.

12/01/2011

HARMONIA DO UNIVERSO

planetas

Estabelecida em nós a existência de um princípio inteligente e racional, o encadeamento das causas e dos efeitos, para explicar a sua origem mister se faz remontarmos à fonte donde ela dimana. Essa fonte, na pobre e insuficiente linguagem humana, é designada pelo nome de Deus.

Deus é o centro para o qual convergem e onde vão terminar todas as potências do Universo. É o foco de que emana toda a idéia de justiça, de solidariedade, de amor, o alvo comum para o qual todos os seres se encaminham, consciente ou inconscientemente. É das nossas relações com o Grande Arquiteto dos mundos que decorre a harmonia universal, a comunhão, a fraternidade. Para sermos realmente irmãos, é necessário um pai comum, e esse pai só pode ser Deus.

Deus, dirão, tem sido apresentado sob aspectos tão estranhos, às vezes tão odiosos, pelos homens de seita, que o espírito moderno se desviou dele. Mas que importam as divagações dos sectários? Pretender que Deus pode ser rebaixado pelos intentos dos homens, equivale a dizer que o Monte Branco e o Himalaia podem ser abalados pelo sopro de um mosquito. A verdade paira radiosa e deslumbrante muito acima das obscuridades teológicas.

Para entrever essa verdade, o pensamento deve desligar-se dos preceitos acanhados, das práticas vulgares; deve rejeitar as formas grosseiras com que as religiões envolveram o supremo ideal. Deve estudar Deus na majestade das suas obras.

A hora em que tudo repousa, quando a noite é transparente e o silêncio se estende sobre a Terra adormecida, então, ó homem, ó meu irmão, eleva o teu olhar e contempla o infinito dos céus.

Observa a marcha cadenciada dos astros, evoluindo nas profundezas. Esses focos inumeráveis são mundos, comparada aos quais a Terra não é mais que um átomo, sóis prodigiosos, rodeados por cortejos de esferas e cujo rápido percurso se mede, em cada minuto, por milhões de léguas. Distâncias espantosas os separam de nós, e eis por que nos parecem simples pontos luminosos. Mas, projeta sobre eles essa luneta colossal da ciência, o telescópio. Distinguirás suas superfícies semelhantes a oceanos de fogo. Procurarás inutilmente contá-los; eles se multiplicam até às regiões mais remotas, confundindo-se pouco a pouco numa poeira luminosa. Verás, também, sobre os mundos vizinhos da Terra desenharem-se os mares, moverem-se as nuvens. Reconhecerás que as manifestações da vida se produzem por toda parte e que uma ordem admirável une, sob leis uniformes e em destinos comuns, a Terra e seus irmãos, os planetas errantes no infinito. Saberás que todos esses mundos, habitados por outras sociedades humanas, se agitam, se afastam, se aproximam, impulsionados por diversas velocidades, percorrendo órbitas imensas; que por toda parte o movimento, a atividade, a vida, se patenteiam em espetáculo grandioso. Observa também o nosso globo, esta terra, nossa mãe, que parece dizer-nos: vossa carne é a minha; sois meus filhos. Observa esta grande nutrir da Humanidade; vê a harmonia dos seus contornos, seus continentes no seio dos quais as nações cresceram e se multiplicaram, seus vastos oceanos sempre em movimento; segue o renovamento das estações que a revestem de verdes enfeites e messes douradas; contempla todos os seres vivos que a povoam: aves, insetos, animais, plantas e flores, cada um dos quais é uma obra maravilhosa, uma jóia do escrínio divino. Observa-te a ti mesmo; vê o jogo admirável dos teus órgãos, o mecanismo maravilhoso e complicado dos teus sentidos. Que gênio humano poderia imitar obras-primas tão delicadas: os olhos e os ouvidos?

Considera todas essas coisas e pergunta à tua razão, ao teu discernimento, se tanta beleza, esplendor, harmonia, podem resultar do acaso, ou se não deveremos antes atribuir tudo isso a uma causa inteligente presidindo à ordem do mundo e à evolução da vida. E se, em contestação, aludes aos flagelos, às catástrofes, enfim a tudo o que vem perturbar essa ordem admirável, responderei: Perscruta os problemas da Natureza, não te detenhas à superfície, desce ao fundo das coisas e descobrirás com surpresa que essas aparentes contradições não fazem mais que confirmar a harmonia geral, pois tudo é útil ao progresso dos seres, único fim da existência.

Se Deus fez o mundo, replicam garbosamente certos materialistas, quem fez, portanto a Deus? Tal objeção é insensata. Deus não se vem adaptar à cadeia das suas criaturas. É o Ser universal, sem limites no tempo e no espaço; por conseguinte, é infinito e eterno. Não pode existir ser superior ou igual a Ele. Deus é a fonte e o principio de toda a vida. É por Ele que se unem, ligam e harmonizam todas as forças individuais, que, se não fosse Ele, estariam insuladas e divergentes. Abandonadas a si mesmas, não sendo regidas por uma lei, por uma vontade superior, essas forças só teriam produzido a confusão e o caos. A existência dum plano geral, dum alvo comum para o qual tendem todas as potências do Universo, prova a existência duma causa, duma inteligência suprema que é Deus.

