.

28/01/2011

PALESTRA PERISPÍRITO E DOENCAS

perispirito

Depois de uma bela prece de abertura feita pela companheira Christina Renner, deu-se inicio a palestra Perispirito e Doencas, proferida pelo DR. Marcos Augusto P. de Azevedo na sede do SEELE em Stuttgart na Alemanha que foi traduzida simultaneamente para o idioma alemao por Margareth de Lauro Zorn.

Dr. Marcos é de São Paulo, Brasil, Psicólogo e especialista em doenças mentais. Juntamente com outros médicos, ele está ativo em projetos de investigacoes pré natais. Presidente da instituição, "Maria José", http://www.centrodeconvivio.org.br/ (dêem uma olhada por favor) Fundacao Beneficiente, cujo foco principal é dar apoio às crianças deficientes e está voltada especialmente para criancas com Síndrome de Down. Ele também fundou uma Organização Social para o atendimento gratuito de crianças  e suas mães, quer no âmbito da doença Síndrome de Down, ou outras deficiências mentais. Autor dos livros: A Vida com Afeto, Diário de Perpentina e A Caridade é Sentir e dos  Vídeos:A Vida com Afeto e Concepção e Valorização da Vida.

Dr. Marcos deu inicio a palestra nos falando da importância do corpo perispiritual como recurso que a Divina Providencia nos dá, para que possamos nos aprimorar continuamente e fazer deste corpo uma representacao das Leis Divinas na nossa individualidade.

-Perispírito, ou corpo fluídico do espírito, ou ainda psicossoma, ou corpo espiritual, é um dos produtos mais im­portantes do Fluido Universal, é uma condensação dele em tor­no de um foco de inteligência ou espírito.

Os espíritos compõem seu Perispírito do ambiente onde se encontram. Isto quer dizer que se forma dos fluidos ambientais e, portanto, varia em conformidade com o mundo em que vivem. A natureza do Perispírito está sempre relacionado com o grau de adiantamento moral do espírito.

O Perispírito pode ser entendido como a vestimenta do espí­rito, o que lhe dá propriamente forma.

Entre as muitas atribuições do Perispírito, se coloca aquela de intermediário entre o espírito e o corpo. É ele constituído de substância vaporosa, não visível aos olhos humanos, porém as­sumindo consistência nos planos do Espírito.

Ao Perispírito se pode atribuir a qualidade de estruturador do corpo orgânico, a partir da fecundação, na embriogênese, bem como estar diretamente relacionado à memória biológica, isto é, o registro das múltiplas experiências nos campos dos se­res vivos, no decurso dos milênios, a partir das primeiras mani­festações das formações protoplásmicas. Nele aglutinamos todo o equipamento de recursos automáticos que governam as bi­lhões de células, adquiridos vagarosamente pelo ser através dos tempos, nos esforços de recapitulação pelos diversos setores da evolução anímica.

Pode-se visualizar o Perispírito ou Corpo Espiritual à se­melhança de uma estrutura eletromagnética integrada, enriquecida de informações que se foram acumulando experi­mentalmente num mecanismo de estímulo-resposta, dentro de uma diretriz evolutiva, ou seja, de auto-seleção e auto-aprimo­ramento, conduzida por um principio de conservação de ener­gia, onde o máximo de informações são armazenadas com o mínimo dispêndio de energia Pode também o Perispírito se alterar no seu equilíbrio mag­nético em decorrência das próprias impregnações que as nos­sas imagens perniciosas e deteriorantes nele se projetem e se gravem. Interligado como se acha, interagindo na intimidade celular por contato molecular, portanto, nas estruturas atômi­cas da matéria, tais desequilíbrios se transmitem ao organismo físico, nas áreas mais sensíveis ao tipo de impulso desencadea­do, determinando desordens físicas, causas de certas moléstias.

Assim, os descontroles emocionais, nos ódios, na irritação, as extravagâncias no comer e no beber, a maledicência, os desequilíbrios do sexo, o fumo, o álcool, os tóxicos, podem ge­rar enfermidades, tais como, respectivamente: cardiopatias, do­enças hepáticas, gastralgias, surdez e mudez, cansaço precoce e distrofias musculares, asmas e bronquites, loucura, idiotia.” (Dr.Ney Prieto Peres-http://espiriteiro.blogspot.com/ )".

O corpo perispiritual é o intermediário, entre o corpo fisico e o proprio espirito. Na condicao de encarnados nós temos três corpos que estao justapostos: o corpo fisico que é visivel formado dessa materia necessária a vivência nesta dimensao, neste mundo tridimensional, o perispírito que é o corpo intermediário entre o corpo fisico, e o espirito que é a propria essência.

