.

02/10/2010

O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA

Hoje, dia 03 de Outubro de 2010 aniversário de Allan Kardec, -o Codificador – que completaria 206 anos caso estivesse encarnado,  Hippolyte Léon Denizard Rivail. Prestamos esta homenagem a esse grande homem que enfrentou  preconceitos da Igreja, da Sociedade e dificuldades para quebrar o tabu que era a comunicação mediúnica, trazendo-nos contundentes informacoes, de forma sistematizada, sobre a vida após a morte, nos provando que a morte nao existe.

                                                                      allan-kardec

Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade como a entendia Jesus?

-Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeicoes dos outros, perdao das ofensas. LE, questao 886

Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em Lyon, Franca, em 3 de outubro de 1804. Estudou com o célebre Pestalozzi. Johann Heinrich Pestalozzi (1746/1827), emérito pedagogo suíco, considerado, ao mesmo tempo, como um dos precusores da Escola Nova, da Pedagogia Social (ou educacao Popular) e da Pedagogia Moral, foi quem mais se destacou na tentativa da educacao de criancas pobres, valorizando o modelo familiar e o aspecto da formacao moral. Dedicou-se ao seu trabalho no Castelo de Yverdon. E, entre seus discípulos incluí-se Hippolyte Leon Denizard Rival – ALLAN KARDEC, que se tornou seu eminente aluno e colaborador. Após Yverdon, Kardec foi de grande influência na reforma dos estudos na Franca e na Alemanha.

Fundou em Paris – com sua esposa Amélie GaBrielle Boudet – um estabelecimento semelhante ao de Yverdun. Escreveu gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos superiores; traduziu obras Inglesas e alemas. Organizou, em sua casa, cursos gratuítos de química, física, astronomia e anatomia comparada.

Foi em 1854 que Rivail ouviu falar das mesas girantes,as mesas girantes fenomêno mediúnico que agitava a Europa. Em Paris, ele fez os seus primeiros estudos do Espiritismo. E, entao Interrogava os Espíritos, anotando tudo. Aí, ordenou os dados que obteve. Vendo que tudo aquilo formava um conjunto e tomava proporcoes de uma doutrina, aplicou à nova ciência o método da experimentacao: Nao formulando teorias pré concebidas, obserava com atencao, comparava, deduzia as consequencias; sempre procurava a razao e a lógica dos fatos. Continuando suas indagacoes aos espíritos, mais tarde, decidiu publicar um livro, para instrucao de todos. Ficou, desde já, conhecido como O CODIFICADOR. Adotou o psudônimo de ALLAN KARDEC, a fim de diferenciar a obra espírita da producao antes publicada voltada à pedagogia. E, assim, em 18 de abril de 1857, lancou em Paris, O LIVRO DOS ESPIRITOS. Desde entao Kardec já informava que Os autores da Doutrina eram os espíritos superiores, de quem havia recebido, conforme prometido por Jesus, em Joao, cap. XV, v.15,16: “se vós me amais, guardai meus mandamentos: e eu pedirei ao meu Pai, e ele vos enviará um outro Consolador, a fim de que permaneca eternamente convosco: O Espírito da Verdade que o mundo nao pode receber, porque nao o vê e nao o conhece. Mas quanto a vós, conhecê-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o Consolador, que é o Santo-Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo aquilo que eu vos tenha dito”.

Em janeiro de 1858, Kardec lancou a Revue Spirite (Revista Espírita) e fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Em seguida, publicou O que é o Espíritismo (1859), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

Kardec desencarnou em Paris, em 31 de marco de 1869, aos 64 anos. Seu corpo está enterrado no cemitério Père Lachaise, em Paris. À época seus amigos reuniram anotacoes e textos inéditos em um livro, lancado em 1890, com o título de: Obras Póstumas.

Ante a Revelacao Divina, asseverava Jesus:

-“Eu nao vim destruir a Lei.” E reafirma Allan Kardec: - também o Espiritismo diz: - nao venho destruir a Lei Crista, mas dar-lhe execucao.”Exaltando a Lei do amor que rege destino de todas as criaturas, advertiu-nos o Senhor:- Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”

E Allan Kardec proclama:- “Fora da caridade nao há salvacao.”

Salientando o impositivo da educacao, disse o Excelso Orientador:- “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celestial.”

E Allan Kardec adiciona:- “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua tranformacao moral e pelos esforcos que emprega para domar suas inclinacoes infelizes.”

Louvando a responsabilidade, ponderou o Senhor: “Muito se pedirá a quem muito recebeu.”

E Allan Kardec conclui:- Aos espiritas muito será pedido, porque muito hao recebido.”

Exaltando a filosofia da evolucao, através das existencias numerosas que nos aperfeicoam o ser, na reencarncao necessária, esclarece o instrutor sublime:- “Ninguém poderá ver o Reino de deus se nao nascer de novo.” E Allan Kardec conclama:- “Nascer, viver, morrer, resnacer ainda e progredir sempre, tal é a Lei.”

