.

01/06/2011

O FILME DOS ESPÍRITOS - TRAILER

 

Trailer

Informações Técnicas
Título no Brasil:  O Filme dos Espíritos
Título Original:  O Filme dos Espíritos
País de Origem:  Brasil
Gênero:  Drama
Ano de Lançamento:  2011
Estréia no Brasil: 07/10/2011
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.:  Paris Filmes
Direção:
André Marouço / Michel Dubret

Elenco
Nelson Xavier
Ênio Gonçalves
» Ver todo o Elenco...

O Filme dos Espíritos (Trailer) 2011

O filme conta a história de Bruno Alves que, por volta dos 40 anos, perde a mulher e se vê completamente abalado. A perda do emprego se soma à sua profunda tristeza e o suicídio lhe parece a única saída.
Curiosidades
Livremente baseado em O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec em 1857.

DIVULGAÇÃO DA DOUTRÍNA ESPÍRITA

“Recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”. A frase é de autoria de Emmanuel e está inserida no capítulo 40 do livro “Estude e viva” (da FEB), de André Luiz através da psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira. extraído do boletim SEI nº 1945

Bastante conhecida entre os espíritas, esta mensagem serviu de inspiração à leitora do SEI Érika F. Ueoka. Ela encontrou um jeito todo especial de divulgar o Espiritismo e compartilhou a sua experiência com outras pessoas através de mensagem que distribuiu pela internet.

Diz Érika que adquiriu, na Casa Espírita que freqüenta, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, um exemplar de “O Livro dos Espíritos”, o qual trazia, ao final, uma etiqueta com o nome, endereço, dias e horários das reuniões de estudo da instituição. De posse do livro, tomou a caneta e
escreveu na publicação as seguintes palavras:

Este livro agora é seu! Ele tem me ajudado, há 12 anos, a compreender melhor os problemas e as aflições da vida. Com ele, posso refletir sobre como melhorar-me a cada dia, para que eu possa ajudar ao meu próximo. Receba este livro com todo o meu carinho e as bênçãos de Deus e de Jesus.

Muita paz!”

Não assinei o meu nome, porque meu nome era o que menos importava” – afirma ela.

No dia seguinte, de manhã, saiu levando na bolsa o exemplar do livro, o qual depositou sobre a mureta de uma praça. Do outro lado da calçada, discretamente, ficou observando o que aconteceria. “Algumas pessoas passavam e olhavam para o livro, procurando ao redor por seu ‘dono’, todavia,
passavam e não voltavam; contei umas seis pessoas. De repente, apareceu aquele que colocaria ‘O Livro dos Espíritos’ na bolsa e o levaria para casa.

Era um homem de aparência simples e tinha nas mãos o seu sustento: era vendedor ambulante de doces. O homem olhou à sua volta, como quem procura o ‘dono’ do livro. Não o encontrando, pegou a obra e abriu-a logo na primeira página, provavelmente procurando o nome do proprietário.

Parou por alguns instantes e logo pôde perceber que o ‘dono’ do livro era ele mesmo.

Colocou, assim, a primeira obra básica da Doutrina Espírita em sua humilde bolsa e saiu comércio afora” – conta Érica, que torce para que sua atitude possa ser repetida por muitas outras pessoas.

“Estou satisfeita e feliz com a minha experiência. Será a primeira de muitas, de certo. Não percamos tempo nem oportunidades em divulgar o Cristianismo Redivivo. Precisamos acreditar que somos divulgadores em potencial” – conclui.

A experiência de Érika em muito faz lembrar o episódio narrado por Hilário Silva no livro “O Espírito da Verdade”, “HÁ  UM  SÉCULO”, vide abaixo,

(da FEB), psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira. Nele, Hilário conta que Kardec, numa triste manhã de abril de 1860, estava exausto e acabrunhado pelas inúmeras dificuldades que enfrentava para a execução da grandiosa tarefa que a Espiritualidade Superior lhe conferira, a de codificar a Doutrina da Terceira Revelação. Mas neste mesmo dia, quando mais desalentado se mostrava, sua gentil esposa, Amélie Boudet, como que providencialmente, lhe entregou um embrulho,
recém-chegado, com uma singela carta, que ele logo se pôs a ler.

Na missiva, um homem dizia que após a morte de sua companheira, havia perdido todo o gosto pela vida, decidindo, em razão disso, pôr fim ao sofrimento projetando-se da Ponte Marie para as águas do rio Sena. Porém, na madrugada em que iria cometer o suicídio, ao colocar a mão direita no parapeito da ponte, esbarrou num livro, cuja capa estava umedecida pelo sereno e que lhe caiu aos
pés.

Era um exemplar de “O Livro dos Espíritos”, que na página inicial trazia o seguinte recado: “Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito – A. Laurent”. Estupefato, o homem, que segundos antes pensava em se atirar para a morte, começou a ler com atenção o livro, o qual lhe deu novo sentido à existência.

Assim, num ato de gratidão, devolvia aquela obra ao Codificador, com uma nova e bela capa, já que a original havia se estragado com o sereno. Aos dizeres que encontrou no livro, em seguida, acrescentou estas palavras: “Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação
– Joseph Perrier”.