A nossa evolucao, é um processo gradativo. Deus nos dá através de cada encarnacao, a possibilidade de cada vez mais ir desenvolvendo os nossos corpos para que possamos verdadeiramente refletir um estado de harmonia e um estado de espirito, de perfeita saúde, e de perfeita potencialidade. Deus nos dá essa tarefa individual, porque precisamos verdadeiramente usufruir do nosso Livre Arbirtrio, - que é a capacidade que Deus nos concede de contruirmos a si mesmo, porque se ele ja nos fizéssemos prontos, sem o exercicio da vontade, da experiência, da sua participacao esse patrimônio nao teria um valor que seria verdadeiramente seu.

Deus na sua misericórdia nos possibilita através dos pensamentos, sentimentos e nossos atos a construcao do aprimoramento de nós mesmos.

Através do decorrer das várias encarnacoes nós cometemos vários enganos, e esses enganos se dao atraves destes três aspectos: ou nós nos enganamos com os sentimentos, ou que está vinculado ao pensamento ou que está vinculado ao ato. O pensamento de rancor, promove um sentimento de rancor  e um ato de rancor. Um sentimento de fraternidade, promove um pensamento de fraternidade  um ato de fraternidade, eles estao vinculados e estao simultaneamente acontecendo nesse mundo tridimensional, ou seja, nós pensamos, sentimos e agimos, e, é claro que o resultado de tudo isso está na acao, se a nossa acao for uma acao destrutrutiva, e for vinculada a pensamentos destrutivos ou de violência, automaticamente está refletindo esse conjunto – pensamentos, sentimentos e atos.

O fato do perispirito ser um corpo ainda material, mas que está situado em outro campo vibratorio devido a formacao do seus elementos quimicos, que esta aquém do hidrogenio e além do urânio automaticamente ele nao é , palpavel nao é visivel , mas isso na realidade, nao elimina a sua funcao, o seu objetivo em relacao a própria vida  e ao nosso espirito, em relacao ao nosso desenvolvimento.  Essa estrutura muito embora nao apareca visivelmente enquanto estivermos encarnados mas, ela está justaposta no nosso corpo fisico como arquivo, é como se fosse um gravador, que vai gravando os nossos sentimentos, pensamento e atos. Fica claro que se o nosso perispírito tem essa funcao, Deus nao criaria um perispírito para que logo depois da nossa desencarnacao esse perispirito se desintegrasse, mas, na sua sabedoria infinita ele criou o perispírito de um outro tipo de matéria, -uma matéria capaz de dar uma sobrevivência logo após a nossa desencarnacao e ele continua sendo um instrumento do proprio espirito no plano espiritual.

É importante que se perceba a necessidade de compreensao do perispirito. A Doutrina nos possibilita uma fé raciocinada, nao uma fé dogmática imposta, porque assim nós criaremos verdadeiramente todos os recursos Divinos, nao de forma dogmativa mas de forma sentida, participativa, raciocinada, e é isso que faz a grande dierenca. Essa diferenca até nos assusta porque é dificil nos imaginarmos como próprios agentes da nossa propria evolucao; normalmente atribuimos essa evolucao as circunstancias, mas, assumir a postura de que nós somos os construtores, os arquitetos do nosso próprio destino, do nosso próprio desenvolvimento , isso exige também a racionalidade, exige o raciocinio para que nós possamos compreender em profundidade qual o sentido da nossa vida, o que estamos fazendo aqui. Será que descemos nessa dimensao, estagiamos nessa dimensao, só para comer, beber e dormir? -Nao. Tem uma finalidade evolutiva, cada experiência está carimbando o nosso passaporte perispiritual, a cada experiência estamos carimbando toda a nossa vivência aqui, quando você sai daqui, está carimbado, - e o que é esse carimbo? As suas acoes, o conteúdo que você deu, que é seu, que você participou racionalmente. Você teve sentimentos pensamentos e atos o tempo todo da sua encarnacao, e é claro que esse Livre Arbitrio nos confere uma maturidade espiritual. Nós nao precisamos mais depois que conhecemos a Doutrina ficarmos presos a uma série de dogmas. Agora compreendemos que as Leis divinas elas podem e devem ser inseridas na nossa consciência com a parte de nós mesmos, e através da continha que é extremamente simples que sao os nossos pensamentos, mais sentimentos e atos , o total vai ser sempre você. Porque você participou, você vivenciou isso na sua intimidade, Deus lhe concedeu o Livre Arbitrio e você foi articulando pensamentos, sentimentos e acoes.

