.

10/05/2011

PENSANDO O EGO

Pensando o Ego neurologicamente

ego 2 
Antidepressivos protegem o Ego do fracasso
Não suportaríamos conviver com permanente sensação de desânimo, com a impressão de menos valia, com a impotência diante dos desafios, com perdas que não temos direito de cobrar, com exigências que fizemos em momentos importunos, com a oportunidade que passou e não reagimos para aproveitá-la, com a mágoa que plantamos nos outros por pura leviandade. A vida seria insustentável sem o esquecimento da culpa.

A memória protege o Ego das injustiças
Temos na memória um sistema de controle que sempre joga a nosso favor protegendo o Ego. Controlamos primeiro a porta de entrada, arquivando o que nos convém, o que não nos agride e principalmente o que não deprecia nossos valores pessoais. Controlamos, também, a porta de saída - vamos negar pequenas mentiras, momentos de fraqueza no segundo pedaço de bolo, a pressa quando deixamos de atender uma senhora caída na rua, a falta de trocados na hora da gorjeta, o martelo que esquecemos de devolver ao vizinho. Quando nos faltam argumentos, uma pequena falha de memória pode nos salvar do sufoco.

Percepções novas reajustam o Ego
O Ego pode se adaptar às conveniência de situações novas - até ontem me mantive tranqüilo, pacífico, deixando que ele falasse a vontade. Depois, ao perceber sua presunção fui obrigado a reagir. Agora sou outro, quem vai decidir daqui para frente serei eu. Já que quem fala mais alto é quem leva vantagem, vou mostrar que também sei gritar.

O Ego prefere sua própria interpretação
Bons argumentos criando uma visão do mundo mais adequada ao Ego é mais bem aceita do que a própria realidade. Essa é as vezes muito pesada e dolorida para o Ego suportar. Quem gostaria de saber a verdade sobre suas verdadeiras competências profissionais? O Ego vacila e sofre diante de ameaças à sua integridade, por mais reais que elas sejam. Fiz um concurso e nas primeiras provas tirei notas muito ruins - isso praticamente me elimina do grupo de aprovados. Vou deixar para prestar na segunda chamada, serão menos candidatos - na realidade eu não estarei melhor preparado nessa segunda chance.

Para melhorar o Ego:
Se você não percebe que errou
Se não busca interpretar porque errou
Se não assume que você deve mudar
Amanhã vai repetir os mesmos erros.

Prof Dr Nubor Orlando Facure - médico neurologista/ http://nuborfacure.blogspot.com

12 comentários:

  1. Quem diria? Post muito interessante.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo seu texto.Parabéns.Um lindo dia pra você, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga. Pois é as coisas do ego! Um psiquiatra famoso, aqui de Porto Alegre, o Dr. Ernesto Bonno, diz que o o ego é um bandido que muitas vezes leva o indivíduo à neurore e à loucura.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá,Marcia!!!

    Que post interessante!!!Se deixarmos o ego nos dominar, deixaremos de evoluir! É sempre importante reconhecer nossos erros, para não comete-los novamente...
    Adorei o texto! De um médico?!!Surpreendente!!
    beijos pra ti!!
    **Quando puderes visite meu blog novo? Obrigada.
    floresnojardimdavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. MARCIA QUE TEMA APROPRIADO,PARA QUE NÃO DESCUIDEMOS JAMAIS DE LIMPAR PERIODICAMENTE NOSSO INTERIOR,PENSAMENTOS SENTIMENTOS DESEJOS INTIMOS
    QUE POR VEZES TEIMAM EM PERMANECER ESCONDIDOS,
    CAUSANDO PREJUISOS E ESTRAGOS EM MUITAS VIDAS
    PARABENS POR ESTE LINDO TEXTO,UM ABRAÇO COM MUITO CARINHO BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  6. Sempre analisar , para não voltar a errar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Sempre analisar para não voltar a errar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Excelente"aula"!!!Me fez pensar!!!!


    Um beijo!

    Sonia Regina

    ResponderExcluir
  9. senhor,estou em oração.eu quero te pedir o dom do amor.eu não quero odiar as pessoas,nem julgar jogar pedra.eu não quero ser o acusador.eu não quero ser hipócrita em apontar os erros dos outros como se eu não tivesse erros.eu quero ser capaz de amar.um amor que ve o essencial e não as aparência.um amor que acolhe e cuida.eu quero ter um olhar de esperança para que o meu olhar seja capaz de enxergar um mundo novo e,ao enxergar esse mundo,ajudar o meu irmão a construir uma nova historia.obrigado, senhor,pelo perdão. obrigado,senhor,pela esperança.obrigado,senhor,por me perdoares e por me ensinares a perdoar os meus irmão.obrigado,senhor,por ouvires esta oração. do livro ágape

    ResponderExcluir
  10. MARCIA VIM DESEJAR UM LINDO FINAL DE SEMANA
    MUITA PAZ AMOR NO CORAÇÃO E LUZ DE DEUS ILUMINANDO TEUS CAMINHOS LINDA POST O DIFICIL É O SER HUMANO ASSUMIR SEUS ERROS SUAS FALHAS,SEUS PECADOS,
    É PRECISO ADMITIR-SE QUE ESTAMOS LONGE DA PERFEIÇÃO,E QUE SÓ NOS MESMOS NOS CORRIGINDO
    PARA O INICIO DE UM SER MELHOR,,
    MARLENE

    ResponderExcluir
  11. Olá Márcia.
    Já visitei e comentei no outro blog, e esse também deixou-me encantada pelo conteúdo tão profundo.
    Eu também sou espírita, e achei muito oportuna essa visita a esse blog. Que bom ver alguém tão caprichosa, no bom sentido, em elaborar contextos de utilidade para crescimento espiritual humano.
    Continue, não só na teoria, como principalmente, na prática, buscando elevação espiritual, alcançando degrau por degrau a sua própria depuração. Mostrar-se dedicada a transmitir esses conhecimentos, já denota o quanto você pode ser capaz de chegar lá.
    Boa Sorte, muita Luz, Paz e que Jesus te abençoe agora e sempre.
    Sandra Cristtina.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!