.

27/03/2011

DOENCAS DA ALMA

 Jesus e o doente da alma

O ser psicológico é o perfeito reflexo da sua realidade plena. Sendo Espírito imortal, conduz o seu patrimônio evolutivo, resultado das experiências ancestrais, que se encarrega de modelar os conteúdos delicados da sua personalidade, elaborando processos de harmonia ou desequilíbrio que resultam dos condicionamentos armazenados no psiquismo profundo.

Arquiteto da própria vida, em cada realização elabora, conscientemente ou não, os moldes que se lhe constituirão mecanismos hábeis para a movimentação nos novos investimentos.

Elaborado pela energia inteligente, que o torna especial no complexo campo das vibrações que se agitam no Universo, o direcionamento que resulte da arte e ciência de pensar responderá pela formação das estruturas psicológicas e físicas, psíquicas e orgânicas com as quais se haverá nos empreendimentos futuros.

Conforme pensa, constrói os delicados e sutis implementos que se transformarão em força atuante no mundo das formas. Ao mesmo tempo, exterioriza ondas específicas que se imprimem nos painéis mentais, aí insculpindo os processos psíquicos que comandarão as futuras atividades.

Em razão disso, quando as elaborações mentais não possuem carga superior de energia, elaborando imagens perniciosas e inferiores, plasmam-se nos refolhos íntimos as estruturas que irão delinear a conduta, ensejando harmonia ou abrindo espaço para a instalação de psicopatologias variadas, que se imprimirão nas engrenagens do conglomerado genético, definidor, de certo modo, graças ao perispírito, da futura estrutura do indivíduo.

As enfermidades da alma, portanto, procedem de condutas atuais como de anteriores, a que se permitiu o Espírito, engendrando as emanações morbíficas, que ora se convertem em distúrbio de natureza complexa, e que passam a exigir terapia conveniente quão cuidadosa.

O ser jamais se evade de si mesmo, do Eu interior, que sobrevive à decomposição cadavérica e é responsável por todas as ocorrências existenciais, face à sua causalidade e à sua destinação, que tem caráter eterno.

Assim sendo, é totalmente decepcionante uma análise do indivíduo somente sob o ponto de vista orgânico, por mais respeitável seja a Escola de pensamento que se atenha a esse estudo.

A hereditariedade e os implementos psicossociais, sócio-econômicos, os fatores perinatais e outros são insuficientes para abarcar a realidade do ser humano em toda a sua complexidade.

A alma transcende as emanações neuronais, possuindo uma realidade que resiste à disjunção cerebral e por essa razão, podendo pensar sem os seus equipamentos supersensíveis, embora esses não consigam elaborar o pensamento sem a sua presença.

Felizmente, a antiga presunção organicista vem cedendo lugar a concepções mais compatíveis com a realidade, deixando à margem a imposição acadêmica ancestral, para se firmar no testemunho dos fatos inequívocos da experimentação contemporânea.

Nessa investigação, séria e nobre, em torno do ser tridimensional: Espírito, perispírito e matéria, se pode encontrar a psicogênese das enfermidades da alma, como também defrontar as patogêneses que assinalam a criatura humana no seu transcurso evolutivo.

O ser profundo, autor de todos os acontecimentos em sua volta, é o Espírito, seja qual for o nome que se lhe atribua.

Joanna de Angelis Livro: “Amor, Imbatível Amor” – Divaldo Franco

Doenças da Alma
Na forja moral da luta em que temperas o caráter e purificas o sentimento, é possível acredites estejas sempre no trato de pessoas normais, simplesmente porque se mostrem com a ficha de sanidade física.
Entretanto, é preciso lembrar que as moléstias do espírito também se contam.
O companheiro que te fala, aparentemente tranqüilo, talvez guarde no peito a lâmina esbraseada de terrível desilusão.
A irmã que te recebe, sorrindo, provavelmente carrega o coração ensopado de lágrimas.
Surpreendeste amigos de olhos calmos e frases doces, dando-te a impressão de controle perfeito, que soubeste, mais tarde, estarem caminhando na direção da loucura.
Enxergaste outros, promovendo festas e estadeando poder, a escorregarem, logo após, no engodo da delinqüência.
É que as enfermidades do espírito atormentavam as forças da criatura, em processos de corrosão inacessíveis à diagnose terrestre.
Aqui, o egoísmo sombreia a visão; ali, o ódio empeçonha o cérebro; acolá, o desespero materializa fantasmas; adiante, o ciúme converte a palavra em látego de morte...
Não observes o semelhante pelo caleidoscópio das aparências.
É necessário reconhecer que todos nós, espíritos encarnados e desencarnados em serviço na Terra, ante o volume dos débitos que contraímos nas existências passadas, somos doentes em laboriosa restauração.
O mundo não é apenas a escola, mas também o hospital em que sanamos desequilíbrios recidivantes, nas reencarnações regenerativas, através do sofrimento e do suor, a funcionarem por medicação compulsória.
Deixa, assim, que a compaixão retifique em ti próprio os velhos males que toleras nos outros.
Se alguém te fere ou desgosta, debita-lhe o gesto menos feliz à conta da moléstia obscura de que ainda se faz portador.
Se cada pessoa ofendida pudesse ouvir a voz inarticulada do Céu, no instante em que se vê golpeada, escutaria, de pronto, o apelo da Misericórdia Divina:
"Compadece-te".
Todos somos enfermos pedindo alta.
Compadeçamo-nos uns dos outros, a fim de que saibamos auxiliar.
E mesmo que te vejas na obrigação de corrigir alguém — pelas reações dolorosas das doenças da alma que ainda trazemos —, compadece-te mil vezes antes de examinar uma só.

