.

02/08/2010

O ARGUMENTO JUSTO /Importante informacao sobre o censo no Brasil

jesus_discipulos

À noite, em casa de Simao, transparecia um véu de tristeza na maioria dos semblantes.

Tadeu e André, atacados horas antes, às margens do lago, por alguns malfeitores, viram-se constrangidos à reacao apressada. Nao surgira consequência grave, mas sentiam-se ambos atormentados  e irritadicos.

Quando Jesus comecou a falar da glória reservada aos bons, os dois discípulos deixaram transparecer, através do pranto discreto, a amarguira que lhes dominava a alma e, nao podendo conter-se, Tadeu clamou aflito:

-Senhor, aspiro sinceramente servir à Boa Nova; contudo sou portador de um coracao indisciplinado e ingrato. Ouco, contrito,  as explanacoes do Evangelho; lá fora, porém, no trato com o mundo, nao passo de um espírito renitente no mal.  Lamento….lamento..mas como trabalhar em favor da humanidade nestas condicoes?

Embargando-se-lhe a voz, adiantou André, alegando choroso: –Mestre, que será de mim? ao seu lado, sou ovelha obediente; entretanto ao distanciar-me…..basta uma palavra insignificante de incompreensao para desarmar-me. Reconheco-me incapaz de tolerar o insulto ou a pedrada.  Será justo prosseguir, ensinando aos outros a prática do bem, imperfeito e mau qual me vejo?!…

Calando-se André, interferiu Pedro, considerando:  -Por minha vez, observo que nao passo de mísero espírito endividado e inferior. Sou o pior de todos.  Cada noite, ao me retirar para as oracoes habituais, espanto-me diante da coragem louca dentro da qual venho abracando os atuais compromissos. Minha fragilidade é grande,meus débitos enormes.  Como servir aos princípios sublimes do Novo Reino, se me encontro assim insuficiente e incompleto?

À palavra de Pedro, juntou-se a Tiago, filho de Alfeu, que asseverou,  abatido:  -Na intimidade de minha própria consciência, reparo quao longe me encontro da Boa Nova, verdadeiramente aplicada.  Muita vez, depois de reconfortar-me antes as dissertacoes do Mestre, recolho-me ao quarto solitário, para sondar o abismo de minhas faltas. Há momentos em que pavorosas desilusoes me tomam de improviso.  Serei na realidade um discípulo sincero?  Nao estarei enganando o próximo?  Tortura-me a incerteza… Quem sabe nao passo de um reles mistificador?

Outras vozes se fizeram ouvir no cenáculo, desalentadas e cheias de amargura.

JESUS, porém, após assinalar as opinioes ali enunciadas, entre o desânimo e o desapontamento, sorriu, tocado de bom humor, e esclareceu:

-Em verdade, o paraíso que sonhamos ainda vem  muito longe e nao vejo aqui nenhum companheiro alado.  A meu parecer, os anjos, na indumentária celeste, ainda nao encontram, domicilio no chao áspero e escuro em que pisamos.  Somlos aprendizes do bem, a caminho do Pai, e nao devemos menoscabar a bendita oportunidade de crescer para Ele, no mesmo impulso da videira que se eleva para o céu, depois de nascer no obscuro da terra, alastrando-se compassiva, para transformar-se em vinho reconfortante, destinado à alegria de todos.  Mas, se vocês se declaram fracos, devedores, endurecidos e maus e nao sao os primeiros a trabalhar para se fazerem fortes, redimidos, dedicados e bons em favor da obra geral de salvacao, nao me parece que os anjos devam descer da glória dos Cimos para substituir-nos no campo de licoes da Terra.  O remédio, antes de tudo, se dirige ao doente, o ensino ao ignorante….De outro modo, penso, a Boa Nova de salvacao se perderia por inadequada e inútil….

As lágrimas dos discípulos transformaram-se em intenso rubor, a irradiar-se da fisionomia de todos, e uma oracao sentida de Amigo Divino imprimiu ponto final ao assunto.                            Do Livro: Jesus no Lar-Chico Xavier/ pelo espírito Néio Lúcio

                 X  -  X  -   X  -  X  -  X  -  X  -  X

INFORMACAO AOS AMIGOS DO BRASIL – por favor leiam a informacao abaixo!!!!

ATENÇÃO
ESPÍRITAS OU KARDECISTAS?
Recebi interessante informação sobre o recenseamento do IBGE/2010:
Jorge Hessen

"Como já é de conhecimento de muitos, a partir do dia 2 de agosto o IBGE iniciará o CENSO 2010. Nesta atividade, todas as residências do território brasileiro serão visitadas por um agente do IBGE que aplicará um dos seguintes questionários:
Básico: Um questionário curto e rápido
Amostra: Um questionário bem maior, que durará em torno de 50 minutos sua aplicação.
Neste último constará uma pergunta, cuja resposta é de fundamental importância para nós Espíritas. A pergunta é: Qual a sua religião?
Claro, que muitos de nós responderemos: ESPIRITA.
Infelizmente, se respondermos assim, seremos cadastrados como SEM OPÇÃO RELIGIOSA.
É que para o IBGE, o termo ESPIRITISMO é considerado genérico, ou seja, pode se referir a toda religião, culto ou seita que envolva questões do campo da mediunidade. Nós sabemos que muitas pessoas adeptas da Umbanda, por exemplo, se consideram Espíritas umbandistas e o mesmo equivoco ocorre com outras denominações como espírita esotérico, espírita de mesa, etc. O fato é que ao invés de respondermos ESPÍRITAS, temos que responder KARDECISTAS, pois é esta a denominação dada pelo IBGE ao que para nós é simplesmente ESPÍRITA. O mesmo acontece com aqueles que responderem CATÓLICO ou EVANGÉLICO, os quais, para o IBGE, também são considerados termos genéricos e serão cadastrados como “Sem opção religiosa”.
Quem estuda a Doutrina Espírita reconhece o equívoco do IBGE, que na intenção de
diferenciar determinadas práticas e jeitos de pensar, adotou termos mais específicos, para eles, como kardecista.
CUIDADO: Ao responder o questionamento do recenseador não digam ESPÍRITA e esperem o recenseador perguntar mais detalhes, pois ele não perguntará. A pergunta é direta e a resposta deverá ser uma só.
O problema nisso tudo é que esta visão do IBGE ao cadastrar tais informações trás grandes possibilidades de obter dados que não condizem com a nossa realidade. Neste caso é importante que digamos que somos “kardecistas” , mas algo deve ser feito perante essa situação, alguma mobilização, não que os termos venham a ser corrigidos desde já, pois não há tempo para isso, mas para que daqui a 10 anos, nos próximos Censos o mesmo equívoco não continue..."

6 comentários:

  1. Linda mensagem Marcia e obrigada pelo alerta referente ao CENSO, é triste saber que as religiões estão sendo rotuladas! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Rose querida,
    precisamos estar atentos e sempre bem informados.
    Beijos e uma semana de muita paz e amor!

    ResponderExcluir
  3. Bela mensagem amiga...
    Muito bom este esclarecimento...não sabia que isso seria necessário, com relação do CENSO.
    Tenha uma abençoada semana!
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Muito a propósito a postagem destes textos. Esclarecedor. Parabéns.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Valéria amiga,
    obrigada pela sua visita! Quem está aí tem de estar atento.
    Desejo a você um final de semana muito feliz!

    ResponderExcluir
  6. Ligia querida,
    obrigada pelo seu comentário e visita. Fico feliz que você gostou da postagem.
    Tenha um bom fim de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!