.

04/08/2010

PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS

“Há muitas moradas na casa do meu pai”.

A “CASA DO PAI”  É O UNIVERSO

planetas  As diferentes moradas sao os mundos que circulam no espaco infinito e oferecem, aos espíritos que neles encarnam, correspondentes ao adiantamento dos mesmo espíritos.

-Todos os globos que circulam no espaco sao habitados?             Sim, o homem da terra está longe de ser,  como pensa, o primeiro em inteligência, bondade e perfeicao.  Entretanto,  há homens que se julgam superiores a tudo e imaginam que somente este pequeno globo tem o privilégio de ter seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o Universo só para eles.

Questao 56 LE  -A constituicao do diferentes globos é a mesma? Nao, eles nao se assemelham de modo algum.

Qustao 67 LE   -Os que habitam, tem corpos e uma organizacao diferente?   Sem dúvida, como entre vós os peixes sao feitos para viver na água e os passáros, no ar

Questao  58  LE   - Os mundos mais afastados do sol sao privados da luz e do calor, já que o sol apenas se mostra para eles, com a aparência de uma estrela?    -Acreditais entao que nao há outras fontes de luz  e de calor além do Sol, e nao considerais o valor e a importância da eletricidade que, em alguns mundos desempenha um papel que vos é desconhecido e muito mais importante do que na terra?  Aliás, já dissemos que os seres desses mundos nao sao nem da mesma matéria, nem tem os órgaos dispostos como os vossos.

-MUNDOS PRIMITIVOS  - destinados às primeiras encarnacoes da raca humana;

-MUNDOS DE EXPIACAO E PROVAS  -  Onde domina o mal (a terra);

-MUNDOS DE REGENERACAO  -  nos quais a alma ainda tem o que expiar; haurem novas forcas repousando da fadiga das lutas;

-MUNDOS DITOSOS  -  onde o bem sobrepuja o mal;

-MUNDOS DITOSOS OU DIVINOS  -  habitacao de espíritos depurados, onde exclulsivamente reina o bem.

NOSSAS DIFERENTES EXISTÊNCIAS CORPORAIS SE PASSAM NA TERRA? – Nao, nem todas, mas em diferentes mundos. As que passamos na Terra nao sao nem as primeiras nem as últimas, embora seja das mais materiais e mais distantes da perfeicao.

A ALMA, A CADA EXISTÊNCIA CORPORAL, PASSA DE UM MUNDO PARA OUTRO OU PODE TER VÁRIAS EXISTÊNCIAS NUM MESMO GLOBO?  - Ela pode reviver diversas vezes num mesmo globo, se nao for suficientemente avancada, para passar para um mundo superior.

OS ESPíIRITOS, APÓS TEREM ENCARNADO EM OUTROS MUNDOS, PODEM ENCARNAR NESTE, SEM NUNCA TEREM PASSADO POR AQUI?    -Sim, como vós em outros mundos. Todos os mundos sao solidários: o que nao se cumpre em um, se cumpre em outro.

PARA CHEGAR Á PERFEICAO E A FELICIDADE SUPREMA, QUE SAO O OBJETIVO FINAL DE TODOS OS HOMENS, O ESPÍRITO DEVE PASSAR POR TODOS OS MUNDOS QUE EXISTEM NO UNIVERSO?  -Nao,  há muitos mundos que estao num mesmo grau na escala evolutiva e onde o espírito nao aprenderia nada de novo.

OS ESPÍRITOS PODEM ENCARNAR CORPORALMENTE NUM MUNDO INFERIOR ÁQUELE EM QUE JÁ VIVERAM?  -Sim, se for para cumprir uma missao e ajudar no progresso.  Aceitam com alegria as dificuldades dessa existência, porque lhes oferece um meio de avancar.

AO PASSAR DESTE MUNDO PARA UM OUTRO, O ESPÍRITO CONSERVA A INTELIGÊNCIA QUE JÁ TENHA AQUI?  -Sem dúvida, a inteligência nao se perde, mas pode nao ter os mesmos meios de manifestá-la; isso depende de sua superioridade e das condicoes do corpo que vai tomar.

OS SERES QUE HABITAM OS DIFERENTES MUNDOS POSSUEM CORPO SEMELHANTE AO NOSSO?  - Sem dúvida, possuem corpo porque é necessário que o espírito esteja revestido de matéria. Porém, este corpo é mais ou menos material, de acôrdo com o grau de pureza a que chegaram os Espíritos.  E isso é que diferencia os mundos que devem percorrer; porque há muitas moradas na casa de nosso Pai e, portanto, muitos graus.  Alguns os sabem e tem cosnciência disso na terra: outros nao sabem nada.

Quando Jesus disse: 1. Não se turbe o vosso coracao. - Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. -
Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. (S. JOAO, cap. XIV, vv. 1 a 3.), estava nos ensinando o princípio da pluralidade dos mundos habitados.
A "Casa do Pai" é o Universo. As diferentes moradas sao os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos.
De um modo geral, os mundos poderiam ser classificados em superiores e inferiores, classificacao essa que nada tem de absoluta; é, antes, muito relativa. Tal mundo é inferior ou superior com referência aos que lhe estão acima ou abaixo, na escala progressiva.
 
Segundo nos relata Santo Agostinho, na Instrucao dos Espíritos, Cap. 3.º de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", n.º 11, em se referindo à terra:
"No vosso, precisais do mal para sentirdes o bem; da noite, para admirardes a luz; da doença, para apreciardes a saúde."
Segundo aquela lei, este mundo esteve material e moralmente num estado inferior ao em que hoje se acha e se alçará sob esse duplo aspecto a um grau mais elevado. Ele há chegado a um dos seus períodos de transformacao, em que, de orbe expiatório, mudar-se-á em planeta de regeneração, onde os homens serao ditosos, porque nele imperará a lei de Deus. - Santo Agostinho. (Paris, 1862.)

Bibliografia:
Kardec, Allan – O evangelho segundo o Espiritismo – Cap. III - Há muitas moradas na Casa de meu Pai.
Xavier, Francisco Cândido – Emmanuel - pelo Espírito Emmanuel - As vidas sucessivas; Os mundos habitados.
Apostila da Federação Espírita do Paraná – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Unidade II, subunidade 6 – Pluralidade dos Mundos habitados.

O Livro dos Espíritos –Allan Kardec – Da Criacao, parte !cap 3 – 55 a 59 e 69, 70;  Da vida Espírita, parte 2, cap. VI, perguntas 157/159 e 234/236. Evangelho Segundo o Espíritismo – Allan Kardec – Cap III, Há muitas moradas na Casa de meu Pai.

www.forumespirita.net

2 comentários:

  1. Muito interessante as pessoas precisam é mudar de valores, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  2. A humanidade não percebe o quanto é simples, extraordinária e abundante a vida no universo. Quando o homem científico questiona a existência de vida fora da Terra só confirma que a humanidade ainda carace de muita misericórdia e sabedoria para poder compreender os desígnios superiores da vida espiritual e do inesgotável poder de criação de Deus que jamais permite que a vida cesse em qualquer lugar do universo.
    Uma pena para nós, mas esse é o caminho, para podermos enxergar, antes temos de ser cegos.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!