.

18/01/2011

TRAGÉDIA COLETIVA NO RIO DE JANEIRO ANTE A LEI DE CAUSA E EFEITO

tragédias

Com o desequilíbrio ambiental (aquecimento global) em pleno verão, chuvas violentas são consequentes, e a tragédia das enchentes, dos desabamentos, dos desabrigados, se repetem, variando apenas o número de mortos e desaparecidos em decorrência desse fenômeno. Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, têm ocupado vasto espaço no noticiário, comovendo-nos mediante tantas vidas destruídas. Nesses episódios, as imagens midiáticas, virtuais ou impressas, mostram-nos, com colorido forte, as tintas do drama de inúmeros estragos, enquanto a população recolhe o que sobrou e chora seus mortos.

Muitos ficam em estado de extrema revolta contra tudo e todos, mas não nos esqueçamos que nos Estatutos de Deus não há espaço para injustiças, razão pela qual os flagelos destruidores ocorrem com o fim de fazer o homem avançar mais depressa. A destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que adquirem, em cada nova existência, um novo grau de aperfeiçoamento. A Lei de causa e efeito ainda é coisa obscura para a humanidade, principalmente para aquelas pessoas que vivenciam a tragédia. Aquele que vê sua família dizimada dificilmente raciocinará; ele simplesmente não compreenderá os motivos para isso, porque não consegue ver que causas poderiam levar a tamanha perda e na forma como ocorre. É um momento de desespero, em que a visão se turva e não se é capaz de pensar em outra coisa que não seja a “injustiça”, embora que no plano espiritual o processo esteja ocorrendo de outra forma, com a harmonia da Lei Maior.

Nesses tristes fatos é comum emergir a indagação clássica: qual a finalidade desses acidentes, que causam a morte conjunta de várias pessoas? Como a Justiça Divina pode ser percebida nessas situações? Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas indefesas? Os Espíritos elucidam a questão afirmando que "as expiações e/ou as grandes provas são quase sempre um indício de um fim de sofrimento e de aperfeiçoamento do homem, desde que sejam aceitas por amor a Deus".(1) Encarando, porém, a vida sem a compreensão das leis da consciência e do processo da reencarnação, não poderemos explicar a Justiça de Deus – principalmente nos casos brutais de mortes coletivas.

Nos casos tão dramáticos ocorridos nas serras “cariocas”, encontraremos uma justificativa plausível para os respectivos acontecimentos, se analisarmos atentamente as explicações que só a Doutrina Espírita nos fornece, para confirmar que, até mesmo nessas tragédias, a Lei de Justiça se faz presente, pois, como nos afirma Allan Kardec, não há efeito sem que haja uma causa que o justifique.

Todos os que pereceram nessas circunstâncias carregavam na alma motivos para se ajustarem com a Lei Divina, a fim de amortizar seus débitos com a indefectível e transcendente Justiça, encontrando aí a oportunidade sublime do resgate libertador. “Salvo exceção, pode-se admitir, como regra geral, que todos aqueles que têm um compromisso em comum, reunidos numa existência, já viveram juntos para trabalharem pelo mesmo resultado, e se acharão reunidos ainda no futuro, até que tenham alcançado o objetivo, quer dizer, expiado o passado, ou cumprido a missão aceita.”.(2)

Naturalmente a Lei é para todos nós. Emmanuel lembra que “quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente. E antes de reencarnarmos, sob o peso de débitos coletivos, somos informados, no além-túmulo, dos riscos a que estamos sujeitos, das formas pelas quais podemos quitar a dívida, porém, o fato, por si só, não é determinístico, até porque dependem de circunstâncias várias em nossas vidas a sua consumação, uma vez que a Lei de causa e efeito admite flexibilidade, quando o amor rege a vida. Conforme ensinou Pedro, “o Amor cobre uma multidão de pecados”(3), portanto, podemos resgatar, através da prática do Bem, o equívoco praticado em outras instâncias.

De fato! Engendramos a culpa e nós mesmos movemos os processos destinados a extinguir-lhe as consequências. E Deus se vale dos nossos esforços e compromissos de resgate e reajuste a fim de direcionar-nos a estudos e progressos invariavelmente mais amplos no que tange à nossa segurança psíquica. É por essa razão que, de todas as tragédias humanas, nos retiramos com mais experiência e mais luz na mente e no coração, para defender-nos e valorizar a vida.

