.

31/10/2010

O QUE É A MENTE HUMANA? COMO FUNCIONA?

a mente humana

A mente é um canal de comunicação a serviço do Espírito. Nela ocorre o processamento do desejo e da vontade, que se inicia na essência do Espírito. Conecta-se ao cérebro, graças às propriedades do perispírito, no qual se localiza e se mantém, mesmo após a morte do corpo físico. Segundo a Psicologia Analítica, de Carl Gus-tav Jung, a mente ou psiquismo humano se compõe de Inconsciente e Consciência. O Inconsciente se divide em Pessoal e Coletivo. É no Inconsciente Coletivo que se situam os Arquétipos, estruturas psíquicas que determinam e direcionam o comportamento humano. Já o Inconsciente Pessoal se compõe principalmente dos Complexos, núcleos funcionais carregados de afeto, resultantes emocionais das experiências. Na mente também se processam os pensamentos e as emoções, pois é nela que se encontram gravadas as experiências do Espírito, e tudo que lhe acontece. A relação ente a Consciência e o Inconsciente é de compensação, isto é, toda tensão existente em uma dessas partes será compensada na outra. A Consciência é produto do Inconsciente, sendo este matriz de todas as atividades que nela ocorrem, bem como do surgimento do Ego ou Eu. É pela mente que passam os fenômenos mediúnicos intelectivos.
O impulso para a vida nasce no Espírito, essência divina, ou individualidade imortal, indo em direção do Inconsciente, a-
travessando-o, até atingir a Consciência e, por fim, se transformar em comportamento, pela ação do Ego. Nesse percurso, saindo do Espírito até chegar ao Ego, alquimicamente mistura emoções, pensamentos e sentimentos com conteúdos do Inconsciente e da própria Consciência, eliciando um con-junto de comportamentos que delineiam o que se conhece com o nome de Personalidade. A personalidade de uma pessoa é o conjunto de seus comporta-mentos, pensamentos e emoções que se formam em determinado momento ou fase da vida. Ela é mutável durante toda a encarnação e, principalmente, no intervalo entre encarnações.
A mente é um importante “órgão” para o Espírito e seu principal meio de contato com a dimensão em que se situa. Ela é a “usina” processadora da Energia Psíquica a serviço da evolução do Espírito, merecendo atenção, cuidados e uso constante da amorosidade.

Adenáuer Novaes
Adenáuer Novaes é Psicólogo Clínico, um dos diretores da Fundação Lar Harmonia, Salvador-BA; Apresentador do Programa Alquimia da Alma -Rádio Boa Nova, residente no Brasil. “Jornal de Estudos Psicológicos” Ciência, Filosofia e Religiao.

12 comentários:

  1. Bom dia
    Quero agradecer este post maravilhoso.Relação espírito consciência e comportamentos com conhecimentos.
    Esta filosofia para ser entendida tem de se estudada diariamente e entendida como um dom natural que Deus nos dá.
    Nós vivemos desconhecendo estas relações e nem nos preocupamos com tantas coisas maravilhosas que Deus nos dá.
    apesar de ser seguidor deste blogue nem sempre lhe dou a atenção que merece. Há assuntos que estão mais voltados para o espiritismo e eu não estou preparado para isso nem quero viver essas vidas. Quem morreu morreu e o seu espírito repousará em Deus.
    Todos os seres que nascem têm um espírito novo pois Deus é criador e não precisa de reciclar.
    Quem não vive segundo as regras de bondade e mansidão, quem não ama nem vive em caridade não precisará de cá voltar para repetir os mesmos pecados.
    Desculpa expor os meus pensamentos que estão em desacordo com a filosofia desta doutrina.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Luís,

