.

01/11/2010

DESGOSTO DA VIDA? UMA REFLEXÃO SOBRE O SUICÍDIO

depressao

Refletindo sobre a questão 945 de "O Livro dos Espíritos" que pensar do suicídio que tem por causa o desgosto da vida? Os Espíritos responderam: "Insensatos! Por que não trabalhavam? A existência não lhes seria uma carga!"

Sabemos que o suicida, além de sofrer no mundo espiritual as dolorosas conseqüências de seu gesto impensado de revolta diante das leis da vida, ainda renascerá com todas as seqüelas físicas daí resultantes, e terá que arrostar novamente a mesma situação provacional que a sua flácida fé e distanciamento de Deus não lhe permitiu o êxito existencial.

É preciso ter calma para viver, até porque não há tormentos e problemas que durem para sempre. Recordemos que Jesus nos assegurou que "O Pai não dá fardos mais pesados que os ombros".

O suicídio é a mais desastrada maneira de fugir das provas ou expiações pelas quais devemos passar. É uma porta falsa em que o indivíduo, julgando libertar-se de seus males, precipita-se em situação muito pior. Arrojado violentamente para o Além-túmulo, em plena vitalidade física, revive, intermitentemente, por muito tempo, os acicates de consciência e sensações dos derradeiros instantes, e fica submerso em regiões de penumbras onde seus tormentos serão importantes, para o sacrossanto aprendizado, flexibilizando-o e credenciando-o a respeitar a vida com mais empenho.

A religião, a moral, todas as filosofias condenam o suicídio, como contrário às leis da Natureza. Todas asseveram, em primeiro, que ninguém tem o direito de abreviar voluntariamente a vida. Entretanto, por que não se tem esse direito? Por que não é livre o homem de pôr termo aos seus sofrimentos? Ao Espiritismo estava reservado demonstrar,pelo exemplo dos que sucumbiram, que o suicídio não é uma falta somente por constituir infração de uma lei moral, consideração de pouco peso para certos indivíduos, mas também um ato estúpido, pois que nada ganha quem o pratica, antes o contrário é o que se dá, como no-lo ensinam, não a teoria, porém os fatos que ele nos põe sob as vistas."

Não há como falar do assunto sem evocarmos o sociólogo Emile Durkheim, que afirma existirem homens capazes de resistir a desgraças horríveis enquanto outros se suicidam depois de aborrecimentos ligeiros. Seria importante investigar a causa desta resistência diversa e o que contribui para essa estrutura maior ou menor.Interessante anotar que é nas épocas em que a vida é menos dura que as pessoas a abandonam com mais facilidade.

Considerada a doença do século, responsável por muitos dos suicídios, a depressão tem preocupado os especialistas. Os psiquiatras estimam que de cada grupo de 100 pessoas, 15 tem a probabilidade de desenvolver a depressão. E um distúrbio que ocorre por causa da alteração de substâncias como a serotonina e a noroadrenalina. O quadro depressivo é gerado por mudanças na produção e utilização dos neurotransmissores cerebrais (noradrenalina, interferona, serotonina e dopamina). Quando sua produção ou forma de produção se altera pode gerar a depressão e daí para o suicídio é uma porta escancarada.

E o suicida é, antes de tudo, o deprimido, e a depressão é a doença da modernidade. O suicida não quer matar a si próprio mas alguma coisa que carrega dentro de si e que sinteticamente pode ser nominado de sentimento de culpa e vontade de querer matar alguém com quem se identifica. Como as restrições morais o impedem, ele acaba se autodestruindo. Assim "o suicida mata uma outra pessoa que vive dentro dele e que o incomoda profundamente".

A obsessão poderia ser definida como um constrangimento que um indivíduo, suicida em potencial ou não, sente, graças à presença perturbadora de um ser espiritual. Vale a pena ler a descrição feita por Allan Kardec, em "O Livro dos Médiuns." (cap. 23, 44º, ed. FEB, RJ, 1981)

Diversas são as obras que comentam o assunto, assim temos como exemplo "O Martírio dos Suicidas", de Almerindo Martins de Castro, e "Memórias de um Suicida", de Yvonne A. Pereira. Por outro lado não podemos esquecer que Allan Kardec, no livro "O Céu e o Inferno" ou "A Justiça divina segundo o Espiritismo", deixa enorme contribuição em exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual e, especificamente, no capítulo V da Segunda parte, onde aborda a questão dos suicidas.

É verdade que após a desencarnação, não há tribunal nem Juízes para condenar o espírito, ainda que seja o mais culpado. Fica ele simplesmente diante da própria consciência, nu perante a si mesmo e todos os demais, pois nada pode ser escondido no mundo espiritual, tendo o indivíduo de enfrentar suas próprias criações mentais.

Jorge Hessen - Distrito Federal
Artigo publicado na Revista "O Espírita"    Ano XXVII - Nº 118

7 comentários:

  1. Marcia,

    belo texto.
    Se se aceita a continuação da vida, o suicídio se torna um peso menor.

    Um beijo, Coração!

    ResponderExcluir
  2. muito bonito o seu trabalho de divulgar os princípios e valores da doutrina espírita, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Este assunto sempre me preocupou dado que desde muito novo vivi dramas reais aqui na área de residência.

    Apenas os encarei como alguma coisa muito premeditada e que os levou até aquele acto sem retorno.
    Como muitas loucuras Deus perdoará mas certamente cada um terá de responder por aquilo que fez.
    O mais difícil será enfrentar a vida para além do túmulo. Já rezei hoje por todos estes irmãos que Deus chamou a si.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga!
    Que bom estar aqui mais uma vez,e aprendendo um pouco mais sobre essa doutrina tão iluminada.
    O suicidio é assunto sério,porem acontece todos os dias,sendo que ninguém tem o direito de tirar e acabar com a vida.
    Mas, quem somos nós para criticar quem pratica esse ato?
    Só cabe a Deus!
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcia

    Esse assunto é muito importante e dever ser tratado com grande seriedade. As pessoas que estão passando por momentos de depressão ou desespero devem procurar ajuda, médica e espiritual, a fé e a esperança são o remédio para esse tipo de sentimento, e deve ser buscada até ser encontrada...

    Paz

    ResponderExcluir
  6. Importante sempre esclarecer sobre o suícidio, para que as pessoas saibam o quanto isso poderá atrapalhar a sua evolução espiritual.
    Além disso, temos que considerar o suícidio inconsciente (por bebida, comida, alcool, ou drogas) onde a pessoa vai se matando lentamente...

    Bjo,

    Eli.

    ResponderExcluir
  7. Olá querida.
    Adorei sua mensagem.
    Suicidas na minha opinião, são Seres que não conseguiram encontrar sua Luz própria e sua verdadeira Essência, e estão perdidos numa existência que não tem sentido.
    Enquanto estão encarnados precisam muito de ajuda, porque qualquer acontecimento terreno já derrubam suas Energias e ficam abertos a qualquer sentimento negativo e de punição do seu "SER".
    Não é fácil, devemos perceber estas Almas que estão doentes para correr em seu auxílio.
    Digo isto, porque aos 15 anos minha mãe se suicidou. Porque para ela era Deus no céu e meu pai na Terra. Ela estava tão doente, que ninguém na família percebeu. Quando se deram conta já era tarde.
    Mas este texto nos leva a um assunto muito amplo, existem diversas formas de suicídio (como disse nossa querida amiga Eliane), mas, parabéns pela postagem.
    Muita Luz em seu coração!
    Lú.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!