A situação no Rio é comovedora, como sinistro foi o terremoto no Haiti, o tsunami na Ásia. Ainda aqui, Emmanuel esclarece: “lamentemos sem desespero quantos se fizeram vítimas de desastres que nos confrangem a alma. A dor de todos eles é a nossa dor. Os problemas com que se defrontaram são igualmente nossos. Não nos esqueçamos, porém, de que nunca estamos sem a presença de Misericórdia Divina junto às ocorrências da Divina Justiça, que o sofrimento é invariavelmente reduzido ao mínimo para cada um de nós, que tudo se renova para o bem de todos e que Deus nos concede sempre o melhor.”(4) Inobstante, para o encarnado comum esse argumento emmanuelino não fazer muito sentido.

Diante de tantos e lúcidos esclarecimentos dos Benfeitores, não mais podemos ter quaisquer dúvidas de que a Justiça Divina exerce sua ação, exatamente com todos aqueles que, em algum momento, contrariaram a harmonia da Lei de Amor e Caridade, e por isso mesmo, cedo ou tarde, defrontar-nos-emos inexoravelmente com a Lei de Causa e Efeito, ou, se preferirmos, com a máxima proferida pela sabedoria popular: “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”.

Jorge Hessen  http://jorgehessen.net (1) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, RJ: Ed. FEB, 1989 (2) Kardec, Allan. Obras Póstumas, RJ: Ed Feb, 1993, Segunda Parte, pág. 215, no Capítulo: Questões e problemas   (3) I Pedro, 4:8    (4) Xavier, Chico. Mensagem ditada pelo Espírito Emmanuel, reunião pública, na noite de 28 de fevereiro de 1972, em Uberaba, Minas Gerais

A tragédia das chuvas meus irmaos, se extenderam por várias partes do mundo: aqui na Alemanha também, a chuva fez diversas vítimas, dois terços da cidade Histórica de Wertheim estão inundadas por causa do aumento do nível do Rio Main. Mais de mil pessoas foram afetadas e mais de 400 edifícios, informou RPP Notícias. No país 4 pessoas morreram por causa das enchentes. A regiao afetada pelas enchentes equivale ao país França,em-extensao. alemanha- enchente

alemanha- enchente 2 

No Sri Lanka mais de 1 Milhao de pessoas foram afetadas e estao desabrigadas. mais de 200.000 pessoas abandonaram suas casas e 23 perderam suas vidas. As chuvas caem desde o dia 26 de Dezembro de 2010, mas no dia 09 de Janeiro de2011, tornaram se muito intensas, informou o site Alertnet/Reuters.

a- sri lanka-enchente

Na Austrália, 25 morreram e 71 permanecem desaparecidas. Tasmania e Melbourne estão alagadas. Em Victória, mais de 2000 pessoas abandonaram suas casas. Partes de Victória nunca haviam sido inundadas. Outras não viram uma inundação com este nível há séculos!
No Estado de Queensland as autoridades acabaram de anunciar nova enchente na Austrália com 17 mortos e 34.000 moradias afetadas. Há poucas horas mais de 70.000 casas ficaram sem energia elétrica. Veja fotos recentes da região.
Ainda em Queensland, a área afetada pelas enchentes ocupam teritório maior que o país da França e da Alemanha juntas! Brisbane é aterceira maior cidade da Austrália e está completamente devastada! Agora (16/11) o nível da água está baixando e as construções destruídas parecem triplicar! As autoridades pedem aos moradores que não voltem ainda, porque a água parece uma "espécie de sopa infecciosa, com corpos em decomposição de pessoas, animais, alimentos, lixo e resíduos químicos". O Governo Federal vai doar Aus. $ 10.000,00 o equivalente a US$ 9. 860,00 para ajudar cada desabrigado ou que tiveram suas perdas, informou o "HindustanTimes" hoje - 16-01-2011.

australia_ enchente 

Contudo meus amigos, nao podemos, nao devemos cruzar os bracos diante do sofrimento dos nossos irmaos. Unamos forcas, unamos pensamentos, unamos oracoes, doacoes, nao pode haver felicidade maior que aliviar o sofimento do próximo. Para cada um de nós, existe uma maneira de coloborar, se nos falta o capital, enviemos preces, esse bálsamos que leva energias renovadoras e salutares a qualquer parte do Universo.