Leon Denis - livro: "O Porque da Vida"

16 comentários:

  1. Márcia...

    Obrigada pelo seu carinho em meu blog.
    Que bom que já estás em casa, mas fiquei preocupada, eu tb tenho problemas na coluna...ciático e é horrível, então tenta relaxar, porque normalme
    nte tem relação com estresse tb.

    Derepente uma sessão de reiki, um floral, se o médico permitir: uma sessão de massagem...pode ajudar.

    Bjos querida e te cuida.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Márcia!!

    Um texto bem profundo!!Requer um pouco de reflexão!! Pra mim, fala ao coração.Consigo sentir a verdade nas palavras.É como vejo e acredito!
    beijos
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Linda e Admirável Amiga:
    Soberbo Post sobre Deus, a Sua importância e valor para nós. Perfeito.
    Sabe, a Igreja tem falhas, mas, em minha opinião, Deus é o supremo.
    Se somos inteligentes e estamos na Terra assim é, porque Alguém, Deus, nos fez inteligentes numa obra admirável. O Mundo é composto por seres inteligentes. As escolas. As diversas profissões são ocupadas por pessoas inteligentes.
    Parabéns pelo Post e MUITO OBRIGADO pela sua visita de sonho que adorei.
    Bem-Haja, pela sua ternura.
    Abraço amigo de respeito e sempre a admirá-la.
    Grato.

    pena

    Excelente!
    Bem-Haja, notável amiga.
    Adorei o que escreveu.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita. você sabe como gosto de seu blog e como gosto das leituras e reflexões que ele expõe.

    ResponderExcluir
  5. Eliane querida,
    obrigada pela sua doce visita e as dicas!
    Paz e luz para você!

    ResponderExcluir
  6. Vivian moca lida,
    agradeco sua atencao. É sempre bom ver pessoas interessadas nas coisas divinas.
    Um imenso beijo!

    ResponderExcluir
  7. Pena amigo amável,
    sempre uma honra para mim receber a sua estimada visita!
    Muito obrigada!!
    Beijos e um feliz dia!

    ResponderExcluir
  8. Guaraciaba mina flor,
    sua presenca aqui ilumina este espaco!
    Meu carinho para ti, pois seu que fazes um belo trabalho!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Guará amigo,
    obrigada pela informacao. Nao estava sabendo, até ontem, pois estive hospitalizada 3 dias, por dores na coluna; só vim a saber, qdo liguei a record e fiquei muito triste. Estamos em oracoes.
    Beijos e paz.

    ResponderExcluir
  10. Márcia, que visita deliciosa, pois pude conhecer este lugarzinho tão espiritualizado.
    Agradeço sua visita e agradeço a oportunidade que você me dá de partilhar com você ensinamentos tão profundos.bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Márcia,

    Quem tem o CD do mantra na realidade é a Lú do Essência estelar Maya, vou pegar com ela o nome e te passo. :D

    Bjos,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  12. Se Deus nos criou devemos acreditar nele e nas forças que ele nos dá para vivermos. Sabemos que todos nós vamos morrer um dia não se sabe quando mas porque não enquanto cá andarmos aproveitar a vida e suas coisinhas bonitas??! É uma pergunta que fica no ar..... lool..... beijinhos!!

    ResponderExcluir
  13. Eliete fiquei honrada com sua visita, muito obrigada!!
    Terei sempre carinho em recebe-la aqui, volte sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Eliane!!
    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Olá gatinhafofa,
    feliz com sua visita minha amiga. Com relacao a sua questao, Deus nosso amado pai, nos quer sempre felizes!!! Sem a menor sombra de dúvidas. Vivemos numa vida de encarnados e devemos mesmo aproveitar tudo que a vida nos oferece de belo e desfrutarmos de tudo que é fruto do nosso trabalho.
    Só nao podemos esquecer de dar o alimento a nossa alma. Amor, aprendizado, caridade, humildade, bondade. Sempre seguindo os passos do nosso querido mestre Jesus!
    Beijos e felicidades!!

    ResponderExcluir
  16. Prezados, que a paz de Jesus e dos bons Espíritos estejam com todos.

    Tenho uma observação a fazer:
    Reparei que o link de chamada do site do Portal Kardec no Blog não está chamando o site. Deve estar com algum problema de parâmetro. O endereço do site é www.portalkardec.com.br
    No texto da tela está igual, mas a chamada não deve estar.

    Muito grato pela atenção e desejo que sempre possam estar com a proteção do Divino Mestre Jesus.

    Muita Paz

    Portal Kardec
    Sergio Thomazinho.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!