    agradeco o carinho da sua visita e de ter deixado o seu comentário. Respeitamos todos os pontos de vista e todas as religioes. Mas, se fizermos uma análise - nao conseguimos compreender como um Deus de bondade e amor, permitiria que filhos seus, fossem beneficiados com um corpo perfeito, com inteligência brilhante, algumas das vezes acima do que podemos chamar de normal, filhos que nascem em berco de ouro aos quais nada lhes faltam e outros que nascem em condicoes de absoluta pobreza, sequer o alimento teem, ou aleijados, ou com doencas, com o corpo colado, sem cérebro etc.., eu, na minha humilde compreencao só posso entender estes fatos através da reencarnacao. Deus é nosso criador e de fato nao precisa reciclar, Deus cria incessantemente, mas ele, como pai de bondade e amor, dá novas chances aos seus filhos de se melhorarem, de evoluírem -de nos livramos lentamente e através da compreesao, da nossa bagagem pesada e sermos finalmente seres de luz; Nos dá essa chance de evoluirmos para que possamos ajudarmos nossos irmaos recém criados a evoluírem.
    Contudo amigo querido respeito, como disse acima seu poonto de vista -, e o admiro demais!
    Um abraco carinhoso e uma linda semana de paz, serenidade e saúde!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto Marcia, realmente a evolução do espírito merece cuidados e amorosidade.
    Muitos passam pela vida como autômatos, não se preocupando com nada que não seja a vida material,esquecendo-se que uma vida aqui nesse planeta não passa de um segundo diante da eternidade.
    Por isso que gosto muito de dizer que não somos humanos vivendo experiências espirituais e sim espíritos vivendo experiências humanas.
    Nossa verdadeira vida é a do espírito, aqui vivenciamos para aprender, evoluir e depois voltar pra casa.
    Se Deus é perfeito e ainda somos tão limitados, com certeza não poderíamos habitar o mesmo lugar dos que já se tornaram puros, se fazendo então necessário que nos purifiquemos primeiro em encarnações humanas como aqui nesse planeta como depois em mundos mais elevados onde nos manifestamos só como energia, sem corpos densos.

    Beijos em teu coração!

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga!
    Linda mensagem,e um conteudo riquissimo!
    É preciso nos despertar para o nosso crscimento espiritual.
    Não basta a certeza de que a vida continua,infinita,além da morte.É necessario clarear o aminho.
    Beijos de luz pra ti

    ResponderExcluir
  5. Mais um belo texto! Ainda sou uma "curiosa" na Doutrina Espírita", mas gostava de aprender muito mais. Quem sabe, não entenderia melhor certas situações; como a partida de meus bebês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom gosto de pessoas com forças de vontade isso faz com que ela alcanse seus objectivos.
      Por isso é so ter fe e crer em Deus que as coisas corram da maneira que tu desejares

      Excluir
  6. o mundo espiritual esta mais presente em nossas vidas que pensamos ..temos tantos pensamentos que são vibrações dos nossos amigos protetores ´~ao é?não consigo imaginar como tem gente que não acredita que exista vida apos a morte e que não temos contatos com nossos entes...seria muito fragil ser humano acreditar que uma vida intensa como a nossa acaba num ultimo suspiro num fechar deolhos de pura carne...ue logo logo virara pó...tenho tantas provas e lembranças que existem tantos mundos e tenho as resposta que preciso pra todos meus sofrimentos no evangelio segundo espiritismo..tenho muito consolo em nosso lar violetas na janela que mesmo sendo um pouco fantasioso nos mostra o que nossos entes estão la e fazendo o que?me surpreendi com o filme nosso lar tomei um baita susto pois quando meu pai faleceu um dia em sonho eu me deparei num portão grande ovalado na parte superior meio cinza azul claro sei la. um guaridão de roupa bege meio mal humorado emu perguntou que eu fazia la...disse que tinha ido procurar meu pai..ele me deixou por seundo ver meu pai atraves de um blindex meu pai veio acenou e não disse com a boca mas com o olhgar estou bem..dai me vi novamente na frente do tal portão e o senhor mal humorado me disse vai logo vc não pode ficar aqui anda!!pois bem quando fui ver o filme e apareceu aquele portão no trailler eu desabei pois eu fui la como não sei mas fui..e acredito imensamente que existe vida apos a morte e que nosa evoluimos por aqui nesse mundo de expiações e depois seguiremos na linha da evolução
    obrigada por me seguir
    otilia

    ResponderExcluir
  7. Muito bem colocado, parabéns, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante, ainda mais vinda de um psicólogo...ainda bem que cada dia existem mais profissionais que percebem o ser uma humano como um ser holístico (de corpo, mente e espírito).

    Abs,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  9. Olá Márcia.
    Excelente texto.
    Precisamos sempre nos informar quanto ao funcionamento de tudo que faz parte do nosso SER.
    São mensagens assim que auxiliam nas nossas descobertas para o nosso crescimento e desenvolvimento neste planeta.
    Tudo é válido.
    Parabéns!!!
    Um grande beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  10. olha gostei muito desse sit porisso vou voutar varias veses.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!