querida, grande é o desejo de todos...serem respeitados, aceitos, amados, compreendidos pelos demais...mas enquanto isto ainda não acontece, pois todos somos seres imperfeitos, cada qual de uma maneira...não desanimemos...continuemos a fazer o nosso melhor...e coloquemos em prática o que Jesus nos ensinou: amemos a Deus e amemos o próximo como a nós mesmos... plantemos o Amor constantemente em tudo na vida ...essa é a unica maneira de colhê-lo... vamos nos dar sem esperar nada em troca...
    Tenha uma semana iluminada e serena...
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Hoje à partir das 18 hrs, meu blog está concorrendo mais uma votação da Copa Blog, conto com seu voto amiga.Essa votação termina dia 05/05 e, depois aguardar a semi- final.

    Meu blog é:

    http://anamgs.blogspot.com

    O site para a votação é esse aqui:

    http://dado.pag.zip.net/

    Caso não consiga acessar por aqui, o link está no final do post atual meu.

    Desde já fico-lhe grata.

    Uma semana de muita luz.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  4. Jeferson,
    concordo plenamente com seu ponto de vista, justo e sensato. Obrigado por sua sempre bem vinda visita.
    Abracos e uma semana muito feliz para você!

    ResponderExcluir
  5. Oi Valéria amiga,
    o importante é cada um de nós, dentro das nossas imperfeicoes, darmos o nosso melhor, para o nosso semelhante -como vc mesma afirmou. E assim devagar vamos melhorando a nossa convivência.
    Uma semana de muita paz e saúde para você!

    ResponderExcluir
  6. Felicidade...parece tão difícil de alcançar.
    Tenho sido julgada indiscriminadamente, mas sou feliz. Tenho nosso Criador que me conhece por dentro e Ele nunca me julga, pois está em mim.
    Lindo texto, querida amiga.

    ResponderExcluir
  7. Marcia, amiga do infinito,

    Jesus, simples, direto e profundo. Que dizer da Sua Frase?

    Apenas me esforçar para aprender a segui-lo!

    Beijo, de coração,
    Jorge

    ResponderExcluir
  8. Patrícia, minha amiga
    a felicidade nada mas é que um estado de espírito. Ninguém tem direito de julgá-la, ninguém, somos todos falíveis, e temos que, antes de ver o argueiro no olho do outro, tirar a trave que está nos nossos. seja feliz do seu jeitinho.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  9. Jorge meu amigo querido,
    obrigado pela sua iluminada visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Interesante y reflexivo texto, un placer
    pasar por tu bonito blog.
    que tengas una feliz semana.

    ResponderExcluir
  11. Ricardo,
    obrigado pela sua visita! Volte mais vezes.
    Abracos

    ResponderExcluir
  12. Querida Marcia, passei por aqui para agradecer sua visita em meu Espaço... E devo confessar que tive uma grata surpresa. Você realmente tem um blog que faz jus ao nome "Compreender e evoluir". Li alguns de seus post e percebi que assim como eu, vc também busca conhecimento e crescimento. Passo a partir de ja a te seguir e espero que possamos trocar muitas ideias e experiencias.
    Beijos, Clarice.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!