Consagrando a elevada missao da verdadeira ciência, avisa o Mestre dos mestres:- “Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres.”

E Allan Kardec anuncia:- “Fé inabalável só aquela que pode encarar a razao face a face.” Texto baseado em mensagem de Emmanuel – WWW.espirito.org.br

O professor Rivail escreveu diversos livros pedagógicos, dentre os quais destacam-se:

Curso prático e teórico de Aritmètica; Plano proposto para melhoramento da Instrucao Pública; Gramática Francesa Clássica; Manual dos exames da Municipalidade e da Soborna Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas;

Obras Espíritas:

O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Genese; Revista Espirita; O que é o Espiritismo; O Espiritismo em sua Expressao mais simples; Viagem Espirita de 1862; O principiante Espirita; A obsessao, e após o seu falecimento foi pubLicado :Obras Póstumas.Fragmentos de Kardec

Orson Peter Carrara

Data sugere conhecer melhor o Codificador

A ocorrência do bicentenário de nascimento de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, em 03 de outubro de 2004 (o nascimento ocorreu em 1804), sugere que, além dos dados biográficos – amplamente divulgados e conhecidos –, ampliar-se o conhecimento de seus pensamentos, para identificação de seu perfil psicológico.

Colhemos em Obras Póstumas (1), alguns fragmentos de seus raciocínios, para homenagear a importante efeméride.

Para conhecer seu perfil moral, a transcrição seguinte traz preciso embasamento: “Um dos primeiros resultados das minhas observações foi que os Espíritos, não sendo senão as almas dos homens, não tinham nem a soberana sabedoria, nem a soberana ciência que o seu saber era limitado ao grau de seu adiantamento, e que a opinião deles não tinha senão o valor de uma opinião pessoal. Esta verdade, reconhecida desde o começo, evitou-me o grave escolho de crer na sua infalibilidade e preservou-me de formular teorias prematuras sobre a opinião de um só ou de alguns. Só o fato da comunicação com os Espíritos, o que quer que eles pudessem dizer, provava a existência de um mundo invisível ambiente era já um ponto capital, um imenso campo franqueado às nossas explorações, a chave de uma multidão de fenômenos inexplicados. O segundo ponto, não menos importante, era conhecer o estado desse mundo e seus costumes, se assim nos podemos exprimir. Cedo, observei que cada Espírito, em razão de sua posição pessoal e de seus conhecimentos, desvendava-me uma face desse mundo exatamente como se chega a conhecer o estado de uma país interrogando os habitantes de todas as classes e condições, podendo cada qual nos ensinar alguma coisa e nenhum deles podendo, individualmente, ensinar-nos tudo.”

Para conhecer o método aplicado nos estudos e observações sobre o Espiritismo, basta analisar esta frase: “(...) apliquei a esta ciência o método experimental, não aceitando teorias preconcebidas, e observava atentamente, comparava e deduzia as conseqüências, dos efeitos procurava elevar-me às causas, pela dedução e encadeamento dos fatos, não admitindo por valiosa uma explicação, senão quando ela podia resolver todas as dificuldades da questão. Foi assim que procedi sempre em meus anteriores trabalhos, desde os quinze anos”.

Sobre a responsabilidade que se impunha, expõe Kardec: “compreendi logo a gravidade da tarefa, que ia empreender, e entrevi naqueles fenômenos a chave do problema, tão obscuro e tão controvertido, do passado e do futuro da humanidade, cuja solução vivi sempre a procurar era, enfim, uma revolução completa nas idéias e nas crenças do mundo. Cumpria, pois, proceder com circunspecção e não levianamente, ser positivo e não idealista para não me deixar levar por ilusões”.

Comentando sobre o sistema de análise nas comunicações com os Espíritos: “Incumbe ao observador formar o conjunto, coordenando, colecionando e conferindo, uns com os outros, documentos que tenham recolhido. Desta forma, procedi com os Espíritos como teria feito com os homens considerei-os, desde o menor até o maior, como elementos de instrução e não como reveladores predestinados”.

Estabeleceu duas máximas que se imortalizaram de maneira patente a indicar os caminhos da Doutrina Espírita: a) Fora da caridade não há salvação, princípio que ressalta a igualdade entre as criaturas humanas, perante Deus, a tolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua; b) Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade, ressaltando que a fé raciocinada se apoia nos fatos e na lógica.

Para concluir, nada melhor que trazer aos leitores Uma Prece de Allan Kardec, também extraída de Obras Póstumas, onde podemos sentir toda grandeza d’alma deste nobre espírito: “Senhor! Se vos dignastes lançar os olhos sobre mim, para satisfazer os vossos desígnios, seja feita a vossa vontade! A minha vida está em vossas mãos disponde do vosso servo. Para tão alto empenho, eu reconheço a minha fraqueza. A minha boa vontade não faltará, mas podem trair-me as forças. Supri a minha insuficiência, dai-me as forças físicas e morais, que me sejam necessárias. Sustentai-me nos momentos difíceis e com o vosso auxílio e o dos vossos celestes mensageiros esforçar-me-ei por corresponder às vossas vistas”.