Emmanuel, do livro Justiça Divina, Francisco Cândido Xavier

6 comentários:

  1. Se alguém te fere ou desgosta, debita-lhe o gesto menos feliz à conta da moléstia obscura de que ainda se faz portador.
    Se cada pessoa ofendida pudesse ouvir a voz inarticulada do Céu, no instante em que se vê golpeada, escutaria, de pronto, o apelo da Misericórdia Divina:
    "Compadece-te". EU ACHO QUE É ISSO MESMO, BOM DOMINGO.

    ResponderExcluir
  2. Passando para desejar um ótimo domingo...

    ResponderExcluir
  3. OLA MARCIA

    ESTOU DEVENDO ESTE VISITA TEM DIAS HOJE CHEGUEI,OBRIGADA PELA IDA NO MEU BLOG E DEIXADO PALVRAS TÃO BONITAS POR LÁ.
    NOSSA ADORO ALAN KARDEC E JA VI QUE VOCE É KARDECISTA?FOI O LUGAR QUE ENOCNTREI RESPOSTAS DE TUDO,ENCONTREI PESSOAS DISPOSTAS A ME AJUDAR EM TROCA DE NADA...ENCONTREI QUE A VIDA NÃO É SO ESSA CHATISSE NA TERRA ..ENTENDI A LEI DA AÇÃO E REAÇÃO..E QUE OS TEMPOS PASSAM MAS AS DIVIDAS FICAM ENTRE OUTRAS COISAS...AS DOENÇAS DA ALMA SÃO DOENÇAS SERIAS MAS INVISIVEIS E OS MATERILISTAS SO ACREDITAM PEGANDO....MAS AS DOENÇAS DA ALMA AFETAM A CARNE MAIS QUE QUALQUER COISA..ENQUANTO O ESPIRITUAL NÃO ESTIVER NA FRENTE DO MATERIAL VAI SER ESTE CAUS DE EGOSIMO...DE VAIDADES DE HORROR QUE É ESTE MUNDO...E DEUS ESTA MANDANDO RECADOS MAS NINGUEM VE SO DÃO RESPOSTAS DE QUE SÃO FENOMENOS AMBIENTAIS...AHHH TAAA ..DEUS SINALIZA O PERIGO MAS TA DIFICIL DE ENTENDER NÉ?
    BEIJOS MARCIA
    OBRIGADA DE NOVO E DESCULPE PELA DEMORA!!!

    OTILIA

    ResponderExcluir
  4. oi Marcia
    as nossas dores atravessam os tempos, e muitas vezes vem a tona, cabe a nós tentar de toda a forma, ouvir o apelo da espiritualidade, de nos contermos, sermos melhores a cada dia, nem seja um unico milimetro.
    maravilhoso testo, de Emmanuel.

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Que bom Márcia...coaduna-se com o meu pensamento de hoje o que acabo de ler...concordo plenamente, por isso devemos pedir a cada dia para nos tornarmos pessoas melhores para nós e para nosso irmão. BEIJOS.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA MARCIA,QUE LINDO TEXTO DO EMANUEL,
    SEMPRE NOS ALERTANDO,A NOS TORNARMOS PESSOAS MELHORES,DE CORAÇÃO MENTE E ESPIRITO SAUDAVEL
    LONGE DAS MOLESTIAS,ADQUIRIDAS POR MAUS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS MAUS,AMIGA JA ENVIEI POR
    HOTMAIL,O ENDEREÇO,NÃO ENTENDI PORQUE NÃO RECEBESTE,ESTOU ENVIANDO NOVAMENTE HOJE,UMA ÓTIMA SEMANA PARA VOCE BJS MARLENE

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!