.

09/03/2010

A MÃO DE DEUS

 

Conta-se que o conquistador mongol Genghis-Khan tinha como animal de estimação um falcão. Com ele saía a caçar. Era seu amigo inseparável.

Certo dia, em uma das suas jornadas, com o falcão como companhia, sentiu muita sede. Aproximou-se de um rochedo de onde um filete de água límpida brotava.

Tomou da sua taça, encheu até a borda e levou aos lábios. No mesmo instante, o falcão se jogou contra a taça e o líquido precioso caiu ao chão.

Genghis-Khan ficou muito irritado. Levou a taça novamente até o filete de água e tornou a encher. De novo, antes que ele pudesse beber uma gota sequer, o falcão investiu contra sua mão, fazendo com que caísse ao chão a taça e se perdesse a água.

Desta vez o impiedoso conquistador olhou para a ave e falou:

Vou tornar a encher a taça. Se você a derrubar outra vez, impedindo que eu beba, você perderá a vida.

Na mão direita segurando a espada mongol, com a esquerda ele tornou a colocar a taça debaixo do filete de água e a encheu.

No exato momento que a levava aos lábios, o falcão voou rápido e a derrubou.

Ágil como ele só, Genghis-Khan utilizou a espada e, em pleno ar, decepou a cabeça do falcão, que lhe caiu morto aos pés.

Ainda com raiva, ele chutou longe o corpo do animal.

E porque a taça se tivesse quebrado na terceira queda, ele subiu pelas pedras para beber do ponto mais alto do rochedo, no que imaginou fosse a nascente da fonte.

Para sua surpresa, descobriu presa entre as pedras, bem no meio da nascente, uma enorme cobra venenosa. O animal estava morto há tempo, com certeza, porque mostrava sinais de decomposição. O cheiro era insuportável.

Nesse instante, e somente então, o grande conquistador se deu conta de que o que o falcão fizera, por três vezes, fora lhe salvar a vida, pois se bebesse daquela água contaminada, poderia adoecer e morrer.

Tardiamente, lamentou o gesto impensado que o levara a matar o animal, seu amigo.

* * *

Assim muitas vezes somos nós. A Providência Divina estabelece formas de auxílio para nós e não as entendemos. Pelo contrário, nos rebelamos.

Por vezes, a presença de Deus em nossas vidas se faz através dos sábios conselhos de amigos. Contudo, quando eles vêm nos falar de como seria mais prudente agirmos nessa ou naquela circunstância, nos irritamos. E podemos chegar a romper velhas amizades.

De outras vezes, Deus estabelece que algo que desejamos intensamente, não se concretize. Algo que almejamos: um concurso, uma viagem, um prêmio, uma festa, um determinado emprego. É o suficiente para que gritemos contra o Pai, nos dizendo abandonados, esquecidos do Seu apoio.

Raras vezes paramos para pensar e analisar sobre o que nos está acontecendo. Quase nunca paramos para nos perguntar: Não será a mão de Deus agindo, para me dizer que este não é o melhor caminho para mim?

Nada ocorre ao acaso. Tudo tem uma razão de ser. Você nunca se deu conta que um engarrafamento que o detém no trânsito por alguns preciosos minutos, pode lhe impedir de ser participante de um acidente mais adiante?

Um contratempo à saída de casa, que lhe retarde a tomada do ônibus no momento que você planejava, pode ser a mão de Deus interferindo para que você não se sirva daquela condução, para não estar presente no acidente que logo acontece.

Providência Divina. Esteja atento. Busque entender as pequenas mensagens que Deus lhe envia todas as horas.

E não se irrite. Não se altere. Agradeça. A mão de Deus está agindo em seu favor, em todos os momentos, todos os dias.

Redação do Momento Espírita.

15 comentários:

  1. Marcia eu sou quem agradece a oportunidade de ter uma pessoa tão cheia de bondade a seguir meu singelo blog. Estou te linkando nas minhas Leitura Obrigatorias para que outras pessoas possam acessar este espaço tão iluminado.
    Forte abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  2. Amiga.

    Bebi desta taça de sabedoria até o último gole.
    Nem sempre entendemos as coisas que acontecem na nossa vida.
    Muitas coisas ocorrem para que possamos evoluir,
    ou prestar contas de erros que impedem que sigamos os nossos caminhos
    para o real sentido da vida.

    Que possamos receber e aprender os sentidos
    da vida em sua plenitude.

    Que os sonhos te acompanhem sempre.