(1) Edicão Lake

Nota do autor: esta matéria usou como referência a publicação Hippolyte Léon Denizard Rivail - O Perfil de um Mestre, elaborado pelo Centro Espírita “Esperança e Fé”, de Franca-SP, e reeditado pelo Centro Espírita “Caminho de Damasco”, de Garça-SP, com pequenas alterações do texto original, e utilizando como bibliografia as seguintes obras:

  1. Biografia de Allan Kardec, de Henry Sausse, edição LAKE;
  2. Grandes Espíritas do Brasil, de Zêus Wantuil, ed. FEB;
  3. Allan Kardec, de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, ed. FEB;
  4. Vida e Obra de Allan Kardec, de Canuto Abreu, ed. Edicel;
  5. Obras Postumas, de Allan Kardec, ed. LAKE;
  6. Revista Reformador, de 1952, ed. FEB;
  7. Narrações do Infinito, de Camile Flammarion, ed. FEB;
  8. Herculanun, de J. W. Rochester, ed. FEB.

Matéria publicada originariamente no jornal O Clarim

Johan Heinrich Pestalozzi:        Amelie Boudet:

pestalozzi_portrai2 amelie boudet

Salve, Kardec
Sobre a terra de sombra e de amargura
A treva espessa e triste se fizera
A ciencia e a Fé nas asas da quimera
Mais de afundavam pela noite escura.
A alma humana de então se desespera,
E eis que das luzes místicas da altura
Desce outra luz confortadora e pura,
de que o mundo infeliz se achava á espera.
E KARDEC recebe-a , sobre o abismo
Espalhando as lições do Espiritismo,
Em claridades de consolação.
Emissario da Luz e da verdade,
Entrega ao coração da Humanidade
A Doutrina de Amor e Redenção.
Casimiro Cunha

Citações

• “A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação.” (O Céu e o Inferno, Primeira Parte, cap. 2)
• “Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental. Fatos novos se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois, deduz-lhes as conseqüências e busca as aplicações úteis. Não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida; assim, não apresentou como hipóteses a existência e a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos, quando essa existência ressaltou evidente da observação dos fatos, procedendo de igual maneira quanto aos outros princípios. Não foram os fatos que vieram a posteriori confirmar a teoria: a teoria é que veio subseqüentemente explicar e resumir os fatos. É, pois, rigorosamente exato dizer-se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação. As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas.” (A Gênese, Capítulo I, item 14)
• “(…)o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos de cor. O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do que aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eterno. Esses laços, uma vez bem compreendidos, influirão pela força das coisas, sobre as relações sociais, e mais tarde sobre a Legislação social, que tomará por base as leis imutáveis do amor e da caridade; então ver-se-á desaparecerem essa anomalias que chocam os homens de bom senso, como as leis da Idade Média chocam os homens de hoje…” (Revista Espírita 1861, pág. 297-298)

EVENTO:

evento

evento de lancamento de livros traduzidos para o idioma alemao

11 comentários:

  1. Temos muito a agradecer a Kardec,então comemoremos o dia de amanhã com alegria no coração.
    Através da Doutrina Espírita que eu acordei para a vida, e depois disso nunca mais parei de estudar e descobrir novos caminhos
    Beijos e ótimo sábado pra você!

    ResponderExcluir
  2. Hola Marcia. Pasaba a saludarte y decirte que lo has escrito, me ha parecido mjy interesante.
    Gracias por compartir.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Não deixo de visitar seu blog... venho aprender.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Bendito Kardec amiga...que com sua coragem juntamente a outros nos trouxe a Doutrina Espírita, para ser Luz e Amor, e nos despertar...
    Bom fim de semana querida...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Temos muito que aprender, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  6. Hola!! Gracias por compartir!!

    Te dejo un relajante y cálido abrazo de luz.

    Beatriz

    ResponderExcluir
  7. Grande e maravilhosa lembrança, Anjo d'além Mar. Comemoremos votando neste dia com Amor e alegria lembrando sempre que o que fizermos com Amor, o Amor estará sempre presente em nós. Kardec nos deu esta consciência.

    Minha amiga, beijo de luz, sempre!!!

    ResponderExcluir
  8. Existem pessoas que nascem e vivem para servirem de referência para outras.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. É Deus que Fala por mim..
    E Te diz:
    __SEJAS FELIZ!!!
    ___**
    bjsssssssssssssssssssss\\
    aqui . venho aprender.

    ResponderExcluir
  10. TaMBÉM FIZ UMA POSTAGEM HOMENAGEANDO-O!!!!!Se possível pode ver em http://rumoslibertadores.blogspot.com
    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  11. so temos a agradeçer a Deus por nos dar a oportunidade da reencarnação p/ reparar nossos erros e fazer nossa reforma intima, graças a ele que instruiu Kardec atraves da espiritualidade para escrever suas obras magnificas Darli

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!