Hilário Silva encerra a história dizendo que após a leitura da carta, o Prof. Rivail ganhou novo ânimo.

“O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima...”.

HÁ  UM  SÉCULO

Hilário Silva

Cap. XXV - Item 2 - ESE

I

Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, naquela triste manhã de abril de 1860, estava exausto, acabrunhado.

Fazia frio.

Muito embora a consolidação da Sociedade Espírita de Paris e a promissora venda de livros, escasseava o dinheiro para a obra gigantesca que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.

A pressão aumentava...

Missivas sarcásticas avolumavam-se à mesa.

Quando mais desalentado se mostrava, chega a paciente esposa, Madame Rivail - a doce Gaby -, a entregar-lhe certa encomenda, cuidadosamente apresentada.

II

O professor abriu o embrulho, encontrando uma carta singela. E leu:

"SR. Allan Kardec:

Respeitoso abraço.

Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso.

Sou encadernador desde a meninice, trabalhando em grande casa desta capital.

Há cerca de dois anos casei-me com aquela que se revelou minha companheira ideal. Nossa vida corria normalmente e tudo era alegria e esperança, quando, no início deste ano, de modo inesperado, minha Antoinette partiu desta vida, levada por sorrateira moléstia.

Meu desespero foi indescritível e julguei-me condenado ao desamparo extremo.

Sem confiança em Deus, sentindo as necessidades do homem do mundo e vivendo com as dúvidas aflitivas de nosso século, resolvera seguir o caminho de tantos outros, ante a fatalidade. ..

A prova da separação vencera-me, e eu não passava, agora, de trapo humano.

Faltava ao trabalho e meu chefe, reto e ríspido, ameaçava-me com a dispensa.

Minhas forças fugiam.Namorara diversas vezes o Sena e acabei planeando o suicídio. "Seria fácil, não sei nadar" — pensava.

Sucediam-se noites de insônia e dias de angústia. Em madrugada fria, quando as preocupações e o desânimo me dominaram mais fortemente, busquei a Ponte Marie.

Olhei em torno, contemplando a corrente.. .

E, ao fixar a mão direita para atirar-me, toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés.

Surpreendido, distingui um livro que o orvalho umedecera.

Tomei o volume nas mãos e, procurando a luz mortiça de poste vizinho, pude ler, logo no frontispício, entre irritado e curioso:

"Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito".

— A. Laurent."

Estupefato, li a obra — "O Livro dos Espíritos" — ao qual acrescentei breve mensagem, volume esse que passo às suas mãos abnegadas, autorizando o distinto amigo a fazer dele o que lhe aprouver."

Ainda constavam da mensagem agradecimentos finais, a assinatura, a data e o endereço do remetente.

O Codificador desempacotou, então, um exemplar de "O Livro dos Espíritos" ricamente encadernado, em cuja capa viu as iniciais do seu pseudônimo e na página do frontispício, levemente manchada, leu com emoção não somente a observação a que o missivista se referira, mas também outra, em letra firme:

"Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. — Joseph Perrier." 

III

Após a leitura da carta providencial, o Professor Rivail experimentou nova luz a banhá-lo por dentro...

Conchegando o livro ao peito, raciocinava, não mais em termos de desânimo ou sofrimento, mas sim na pauta de radiosa esperança.

Era preciso continuar, desculpar as injúrias, abraçar o sacrifício e desconhecer as pedradas...

Diante de seu espírito turbilhonava o mundo necessitado de renovação e consolo. Allan Kardec levantou-se da velha poltrona, abriu a janela à sua frente, contemplando a via pública, onde passavam operários e mulheres do povo, crianças e velhinhos...

O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima...

Do livro O Espírito da Verdade. Psicografia de Waldo Vieira.

Vamos fazer o mesmo. Vamos “espalhar” por todas os locais, hospitais, escolas, penitenciárias, etc, respeitando a limpeza e locais públicos, a crença alheia, obras, mensagens, opúsculos e toda matéria espírita que nos cheguem às mãos. Vamos mudar o mundo através do esclarecimento pelas obras espíritas. Tenhamos a certeza de que grande parte da população ainda não teve contato com o Espiritismo e que terão a oportunidade de conhecê-lo e mudar as suas vidas e o mundo por meio de um gesto nosso.

FORMATAÇÃO: CARLOS EDUARDO CENNERELLI

  • O Filme dos Espíritos

ALGUNS LIVROS PODEM MUDAR UMA VIDA.

OUTROS, O QUE VEM DEPOIS DELA.

Fotos:

3 comentários:

  1. Que maravilha...quantas mensagens, boas palavras, podem mudar a vida das pessoas...ler o Livro do Espíritos é algo fascinante e esclarecedor..quero muito ver o filme quando passar, com certeza será muito bom.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Poxa fiquei emocionado com os relatos de como O Criador se manifesta em nossa vida.QUe postagem maravilhosa e cheia de vida.
    O blogger andou importunando,parece que agora normalizou.
    Meu abraço de toda paz e admiração.

    ResponderExcluir
  3. alguns livros podem mudar uma vida, outros, depois dela,
    linda mensagem!
    bj carinhoso!

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!