.

01/04/2010

O ESPÍRITA E A PÁSCOA

jesussepulcro

Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação". Com o êxodo, a Páscoa hebraica será a lembrança perpétua da libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés.Assumida pelos cristãos, a Páscoa Cristã será a lembrança permanente de que Deus libera seu povo de seus "pecados" (erros), através de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal.

O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações. "Cristo é a nossa Páscoa (libertação), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - (João, 1:29).

João usou o termo Cordeiro, porque usava-se na época de Moisés, sacrificar um cordeiro para agradar á Deus. Portanto, dá-se a idéia de que, Deus sacrificou Jesus para nos libertar dos pecados. Mas para nos libertarmos dos "pecados", ou seja, dos erros, devemos estar dispostos a contribuir, utilizando os ensinamentos do Cristo como nosso guia. Porque Jesus não morreu para nos salvar; Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação.

Esta palavra "salvação", segundo Emmanuel, vale por "reparação", "restauração", "refazimento".

Portanto, "salvação" não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é "libertação" de compromisso; é regularização de débitos. E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade.

Portanto, aproveitemos mais esta data, para revermos os pedidos do Cristo, para "renovarmos" nossas atitudes. Como disse Celso Martins, no livro "Em busca do homem novo" : "Que surja o homem NOVO a partir do homem VELHO. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis Morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, o grande esquecido por muitos de nós, que se agitam na presente sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã.

Que este homem novo seja um soldado da Paz neste mundo em guerras. Um lavrador do Bem neste planeta de indiferença e insensibilidade. Um paladino da Justiça neste orbe de injustiças sociais e de tiranias econômicas, políticas e/ou militares. Um defensor da Verdade num plano onde imperam a mentira e o preconceito tantas e tantas vezes em conluios sinistros com as superstições, as crendices e o fanatismo irracional.

Que este homem novo, anseio de todos nós, seja um operário da Caridade, como entendia Jesus: Benevolência para com todos, perdão das ofensas, indulgência para com as imperfeições alheias.

Por isso, nós Espíritas, podemos dizer que, comemoramos a páscoa todos os dias. A busca desta "libertação" e/ou "renovação" é diário, e não somente no dia e mês pré determinado. Queremos nos livrar deste homem velho.  Que ainda dá maior importância para o coelhinho, o chocolate, o bacalhau, etc., do que renovar-se. Que acha desrespeito comer carne vermelha no dia em que o Cristo é lembrado na cruz. Sem se dar conta que o desrespeito está em esquecer-se Dele, nos outros 364 dias do ano, quando odiamos, não perdoamos, lesamos o corpo físico com bebidas alcoólicas, cigarro, comidas em excesso, drogas, sexo desregrado, enganamos o próximo, maltratamos o animal, a natureza, quando abortamos, etc. Aliás, fazemos na páscoa o que fazemos no Natal. Duas datas para reflexão. Mas que confundimos, infelizmente, com presentes, festas, comidas, etc.

Portanto, quando uma instituição espírita se propõe a distribuir ovos de páscoa aos carentes não significa que esteja comemorando esse dia, apenas está cumprindo o preceito de caridade, distribuindo um pouco de alegria aos necessitados. Fonte:                http://www.rcespiritismo.com.br

FELIZ PÁSCOA!!

18 comentários:

  1. Marcia, Anjo Luz!!

    Somente nossas atitudes podem nos salvar. Jesus nos trouxe como salvar e não nos salvar. Cabe a cada um de nós esta "atitude" atraves do nosso esforço contínuo e eterno, sendo, como vc disse, a Páscoa, uma vida diária.
    Pena que não posso comer chocolate todos os dias, que apesar de delícioso, eu engordo (desculpe esta colocação).

    Minha Amiga do Infinito, deixo um doce beijo em teu coração e que possas ter uma Páscoa maravilhosa.

    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga... lindo texto...
    Concordo que devemos buscar o crescimento,a libertação, a renovação todos os dias... hoje mesmo já disse num comentário que fiz em outro blog, que bom seria se este sentimento nos invadisse constantemente e não somente na Páscoa e no Natal... pensemos em fazer disso algo natural em nossas vidas, tal qual o ar que respiramos...façamos o bem, a caridade, doemos mais Amor ... seja novos a cada dia...
    Tenha uma Páscoa divina...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Um alívio para nossos corações angustiados,esse texto lindo e verdadeiro.
    Seu blog nos traz muita paz.
    Ótima Páscoa.

    ResponderExcluir
  4. òtima mensagem. Tempo de renovação é tempo cristão, bela lembrança.
    Muita paz!
    Um abraço
    Bia

    ResponderExcluir
  5. Olá, lindo muito lindo, é tão bom ler coisas que tocam nosso coração, renovar é muito bom.paz e muita prosperidade.

    ResponderExcluir
  6. Amada Marcia passando para agradecer o carinho e desejar-lhe Feliz Páscoa.Que o Mestre Jesus continue te abençãndo sempre.Beijos na alma

    A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.

    Allan Kardec

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    muito bonito este texto!
    Desejo uma Feliz Páscoa para você e sua família.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que a sua Páscoa seja de muita paz. Muito obrigada por compartilhar. Passei aqui momentos muitos agradáveis.
    Abracos, Mary

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Márcia.
    Que o renascimento se faça em todos nós. Que cada dia, sejamos melhores.

    Feliz páscoa. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Belo texto obrigado,é uma bela casa essa sua com tanta luz a iluminar mminha caminhada bjs Renata!

    ResponderExcluir
  11. Amiga queriiida!
    É tempo de renovação, de repensar nossas vidas, nossas atitudes e procurar nos aperfeiçoar no que for possível!
    Uma linda Páscoa a você, amiga iluminada!
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,Márcia!
    Que nosso crescimento seja baseado no respeito entre nós seres humanos e principalmente de nós para com a natureza que nos trata tão bem.
    Beijos estelares,
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  13. Hola que tal,hoy salgo desde Peregrino de Sabiduria o Cuentos y Orquideas mis dos blogs,a visitar y conocer amigos nuevos encontrandome aqui en tu sitio,que dicho sea de paso esta exelente,muy bueno,cuando quieras pasate por casa,las puertas estan abiertas,mucha luz y hasta pronto...

    ResponderExcluir
  14. Que a Páscoa a renovação possa acontecer todos os dia do ano
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Feliz Páscoa com muita alegria e esperança.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, passo pra desejar uma abençoada e feliz Páscoa!
    Abraços Pascais

    ResponderExcluir
  17. Acompanho as suas leituras, trazem paz ao coração e alento ao nosso espírito. O texto aqui tão bem descrito, reafirma minhas convicções sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. Celebremos a Páscoa todos os dias!
    Um bom Domingo de Páscoa!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por me presentear com sua visita, assim tive o privilégio de ler algumas... bálsamos para meu momento.

    Um abraço carinhoso

    Liz

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!