.

18/02/2011

O ESPELHO DA VIDA

Espelho da Vida

A mente é o espelho da vida em toda parte...
Ergue-se na Terra para Deus, sob a égide do Cristo, à feição do diamante bruto, que, arrancado ao ventre obscuro do solo, avança, com a orientação do lapidário, para a magnificência da luz.
Nos seres primitivos, aparece sob a ganga do instinto, nas almas humanas surge entre as ilusões que salteiam a inteligência, e revela-se nos Espíritos Aperfeiçoados por brilhante precioso a retratar a Glória Divina.
Estudando-a de nossa posição espiritual, confinados que nos achamos entre a animalidade e a angelitude, somos ímpelidos a interpretá-la como sendo o campo de nossa consciência desperta, na faixa evolutiva em que o conhecimento adquirido nos permite operar.
Definindo-a por espelho da vida, reconhecemos que o coração lhe é a face e que o cérebro é o centro de suas ondulações, gerando a força do pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para acrísolar e sublimar.
Em todos os domínios do Universo vibra, pois, a influência recíproca.
Tudo se desloca e renova sob os princípios de interdependência e repercussão.
O reflexo esboça a emotividade.
A emotividade plasma a idéia.
A idéia determina a atitude e a palavra que comandam as ações.
Em semelhantes manifestações alongam-se os fios geradores das causas de que nascem as circunstâncias, válvulas obliterativas ou alavancas libertadoras da existência.
Ninguém pode ultrapassar de improviso os recursos da própria mente, muito além do círculo de trabalho em que estagia; contudo, assinalamos, todos nós, os reflexos uns dos outros, dentro da nossa relativa capacidade de assimilação.
Ninguém permanece fora do movimento de permuta incessante.
Respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos. Por elas, estacionamos sob a fascinação dos elementos que provisoriamente nos escravizam e, através delas, incorporamos o influxo renovador dos poderes que nos induzem à purificação e ao progresso.
O reflexo mental mora no alicerce da vida.
Refletem-se as criaturas, reciprocamente, na Criação que reflete os objetivos do Criador.

Emmanuel
(Do livro "Pensamento e Vida", 1, FCXavier)

11 comentários:

  1. muito bonito, Marcia. Gosto muito dos ensinamentos de Emmanuel.
    um bom dia pra vc

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o post - um merguho de consciência - a plenitude dos atos que se moldam no pensamento que antecede a ação. Volto das férias e ao salutar convívio. Bjs sulinos !

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa é muito clara: ninguém dá o que não tem. Ninguem engana a própria consciência, naõ pode ultrapassar além da sua mente. Por isso, não como se esconder da vida, pois, se mais sabe, mesmo não crendo nisso, a cobrança da própria consciência será muito maior.

    Um beijo, Anjo d'alem Mar!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosas palavras de Emmanuel...
    Minha querida, tenha um divino final de semana...beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Mielenkiintoista yhä edelleen. Ei voi palata ja tehdä uusi alku. kuka tahansa voi alkaa nyt ja uusi loppu. Voimmeko todella vaikuttaa taivaiden voimiin. Jotkut ihmiset, hyvin harvat, ovat todella suuria, ja heidän kaltaisiaan tarvitaan missä on uusi Äiti Teresa. Maailma muuttuu yhä vaikeampaa elää. suljen silmät ja rukolen, jos jotain muuttuisi.

    ResponderExcluir
  6. Pensar q utilizamos apenas uma parte ínfima de nosso cérebro. Porém sabemos q um dia chegaremos à angeligude e aí teremos o domínio desse maravilhoso mundo interior. Muita paz!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Márcia!

    Profundas e sábias palavras, do Emmanuel. Um texto bem elucidativo.

    Abraços fraternos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  8. Querida Marcia Emanuel,sempre abrilhantando a doutrina espirita,e o conhecimento de quem se
    se dispoe a aprender sempre mais,conhecimento é o maior tesouro que podemos,armazenar,em nosso
    coração,,belissima post,,obrigado por sua visita e palavras sempre tão gentis,,vindo de voce são sempre uma honrra,,meu carinho e admiração,
    marlene

    ResponderExcluir
  9. Márcia,

    Lindo texto!

    Tenha um ótimo final de semana...

    Bj,

    ResponderExcluir
  10. Hola Marcia, creí dejar comentario, debí salir sin asegurarme de que entrara.
    Es un muy interante texto, realmente somos un reflejo de lo Divino.
    Como es arriba es abajo.
    Un abrazo.
    Ambar

    ResponderExcluir
  11. Querida Marcia Emanuel,sempre abrilhantando a doutrina espirita,e o conhecimento de quem se
    se dispoe a aprender sempre mais,conhecimento é o maior tesouro que podemos,armazenar,em nosso
    coração,,belissima post,,obrigado por sua visita e palavras sempre tão gentis,,vindo de voce são sempre uma honrra,,meu carinho e admiração,

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!