    ResponderExcluir
  3. Sim,Deus esta sempre nos enviando sinais. Nos conduzindo!!! Muitas vezes até no colo nos segura para mostrar o caminho da libertação da Paz!!!Nda acontece por acaso em nossas vidas!! Existe a força divina nos direcionando. Assim,seja sempre amém!!!

    ResponderExcluir
  4. Amigos queridos,
    quando leio os comentários de vocês, acreditem me emociono. Saibam que eu apenas repasso, divido, o que leio, mas também estou no mesmo caminho, tentando compreender o desígnios de Deus, já que a percepcao dos nossos sentidos físicos - visao, audicao, tato, paladar e olfato sao tao limitados. Entao temos usar o que de mais belo Deus nos deu, -a nossa inteligência, o nosso discernimento e o nosso livre arbítrio, procurando com essas ferramentas aprender sempre e caminhar em frente, aprendendo com cada topada que levamos.
    Amo vocês,
    que tenham um dia de muita paz e conexao com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Marcia,
    Quanta verdade contida neste seu texto! É verdade, sim... quantas vezes deixamos de ver os sinais de Deus...
    Obrigada por mais um momento de reflexão.
    Beijos e lindo dia para você.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Dei uma passadinha por aqui,

    só para ver como você estava

    e te desejar um

    ÓTIMO DIA!!!



    Lembre-se, hoje é um dia muito especial,

    Melhor que ontem e muito melhor que amanhã,

    Hoje você têm a oportunidade de fazer as coisas diferentes.

    Bom Dia!!!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto, excelente postagem, excelente Blog, continue com seu bom e lindo trabalho, nos trazendo informações e conhecimento.

    Beijosss
    Jeferson

    ResponderExcluir
  8. Psiu...psiu...psiu...
    SOU EEEUUUUUUUUU...tua OLHOS AZUISSSSSSSS...
    Tá,já sei....estavas indo atrás de meu perfume,sabendo que era eu que estava te espiando...mas como sou ¨difícil¨de acharrrrrrrr...já estavas quase desistindo de mim,não é????
    Ainda bem que eu não me deixo esquecer....rsrsrsrsrsrs....
    Vim te avisar que tem selo no meu blog para ti...como encontrar????
    Vem que eu te mostro...está entre meus peitinhos firme e fartos....huaschuaschuasch....
    Não stressssssssss...eu só estou brincando com tu,meu tatuzinho!!!
    Depois de pegar, não pensa que o selo SOU EU e vais querer passar a língua para depois colar no teu envelope....huaschuaschuasch....
    Houve uma época que se fazia isso...hoje em dia os tempos e a maneira de selar mudaram....huaschuaschuasch....
    Depois de ter espalhado tanta cultura pelo teu blog...eu vou...já sabendo que precisarei estar te esperando de saltinho com pedrinhas de brilhantes,vestida de seda, batonzinho BOKA LOKA da cor do pecado,cachinhos loiros dourados deslizando pelos ombros ...de perninhas cruzadas...deixando entrever minhas coxinhas roliças e duras e ainda te recepcionar com guloseimas deliciosas,música suave e EU... o tempo todo sorrindo e piscando para ti...opssssssss...quase que esqueço:Uma gotinha do meu perfume...perfumando o ar que tu respiras....DESMAIANDO DE BOM!!!!
    TUDO ISSO porque não é sempre que dou sem querer nada em troca....eitchaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Beijos de quem te quer MUUUUITOOOOO bem,
    CristaCristalCristalina.

    ResponderExcluir
  9. Dulce,
    obrigada pela sua gentil visita e comentário!
    Abracos com carinho.

    ResponderExcluir
  10. Pelos Caminhos da vida,
    desejo um mkaravilhoso resto de semana para ti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Jeferson,
    quanta honta tê-lo por aqui! Volte mais vezes para iluminar este cantinho.
    Abracos com muito carinho.

    ResponderExcluir
  12. Muy preciosa historia y muy verdadera, pedimos a veces sin saber el que, Dios nos dá lo que necesitamos para nuestro crecimiento espiritual, no lo que qeremos,puesto que no es necesario, cuando un amigo nos dice las verdades no nos gusta, aún sabiendo que tiene razón, somos asi de torpes, gracias por esta historia tan bonita.
    Ambar.

    ResponderExcluir
  13. É preciso saber interpretar os sinais. Eles estão ai à nossa volta. A nossa prepotência nos impede de os enxergar. Amei o texto. Aqui tudo é muito agradável. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Precisamos estar atentos! E de coração e olhos abertos para entender as mensagens dEle!
    Bjkas, minha querida!

    ResponderExcluir
  15. Lindo blog!
    Suas palavras passam muitas energias positivas pra quem o lê.
    Parabéns e muito sucesso!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!