.

21/01/2011

JESUS E OS APÓSTOLOS

Jesus e os Apostolos 1

Foi com imensa alegria que nos reunimos esta noite na sede do Grupo SEELE em Stuttgart, para apreciarmos a palestra Jesus e os Apostólos proferida por Wellerson Santos, orador, escritor -autor dos livros: Emmanuel Responde, Cancoes da Vida e Diálogo Espírita em parceria om Wagner Gomes da Paixao, natural de Minas Gerais no Brasil.

Numa indizível atmosfera de muita tranquilidade, paz e harmonia, Wellerson discorreu sobre o tema, com muita propriedade e carisma falando-nos do convite carinhoso do Mestre a cada um daqueles que viriam a ser os divulgadores da Boa Nova, trazendo-nos sempre a tela mental, as situacoes vividas pelos apostolos.

...É necessário que facamos primeiramente a diferenca entre a palavra discípulo e a palavra apóstolo - a palavra discípulo vem do latim, e significa aluno, aquele que aprende-, já a palavra apóstolo, derivada do grego, significa enviado, -legado, mensageiro, embaixador. Este termo foi usado por Jesus para designar os discípulos que Ele escolheu por companheiros e confidentes durante o resto de sua pregaçao e, posteriormente, que sairiam pelo mundo para pregar o Evangelho.  Emmanuel pela mediunidade incomparável de Francisco Candido Xavier, diz-nos que os apóstolos sao os condutores do espirito, sao aqueles escolhidos para estarem de perto a Jesus e se tornarem as suas testemunhas oculares para que mais tarde pudessem levar a sua mensagem onde se fizesse necessário.

Foi-nos passada as três fases pelas quais os apostolos passaram para cumprir os seus missionatos: O chamamento, a educacao e por fim a da missao.:  A primeira é o chamamento de cada um deles para que eles pudessem se tornar primeiro discípulos, os seus seguidores, somente mais tarde é que Jesus os convidaria para que eles fossem  apóstolos. 

E tudo comecou numa bela manha de sol na cidade de Cafarnaum. Jesus estava passando na beira da praia quando  viu ao longe dois pescadores, trabalhando com a suas redes, eles recolhiam os peixes retirados do mar, para trazer o sustento para suas familias, quando Jesus aproxima-se deles -, tratavam-se de Simao Pedro e André que eram irmaos e trabalhavam juntos na praia de Cafarnaum. Quando o mestre achegou-se, foi logo dizendo: Vinde após mim, eu vos convido para que a partir de hoje nao mais pesqueis peixes no mar da Galiléia, mas que vindes comigo pescar homens, pescar almas,para o meu rebanho do amor. E assim dá-se início ao magnífico trabalho do apostolado e divulgacao da Boa Nova.

..E indo, pregai dizendo: É chegado o Reino dos Céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graças dai.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordao; porque digno é o operário do seu alimento.
E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurais saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a. E se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés e segue adiante.
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos, portanto, sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Acautelai-vos, porém dos homens; porque eles vos entregarao aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; e sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de Mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. E odiados de todos sereis por causa do Meu Nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não cuideis que vim trazer a paz a Terra; não vim trazer a paz, mas a espada
".
Jesus teve muitos discípulos, homens e mulheres que seguiram os seus ensinamentos, que tiveram suas vidas transformadas, que aprenderam com Ele o significado da vida. Os discípulos da Boa Nova de Jesus são os mensageiros do seu amor nos mais recônditos lugares do Orbe Terrestre, são hoje, aqueles que Lhe seguem as pegadas.
"Naqueles dias, Jesus se retirou para o Monte a fim de orar, e, passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.
Seus nomes são os seguintes: Simão, a quem Cristo chamou Pedro, André, seu irmão, Tiago, filho de Zebedeu, seu irmão João, o discípulo amado de Jesus, Filipe, Bartolomeu, que também é chamado Natanael, Tomé, chamado Dídimo, Mateus ou Levi, o publicano, Tiago, filho de Alfeu, Judas Tadeu também chamado Lebeu, Simão Cananeu ou Zelote, e Judas Iscariotes, o traidor
.
A pregação dos apóstolos que começou na Palestina estendeu-se, mais tarde, a outros países.
Por sua vida digna, os apóstolos foram conquistando as almas e difundindo a fé cristã. Alguns deles tornaram-se autores de alguns livros do Novo Testamento.
A Casa do Caminho foi indubitavelmente a primeira comunidade cristã na história da Humanidade. Simão Pedro o seu fundador, presidiu-lhe os destinos coadjuvado pelos apóstolos Bartolomeu, Tiago, Filipe e João. Os demais apóstolos demoraram pouco tempo, pois saíram para difundir o Evangelho de Jesus entre os povos gentios, sendo na sua maioria martirizados.
Conta-se que o casarão principal era um pavilhão singelo não mais que um grande telheiro revestido de paredes frágeis, carentes de todo e qualquer conforto. A Casa do Caminho era uma plantinha tenra, oriunda de uma semente divina, a enfrentar titânicos embates, num ambiente hostil e adverso. De um lado eram mais de cem pessoas recebendo alimentação diária, os serviços de assistência aos enfermos, aos órfãos e aos desamparados, prostitutas, criaturas de má conduta, loucos incuráveis e viciados de variados matizes. De outro lado, a perseguição atroz do Judaísmo o que obrigou a uma relação de permanentes concessões.
O livro Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, menciona parte das atividades apostólicas, sobretudo dos apóstolos Pedro e Paulo, encarregados de modo especial do apostolado entre judeus e gentios, respectivamente.
A vida dos apóstolos de Jesus é roteiro de dignificação, amor e trabalho. Possamos tê-los como exemplos para as nossas experiências diárias.