No chacra coronário está registrado a sede que nos possibilita o exercicio, a reflexao de tudo que nós vamos construindo gradativamente aqui, por isso que o remorso quando fazemos algo errado logo acusa que algum sentimento, pensamento, ou atos, nao condizem com a vontade Divina. Nós podemos até nos enganar por algum tempo, mas sabemos que nao podemos enganar verdadeiramente a consciência Divina, -isso a gente nao pode fazer, nao há cientista, nao há milionário, nao há inteligência que possa fazer, porque Deus fez de forma tao perfeita, que automaticamente você vai sentindo o que está construindo em si mesmo. Claro que todos nós podemos sofrer pelo processo de educacao, e o processo de educacao significa a informacao que todos nós devemos ter acesso, porque a informacao acessada, essa que chega através de literatura, através de experiências, vai também lhe dando possibilidades no âmbito do seu pensamento, de selecionar, usando o Livre Arbitrio-, refletindo sempre se o que foi sugerido é bom.

A sede da consciência que está situada no centro coronário comeca a articular a sua reflexao do que você está pensando e sentindo. Você pode até  se ludibriar, enganar, mas na realidade este é um dos mais terriveis enganos, que é enganar a si próprio. Entao esta continha embora pareca singela e é bastante simples, é você. E ela que vai formando você. Pensamentos + sentimentos + acoes = você. A gente comeca a colocar várias questoes e vários nomes cientificos, mas, se estivermos verdadeiramente vinculados a esta conta na construcao de nós mesmos, certamente que vamos construindo na realidade, um perispirito numa individualidade muito melhor, e esta individualidade muito melhor, tem padroes que podem ser orientados, -e quem é que nos orienta como padrao principal de pensamentos tao Divinos? -É o Cristo, embora, em todas as épocas da humanidade tenha passado por aqui filosófos e os mais inteligentes sábios, com grandes contribuicoes e vários outros ilustres personagens, mas ninguém no historico da humanidade pôde exemplificar essa conta de forma tao perfeita, mostrando que todos os nossos pensamentos, sentimentos e atos nao podem estar distanciados da lei do amor, porque se nos distanciarmos da lei do amor, nós comecamos a ficar limitados em nós mesmos e podemos até crescer em termo racional, mas perderemos muito nas relacoes interpessoias, e vemos que grande parte das psicopatologias, as neuroses e as psicoses as fobias, etc, comecam muito nessa incapacidade de amar, e aí, vamos nos fechando em nós mesmos numa condicao autista, esquizofrênica e dando a personalidade todos os desvios que vao conduzindo ao isolamento total, até entrar neste estado das patologias e tem obviamente que fazer todo caminho de volta; -nao conseguiu pensar bem, sentiu mágoas praticou acoes extramente conflifitivas, você está o que? -Patológico, está doente, está necessitando de amor, porque o amor em sua essência é Deus, o amor da compreensao do entendimento, o amor da solidariedade, e é esse amor que está nos faltando.

Para a Doutrina o mais importante que ela nos traz é estimular em nós mesmos a capacidade de amar, porque ver e ouvir espiritos, nao quer dizer absolutamente nada, o que quer dizer absolutamene tudo, é o que você faz daquilo que você ouve e do que você vê, e que sintonia você estabelece na sua intimidade espiritual, com essas pessoas que você está vendo que você está ouvindo.

O espitismo muito embora, muitas vezes as pessoas confundam, nao é um campo só de resgates, de julgamentos, o espiritismo é um campo de vida, de valorizacao da vida, é valorizar a vida, a vida de todo o Universo. Ter reverência por todas as coisas porque quando nós vivermos dentro dessa modalidade de evolucao, nós estaremos verdadeiramente com pensamentos Divinos, com sentimentos Divinos e com atos Divinos, construindo um eu, uma personalidade e espirito Divino. O fato de termos um corpo perispiritual, e ele como uma entidade que pertence a nossa evolucao e que sobrevive ao fenômeno da morte, automaticamente, ele tem uma funcao de poder arquivar as suas experiências e, se essas experiências forem boas, ou forem experiências conflitivas, negativas, você retorna a experiência fisica para expurgar, para limpar todas essas lesoes que você provocou no seu perispirito.  E pode ser no âmbito individual ou pode ser também em sintonias coletivas, desses desastres coletivos que a gente tem percebido muito mais frequentemente nos ultimos tempos. É importante que possamos perceber, entender, e refletir como é que acontece essas coisas; primeiro se temos no perispirito os centros de forcas, e esses centros de forca segundo André Luis, ele é análogo aos orgaos do corpo fisico, ao sistema do corpo fisico, o circulatorio o respiratório, etc, ele tem a funcao de potencializar a própria alma dando ao espirito todas as possibilidades de evolucao, recebendo do espirito todos os estimulos da sua potencialidade infinita. 