A Doutrina Espírita nao é uma Doutrina de conformismo, mas, orienta e esclarece ao homem o porque da dor. Nao resolve blasfemarmos contra Deus;  só ele em sua magnanimidade compreende porque temos que passar por determinados sofrimentos. A dor, é educativa, é a nossa irma, que nos empurra para o caminho da evolucao.  Jesus o espírito mais evoluído, que se tenha conhecimento que já passou por aqui, sofreu, e sofreu muito mais de ver as nossas misérias, as nossas chagas. E nos deixou seus belos exemplos de resignacao, bondade e Esperanca. Nos apeguemos a ele e renovemos nossas energias. Vamos pedir, vamos pedir mesmo, aos irmaos de luz, a Nossa Senhora mae de todos os aflitos, que dê forcas neste momento de transicao, neste momento de turbulência, -forcas espirituais, aos que necessitam. Nao adianta nos deixarmos levar pelo redemoinho, achar que está tudo perdido, pois nao está, está sim, havendo o chamado para acordarmos para a vida espiritual, para a fé. Nao esquecamos que Jesus está no comando da nave - Planeta terra.

...Enquanto houver uma lágrima derramada aqui no planeta, nao haverá a verdadeira felicidade.  Sim a felicidade momentânea, efêmera, ilusória, limitada a um circulo de amigos e familiares... O verdadeiro homem de bem, entende que a felicidade tem que ser extensiva a todos.´

O Homem de Bem

O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.

Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.

Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.

O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.

Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.

Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.

É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: "Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado."

Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.

Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.

Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.

Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.

Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.

Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.

O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente.

Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.

Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz.

VAMOS AJUDAR?animais1

ANIMALRJ2 

                                   ANIMARJ3

Olhos tristes, desolados....Eles nao teem culpa do próprio homem destruir o meio ambiente onde vive, mas sofrem com as catastrófes naturais.

..Somente sabe o valor de um animal que tem uma criança especial que precisa dele para exercícios e tem resultado, aquele que foi salvo por ele, ou em sua "solidão" tem esse amigo ao seu lado, em sua morte não abandona o seu último leito. A falta de alimentos na região serrana do RJ não atinge somente pessoas, atinge também vários animais que tentam retornar a casa que não existem mais, assim como deitam ao lado do tumulo de seu Dono, nada mais sobrou do que o porto seguro que tinha mesmo em morte deste. Ajudem o animal não sabe pedir, não sabe contar o que passou para sobreviver, somente os olhos dizem a sua dor. Corpos estão sendo encontrados porque animais mostram onde seus donos estão duas vidas foram salvas porque cachorros foram em busca de ajuda, conseguiram se fazer entender, se eles estão lado a lado com o ser humano, quem somos nós para abandoná-los... Se forem doar dividam entre as ONGS, assim cada uma pode fazer a sua parte com igualdade.....http://lcnantes-losp.blogspot.com/

COMO AJUDAR?

http://redebichos.ning.com/profiles/blogs/ajuda-animais-tragedia-regiao

http://www.guiavegano.com.br/galeria/albuns/displayimage.php?album=53&pid=56777#top_display_media

ABRIGO DA SERRA - BANCO DO BRASIL, AG 0741-2 CC 39911-6http://www.amaanimal.com.br/

GRUPO ESTIMAÇÃO - BANCO ITAÚ AG 6103 CC 19918-5 http://onggrupoestimacao.blogspot.com/

ONG Combina.  http://www.combina.org.br/

Aos que puderem colaborar financeiramente no socorro aos nossos irmãos, basta procurar uma das agências ou postos de atendimento do Banco do Brasil, em que foram abertas as seguintes contas:

SOS Nova Friburgo: Agência 0335-2 – Conta 120.000-3
SOS Teresópolis: Agência 0741-2 – Conta 110.000-9
SOS Petrópolis: Agência 0080-9 – Conta 76.000-5.