Infelizmente nao dá para reproduzir aqui em palavras todo o conteúdo da palestra - menos ainda, o sentimento que nos invadia a alma, de amor, de renovacao e piedade pelo sofrimento vivenciado por aqueles que foram perseguidos, crucificados, degolados, ou que tiveram sua pele retirada, devorados por serem os primeiros Cristaos em trabalho de divulgacao da mensagem do Cristo. Contudo, deixo-vos aqui os trabalhos do Wellerson onde podereis encontrar com detalhes informacoes preciosas sobre os Apóstolos.

Emmanuel Responde Dialogo espirita

Dvd Jesus e os ApóstolosCancoes da Vida Cd André Cd Simao Pedro Cd Joao   CD Tiago

17 comentários:

  1. Querida Marcia,que ótimo,estar aqui adorei esta sua
    postagem com as maravilhas das reuniões dos nossos
    irmaõs que nos antecederam,hoje é para nos bem mais axecivel,seguir e praticar o evangelho
    Deus te abençoe minha irmã com muito amor paz
    e luz bjs para vc Marlene

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo seu trabalho de mensageira da luz!

    ResponderExcluir
  3. Querida amig@ e s bueno leer y releer la vida de nuestro Señor, no sé por qué, siempre se te olvida de algo.
    Cariños y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  4. Que possamos pôr em prática esses exemplos de amor ao próximo e altruísmo. Como nosso querido amigo Dr. Bezerra nos lembrou: urge trabalharmos pela nossa mudança íntima, urge ascender para o estado de regeneração deixando o de expiação ser capítulo passado.

    Que Deus Pai e o Mestre Jesus nos ajudem nessa caminhada, que aprendamos a recorrer a nossa família espiritual nao só nos momentos de aflito e sofrimento, mas nos momentos de júbilo e satisfação também.

    Mãe seu blog é nota dez, espero que o conteúdo seja como uma sementinha de bons sentimentos nos coraçoes de cada visitante.

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido mesmo maravilhosa esta palestra.
    Eu, da minha parte, tenho um grande dificuldade de compreender o Evangelho, porque eu mais necessito de reforma íntima.
    Parabéns, Anjo d'alem mar, por compartilhar!

    Um doce beijo, Coração!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcia.
    Obrigada pela visita. Aí vim conhecer seu espaço, gostei e já estou lhe seguindo. Sou pessoa simples e de boa vontade. Irei visitá-la sempre.
    Beijo
    Maria Luiza, (Lulú)

    ResponderExcluir
  7. É muito gratificante para nós sempre encontrarmos palavras de estímulo para tentarmos seguir o caminho do bem.Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Minha querida amiga Marlene,
    obrigada pelo seu carinho; É sempre bom para a alma ouvir sobre tao belos exemplos.
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Isabelle amiga,
    mensageira da luz somos todos nós - a luz está dentro de nós, eu nao me sinto assim, tenho muito ainda a trabalhar com a minha reforma intíma - aliás, muitas encarnacoes pela frente!
    Beijos e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Norma, seja semppre bem vinda aqui!
    Agradeco o seu comentário e desejo um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Lory,
    que bom que você veio deixar sua contribuicao.
    Bem lembrada as palavras de Dr. Bezerra!
    Um beijao

    ResponderExcluir
  12. Oi, Márcia
    Agradeço a sua visita. Fiquei feliz em estar seguindo, o meu blog. O seu é lindo, gostei muito e aqui voltarei outras vezes. A palestra Jesus e os Apóstolos deve ter sido muito bonita.
    Abraço-a fraternalmente.

    ResponderExcluir
  13. hola buenas tarde....gracias por seguir mi blog!bienvendida a él!
    bellas parabolas,Marcia...
    un beso
    lidia-la escriba

    ResponderExcluir
  14. MÁRCIA, continue assim, semeando belos textos e nos iluminando.

    beijosss...

    ResponderExcluir
  15. Jorge amigo querido,
    a palestra foi de fato muito especial, em conteúdo e vibracao.
    Se vc a pessoa especial que és, tem tanto a aprender e trabalhar a reforma íntima, imagine eu!
    Beijos e feliz fim de semana!

    ResponderExcluir
  16. Márcia, boa tarde.
    É sempre muito bom ler esses textos e sentir as vibrações dos bons espíritos que emanam desse blog!
    Que Jesus nos ilumine e todos possamos praticar o cristianismo vivo em nossos corações, mentes e ações!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Good afternoon,

    The translator is not working, but I wanted to drop in and say hello anyway.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!