...Deus é tao bom, tao misericordioso, que as vezes, algo nos incomoda..., de repente cometemos um engano muito profundo em relacao aos nossos semelhantes, quando reencarnamos automaticamente, trazemos esse arquivo, e, claro que vamos fazer um novo arquivo, mas de continuidade. E assim Deus nos permite encarnar outra vez e o próprio perispirito atrai as circunstancias necessárias a sua evolucao. Se há uma necessidade de resgate, de expiacao de acertos de contas, certamente você sera tragado, sintonizado pela lei de atracao e semelhanca. Tudo opera nao no sentido da culpa e do resgate pelo resgate, as leis Divinas operam no sentido do seu aprimoramento e da sua perfeicao.

No final da palestra, depois de uma belíssima prece de encerramento feita por Dr. Marcos, -onde nos alertou que em qualquer que seja a situacao, nao esquecamos que Jesus é o Governador do nosso Planeta-, foi transmitido um passe coletivo, onde todos puderam se beneficiar das emanacoes de boas energias. E na cantina um bonito momento de confraternizacao entre todos os visitantes.

13 comentários:

  1. MARCIA!

    Agradeço por seguir meus "Gritos"!!!Muito me honra!

    Uma beleza o seu blog; faz-nos ler exatamente o que necessitamos!

    Obrigada!

    Sonia Regina.

    Sonia Regina

    ResponderExcluir
  2. Querida que mensagem especial,nos fala de tantas coisas que presisamos tre sempre em mente para que tenhamos forças para enfrentar as lutas a vida
    e como são maravilhosos os momentos de confraternização,com nossos irmãos de fé, de caminhada,Deus te abençoe querida sempre com muita luztenha um ótimo fim de semana
    Marlene

    ResponderExcluir
  3. É sempre um grande momento, o de ler a mensagem que você nos envia através de seu blog! Sempre mensagens de ensinamento e reflexão os quais sedimentados com certeza nos farão melhores.Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedora essa palestra. Quanto nos beneficiaríamos se entendêssemos a vida como uma dádiva divina, o nosso corpo como um empréstimo de Deus, q temos obrigações não só para mantê-lo vivo, mas para trabalhar pela nossa evolução tanto material, como principalmente espiritual. Marcia, gostei muito do seu blog. Te convido a visitar o meu. Muita paz!

    ResponderExcluir
  5. Amigos (as) queridos (as),
    estarei saindo de férias, a partir de amanha, 30.01, pelo período de quinze dias. Agradeco antecipadamente pelo seu carinhoso comentário, que com certeza vai somar. Retribuirei o comentário de vocês quando retornar.
    Muita paz, muita luz para todos,
    beijos

    ResponderExcluir
  6. que palestra maravilhosa foi essa nao é mesmo?

    obrigada por tê-la revivido na memória através desse texto.

    mais um impulso rumo a reforma íntima.

    ResponderExcluir
  7. Márcia, seu blog é muito esclarecedor parabéns.
    É importante lembrar que boa parte das doenças possuem origem do perispírito...

    Bjos,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  8. Cuánta paz y amor espiritual se respira por estos lares.

    Me quedo.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  9. Márcia,

    volte logo....muita saudade!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Márcia. Uma aula completa. Vou imprimir e levar para meu grupo de estudo da Doutrina Espírita. Obrigada por compartilhar. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Márcia, boa noite!

    Desculpe a demora em vir agradecer sua visita e seu convite, mas tirei essas duas semanas de férias com as crianças, pois eles voltam as aulas amanhã, daí quis aproveitar esses últimos dias com eles...

    Muito esclarecedora e elucidante o tema da palestra, onde denota a necessidade de crermos ainda mais na divindade humana, para tornarmos o mundo menos desigual, principalmente para aqueles que já vem com a própria desigualdade...

    ótimo Post Márcia, meus parabéns e, uma ótima noite para ti...

    Bjs no coração

    MARCIO RJ

    ResponderExcluir
  12. Amigos queridos,
    ainda estou em Portugal, desfrutando das maravilhas daqui. O tempo está cerca de 18 a 20°; Bem melhor que na Alemanha onde ainda está muito frio.
    Ainda nao posso visitar os blogs maravilhosos de vcs pois estou com internet móvel, o que significa que é muito caro. Mas dentro de uma semana com a permissao de Deus, estarei de volta e retribuirei todas as visitas e comentários.
    Deixo um imenso beijo a todos e votos de uma feliz semana!

    ResponderExcluir
  13. Amiga,

    Tenha uma linda e abençoada semana.

    Deus é contigo.

    Beijos de luz

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!