12 comentários:

  1. desculpe mas é um parecer alienado demais pois no brasil morreram setecentas pessoas e nos exemplos citados, se somar tudo, não dá cem.

    dá a impressão que ninguém tem culpa de nada, a não ser Deus e as chuvas. E o poder publico, não tem responsabilidade? não tinha que ter evitado este problema? Que as pessoas resgatassem seus carmas de outra maneira, mas não mortas por causa das chuvas.

    o lado ruim da religião é acobertar o que há de errado na vida,achando que Deus que deseja q tudo acabe assim.

    foi minha opinião sincera

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga realmente,muito triste e
    comovedora a situação dos nossos irmãos em
    muitas partes do mundo,a nos resta comprienção a solidariedade,muita meditação e oração,em favor de
    todos,cordialmente Marlene

    ResponderExcluir
  3. Amigo anônimo, agradeco ter deixado o seu ponto de vista. Mas, nao serao mais publicados comentários anônimos.
    Abracos com carinho

    ResponderExcluir
  4. Marlene minha doce amiga, sempre querida a sua estiamada visita e que tanto acrescenta neste espaco.
    Saúde, paz e felicidades!!

    ResponderExcluir
  5. Pra quem achou que ela, a terra, não daria o troco, está aí o desequilibrio...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que adianta um lar maravilhoso, perfeito se ele é habitado por pessoas que desvalorizam, desarmonizam e destroem ele?
    Assim se dá com o planeta Terra que teria tudo para ser um paraíso se vivessemos em harmonia e respeitássemos tudo o que nele há.
    No dia que a bondade sobrepujar a maldade certamente nao haverá mais tanta miséria.

    Aqui mesmo um exemplo de falta de respeito com os visitantes e dono do blog comentar através do anonimato.

    ResponderExcluir
  7. Ficou perfeito seu post Marcia... Obrigado em ajudar a divulgar esse pedido de ajuda aos amigos que não sabem falar, viu? Que Deus abençoe por esse gesto...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Querida Marcia!

    Estamos vivendo uma situação triste aqui no Brasil com as chuvas, enfim, tudo destruido nesses locais, mas a solidariedade é grande do povo.
    Sinto pelos animais que estão sofrendo, pq para os humanos tem o resgate...para eles ficam mais difícil, mas quem sabe os governistas abre os olhos daqui para frente!
    A Natureza cobra...
    Bjsss e vamos orar, o planeta precisa de Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  9. Marlene, Luis, Lorena, Guímel,
    amigos, agradeco a colaboracao de vocês, e a carinhosa visita.
    triste este acontecimento; mas diante destas coisas que aprendamos a respeitar o meio ambiente, a cuidar, a zelar, a amar, pois todas as coisas fazem parte da criacao de DEus, tudo tem sua utilidade, seu valor.
    Amar a nossa casa no Universo, este é o nosso aprendizado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Estimada e Simpática Amiga:
    Um texto apuradíssimo que vai ao pormenor do seu sentir cultural imenso.
    "...A Lei de causa e efeito ainda é coisa obscura para a humanidade, principalmente para aquelas pessoas que vivenciam a tragédia. Aquele que vê sua família dizimada dificilmente raciocinará; ele simplesmente não compreenderá os motivos para isso, porque não consegue ver que causas poderiam levar a tamanha perda e na forma como ocorre..."

    Um texto soberbo deveras interessante sobre o ocorrido no lindo Brasil.
    Não me queria imiscuir nos assuntos do seu encantador e brilhante país, mas penso que a reflexão que efectua é brilhante e fabulosa.
    Desejo que tudo e todos voltem a uma realidade pacata e sóbria e as feridas causadas pela força da Natureza se esvaíam o mais depressa possível, (Impossível de acontecer, em minha opinião! São familias destroçadas por completo!)são os meus mais sinceros votos.
    Bem-Haja, pela sua visita amável.
    MUITO OBRIGADO.
    Abraço amigo de respeito imenso pelo que concebe.
    Sempre a admirá-la

    pena

    Fiquei triste.
    Há milhares ou mais de vítimas.
    E, isso, merece a minha preocupação como pessoa amiga desse país de sonho.
    Bem-Haja, amiga.

    ResponderExcluir
  11. Marcia querida...seu Blog esta otimo muito instrutivo.bjo

    ResponderExcluir
  12. Amei esse blog!Maravilhosamente selecionado e reflexivo. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!