.

17/04/2010

A INGRATIDAO DOS FILHOS E OS LACOS DE FAMÍLIA

 pai solitário

A ingratidão é um dos frutos mais diretos do egoísmo. Revolta sempre os corações honestos. Mas, a dos filhos para com os pais apresenta caráter ainda mais odioso. É, em particular, desse ponto de vista que a vamos considerar, para lhe analisar as causas e os efeitos. Também nesse caso, como em todos os outros, o Espiritismo projeta luz sobre um dos grandes problemas do coração humano.
Quando deixa a Terra, o Espírito leva consigo as paixões ou as virtudes inerentes à sua natureza e se aperfeiçoa no espaço, ou permanece estacionário, até que deseje receber a luz. Muitos, portanto, se vão cheios de ódios violentos e de insaciados desejos de vingança; a alguns dentre eles, porém, mais adiantados do que os outros, é dado entrevejam uma partícula da verdade; apreciam então as funestas conseqüências de suas paixões e são induzidos a tomar resoluções boas. Compreendem que, para chegarem a Deus, lima só é a senha: caridade. Ora, não há caridade sem esquecimento dos ultrajes e das injúrias; não há caridade sem perdão, nem com o coração tomado de ódio.
Então, mediante inaudito esforço, conseguem tais Espíritos observar os a quem eles odiaram na Terra. Ao vê-los, porém, a animosidade se lhes desperta no íntimo; revoltam-se à idéia de perdoar, e, ainda mais, à de abdicarem de si mesmos, sobretudo à de amarem os que lhes destruíram, quiçá, os haveres, a honra, a família. Entretanto, abalado fica o coração desses infelizes. Eles hesitam, vacilam, agitados por sentimentos contrários. Se predomina a boa resolução, oram a Deus, imploram aos bons Espíritos que lhes dêem forças, no momento mais decisivo da prova.
Por fim, após anos de meditações e preces, o Espírito se aproveita de um corpo em preparo na família daquele a quem detestou, e pede aos Espíritos incumbidos de transmitir as ordens superiores permissão para ir preencher na Terra os destinos daquele corpo que acaba de formar-se. Qual será o seu procedimento na família escolhida? Dependerá da sua maior ou menor persistência nas boas resoluções que tomou. O incessante contacto com seres a quem odiou constitui prova terrível, sob a qual não raro sucumbe, se não tem ainda bastante forte a vontade. Assim, conforme prevaleça ou não a resolução boa, ele será o amigo ou inimigo daqueles entre os quais foi chamado a viver. É como se explicam esses ódios, essas repulsões instintivas que se notam da parte de certas crianças e que parecem injustificáveis. Nada, com efeito, naquela existência há podido provocar semelhante antipatia; para se lhe apreender a causa, necessário se torna volver o olhar ao passado.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9.)

7 comentários:

  1. oi.
    esta passagem do evangélio, é linda, e nos ajuda a compreender as atitudes dos filhos, que tantas vezes são ingratos, percebo que algumas vezes ao fazer a leitura do evangelio, acabo abrindo nesta pasagem, penso ser providencial, pois tenho meus problemas de relacionamento com meus filhos também, e estudando o espiritismo, já descobri, ser estas amarras do passado que nos ligam...
    bendito evangelho que nos esclarece.

    beijos de luz

    Rosan

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marcia,

    Achei muito interessante sua postagem! Faz muito sentido...para explicar comportamentos dos filhos em relação aos pais.

    abçs
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Márcia, Alma amiga
    a beleza da reencarnação é estarmos com pessoas certas na hora certa e no lugar certo. Se não como aprender com aqueles que lesamos? Com nos reajustarmos sem a presença deles?
    É um exercício de Amor e caridade para com aqueles que nós temos dificuldade e para nós mesmos. E sob olhar amoroso do Pai, resgatar, compreender e amar a todos.

    Anjo, um beijo, de coração!!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje à partir das 18hrs meu blog:

    Pelos Caminhos da Vida,

    estará participando da COPA BLOG, venho por meio dessa msg pedir um voto pra vc, a votação vai até o dia 21/04, o site para entrar e votar é esse aqui;

    http://dado.pag.zip.net/

    Caso vc não consiga acessar o site através dessa mensagem, no final do post meu tem o site e por lá entra direto.

    Obrigada.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  5. Marcia querida, este assunto é de extrema seriedade...a reencarnação é uma benção divina, que em muito devemos aproveitar para aparar nossas arestas, nos polirmos, nos desenvolvermos, porém para que isto seja bem sucedido, além do comprometimento anterior a vinda na Terra, deve haver um envolvimento absoluto em nosso agir por aqui...Isto requer força de vontade, uma busca de entendimento e muita superação. A vida nos testa a exercitar o amor, a caridade, o perdão, a aceitação...e temos que estar preparados para ela, nos fortalecendo sempre no exemplo de Jesus.
    Tenha uma bela semana...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Sou leigo em espiritismo. Então se eu cometer algum ato falho em meus escritos, peço desculpas pela ignorância. Tentarei ser objetivo.

    Não deixa de ter alguma lógica a exposição de que, entes que reencarnam em pessoas próximas a determinado familiar, no caso exemplificado os próprios filhos, possam ter uma missão pela frente.

    A de corrigir deslizes nos passado ou a de “cobrar contas” de tais pessoas, no caso exemplificado, os pais.

    Entretanto, usando exatamente o pensamento lógico, pergunto: - Será que estaria havendo uma ocupação exacerbada de corpos, por entes que reencarnam com o objetivo de promover justiça?

    Pois, ao que parece, o número de crianças em desajuste com a harmonia familiar parece crescer em níveis alarmantes.

    Ou tudo não seria fruto de um bem arquitetado e sórdido plano de domínio da raça humana, ao menos de grande parte de seus povos,
    por alguma força desconhecida e oculta?

    Fundamento tal raciocínio pelo fato de se constatar que grande parte da juventude brasileira, e de várias outras nações, está envolvida com o consumo e com o tráfico de drogas, com o recrudescimento da violência, com a banalização do sexo em idade cada vez menor, com o desrespeito aos mais velhos, aos mestres, às autoridades e aos próprios pares de mesma idade.

    Por que a disciplina foi abandonada?

    ResponderExcluir
  7. Que coisa maravilhosa a mensagem sobre a ingratidão dos filhos e os laços de família. Alivio aos corações atormentados que, na hora da colheita não podem transformar os frutos. Dificil a criação dos filhos com amor e ensinamento que não resulte em algo bom para a sociedade e para a família. Resignemo-nos a aprender com o amargor, aproveitemos com aprendizado e, dependendo dos frutos, tentemos aproveitá-los da melhor forma possível. Sou mãe e, reconheço que, a nossa ignorância e a falta de atitude na hora certa, quase sempre motivada por orgulho e egoismo, leva-nos, fatalmente, a experimentar os frutos da ingratidão dos filhos.
    Luzia R Carneiro

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!