.

21/08/2010

EXPLICAÇÃO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES SOBRE O SONO E SONHOS

sonhos2
Pelos sonhos sabei que, quando o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades que no estado de vigília. Tem a lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com os outros espíritos, seja deste mundo, seja do outro. Frequentemente dizes: "Tive um sonho bizarro, um sonho horrível, mas que não tem nenhuma verossimilhança". Enganas-te. É quase sempre uma lembrança de lugares e de coisas que viste ou que verás numa outra existência ou em outra ocasião. O corpo estando adormecido, o Espírito trata de quebrar as suas cadeias para investigar no passado ou no futuro .
Pobres homens, que conheceis tão pouco dos mais ordinários fenômenos da vida ! Acreditais ser muito sábios, e as coisas mais vulgares vos embaraçam. A esta pergunta de todas as crianças: "O que é que fazemos quando dormimos; o que são os sonhos ?" ficais sem resposta.
 

- O sono liberta parcialmente a alma do corpo. Quando o homem dorme, momentaneamente se encontra no estado em que estará de maneira permanente após a morte. Os Espíritos que logo se desprendem da matéria, ao morrerem, tiveram sonhos inteligentes. Esses Espíritos, quando dormem, procuram a sociedade dos que lhe são superiores: viajam, conversam e se instruem com eles; trabalham mesmo em obras que encontram concluídas, ao morrer. Destes fatos deveis aprender, uma vez mais, a não ter medo da morte, pois morreis todos os dias, segunto a expressão de um santo.
O sonho é a lembrança do que o vosso Espírito viu durante o sono; mas observai que nem sempre sonhais, porque nem sempre vos lembrais daquilo que vistes ou de tudo o que vistes. Isso porque não tendes a vossa alma em todo o seu desenvolvimento; frequentemente não vos resta mais do que a lembrança da pertubação que acompanha a vossa partida e a vossa volta, a que se junta a lembrança do que fizeste ou do que vos preocupa no estado de vigília. Sem isto, como explicaríeis esses sonhos absurdos, a que estão sujeitos tanto os mais sábios quanto os mais simples ? Os maus Espíritos também se servem dos sonhos para atormentar as almas fracas e pusilânimes.

- De resto, vereis dentro em pouco desenvolver-se uma outra espécie de sonhos; uma espécie tão antiga como a que conheceis, mas que ignorais. O sonho de Joana, o sonho de Jacó, o sonho dos profetas judeus e de alguns indivíduos indianos: esse sonho é a lembrança da alma inteiramente liberta do corpo, a recordação dessa segunda vida de que há pouco eu vos falava.

- Procurai distinguir bem essas suas espécies de sonhos, entre aqueles de que vos lembrardes; sem isso, cairíeis em contradições e em erros que seriam funestos para a vossa fé.
Comentário de Allan Kardec: - Os sonhos são o produto da emancipação da alma, que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa e de relação. Daí uma espécie de clarividência indefinida, que se estende aos lugares os mais distantes ou que jamais se viu, e algumas vezes mesmo a outros mundos. Daí também a lembrança que retraça na memória os acontecimentos verificados na existência presente ou nad existências anteriores. A extravagância das imagens referentes ao que se passa ou se passou em mundos desconhecidos entremeadas de coisas do mundo atual, formam esses conjuntos bizarros e confusos que parecem não ter senso nem nexo.

- A incoerência dos sonhos ainda se explica pelas lacunas decorrentes da lembrança incompleta do que nos apareceu no sonho. Tal como um relato ao qual se tivessem truncado frases ou partes de frases ao acaso: os fragmentos restantes, sendo reunidos, perderiam toda significação racional.
Pergunta 402 de "O Livro dos Espíritos", Livro II, Capítulo VIII - "Emancipação da Alma". Obra de Allan Kardec, publicada em 18 de abril de 1857. Trecho transcrito da tradução de J. Herculano Pires, Editora LAKE.  Fotos da internet

13 comentários:

  1. COINCIDENTEMENTE COLOQUEI ESE MESMO ASSUNTO NO MEU BLOG "FALANDO COM OS MORTOS",HÁ UNS 20 DIAS ATRÁS,ANTES CONTO COMO OS SONHOS SEMPRE INFLUENCIARAM EM MINHA VIDA.SE QUISER DAR UMA ESPIADINHA,SERIA UM PRAZER!
    QUE DEUS TE ILUMINE.
    BJSSSS
    http://falandocomosmortos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ler sobre os sonhos, as vezes eles nos avisam de coisas que realmente não queríamos saber....mas a vida é assim nem tudo é perfeito...ou melhor é perfeito mas não estamos preparados para aceitar, paz.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  3. olá.
    é até bom que não lembremos de tudo o que vive o espirito durante os sonhos, acho que por vezes não são agradáveis, pois existem estudos, passeios, mas também percegições e trabalhos difíceis...


    beijo de luz

    ResponderExcluir
  4. Bom diaaaaaaaaa!

    Este mês meu blog faz niver e venho oferecer, de coração, um selinho de comemoração, pois vc faz parte desta festa! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por seguir meu blog. Gostei muito do seu espaço esclarecer!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da postagem, simples, verdadeira e esclarecedora, todo aprendizado enriquece a nossa alma...

    Tenha uma ótima semana...Paz...

    ResponderExcluir
  7. Perfeito o texto. Somos responsáveis pelo que sentimos e pensamos, para termos uma sintonia perfeita com as esferas correspondentes...
    Como?
    Desenvolvendo as virtudes.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA!!

    Sonhos....Sonhos...sempre a povoar nossas manhãs.
    Eu sonhei.......
    Sempre me importo com SONHOS.

    BELO TEXTO!!

    bjsssssssssss
    LINDA!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei. Este assunto é muito interessante!

    ResponderExcluir
  10. Belo texto! As nossas almas quando estamos no estágio do sono viajam por lugares e situações que sequer podemos imaginar. Taí os mistérios da alma... assunto encantador.
    Beijos Marcia!

    ResponderExcluir
  11. "O sono liberta parcialmente a alma do corpo. Quando o homem dorme, momentaneamente se encontra no estado em que estará de maneira permanente após a morte." Amiiiga, sempre pensei assim. Que interessante! E eu tenho cada sonho...
    Beijinhos, linda do meu coração!

    ResponderExcluir
  12. CONCORDO COM A COLEGA ROSAN: "é até bom que não lembremos de tudo o que vive o espirito durante os sonhos, acho que por vezes não são agradáveis, pois existem estudos, passeios, mas também percegições e trabalhos difíceis..."
    BEIJO E FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  13. BOMMMMMMMMMMM DIAAAAAAAAAA!!!

    Sonhos.......Gostei muito da postagem!!
    Sonhos nos cutucam..fazem pensar..
    Bom ler + sobre o Tema!!!

    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!