.

03/05/2011

SONHOS, MENSAGENS DA ALMA

 adenauer 009

A imortalidade da alma é o foco principal da temática espírita, a consciência de que somos espíritos imortais. Sem essa consciência estaremos sempre analisando os conceitos espiritas e psicológicos de forma periférica, de forma a que näo venhamos a ter uma perspectiva do nosso destino e do nosso futuro, para que e porque estamos aqui, mas, antes importante que acreditar que os espíritos existem, é ter consciência que somos espíritos imortais.

Com essas palavras deu-se início a Palestra Sonhos, mensagens da alma, que aconteceu no dia 28.04 p.p. na cidade de Stuttgart na sede do SEELE Alemanha, proferida por Adenáuer Novaes, conferencista, diretor da instituição filantrópica Fundação Lar Harmonia, do Centro Espírita Harmonia e do Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Ângelis, em Salvador. É formado em Engenharia Civil, Filosofia, Psicologia e pósgraduado em Psicologia Junguiana. Trabalha como psicólogo clínico. Escreveu vários livros sobre Psicologia e Espiritismo. Realiza cursos, seminários e conferências pelo Brasil e, e vários países da Europa divulgando a Doutrina Espírita. Com um público que lotou toda a sala, pôde-se assistir a uma palestra sobre os sonhos dentro da visäo psicológica e espírita, onde foram abordados importantes questões sobre esse tema.

-Os sonhos säo uma perspectiva ou um portal de acesso ao inconsciente-, inconsciente como sendo näo apenas um depósito de conteúdos esquecidos, mas como a origem do nosso eu, como manancial de onde o espírito surge, e a partir dali do insconsciênte. Entender os sonhos como sendo uma possibilidade de auto compreensäo, um recorte do que nós somos e nao sabemos que somos , do que se passa em nosso íntimo sem que a gente se dê conta; isso parte do princípio da individuacao o que para nós espíritas se assemelha um pouco ao que se chama de reforma intíma, embora a reforma intíma no espiritismo é muito superficial e o processo de indviduacäo é algo mais profundo que nos exige um certo sacrificio, e a reforma íntima nos parece que vem sendo conduzida a simplesmente sermos boas pessoas, educadas, como se isso nao fosse obrigacäo.

O processo de individuacäo é algo muito mais profundo que exige muito mais do individuo. Os conceitos que eu adoto sao conceitos da psicologia de Karl Gustav Jung, psiquiatra Suico falecido em 1961, que deu continuacäo a psicanálise e aperfeicoou alguns conceitos da psicanálise, e é claro, da doutrina espírita de Allan Kardec onde a minha proposta de trabalho tem sido trazer o conhecimento da psicologia para o espiritismo que carece absurdamente do conhecimento da psicologia e trazer os conhecimentos da doutrina espírita para a psicologia porque esta tem sido bastante superficial na análise do individuo näo enxergando como um ser espiritual mais apenas como uma mente que tem os seus processos.

Adenauer explicou-nos, mostrando através de imagens o que é Aparelho Psiquíco, nos falou sobre a diferenca entre sonhos e saída do corpo físico consciente, -que sao os desdobramentos, os sonhos espirituais, como é podemos interpretar os sonhos, como eles sao considerados em terapias e como podemos nos lembrar dos sonhos.

-O sonho é algo muito particular, pertence ao sonhador, o seu sonho é seu, é unico näo há uma interpretacäo coletiva a respeito dos sonhos cada espírito traz a sua marca dos conteúdos dos seus sonhos. Os mesmos sonhos que você tenha, mesmo simbolo que alguem tenha, as interpretacoes podem ser completamente diferentes e até mesmo opostas; se vocês encontrarem um manual de interpretacöes de sonhos dizendo: sonhar com isso é aquilo, esquecam, rasguem e joguem fora porque o sonho é algo partcular. Mesmo os sonhos que trazem um simbolo coletivo, ele vai ter um significado particular para cada pessoa.

No espiritismo o ser humano é encarado como um sendo um espirto que tem um perispirito e que usa um corpo fisico baseado no cérebro, e claro, conectado via corrente nervosa e sanguínea ao corpo físico. Quando o corpo morre permanece o espírito e seu perispirito, contudo nós somos um eu, nós somos um individuo, o "eu" se apresenta conforme o corpo fisico que é a manifestacäo mas consciente do eu. Quando o corpo fisico desaparece onde está o eu? O eu é o perispírito, porque o eu é a manifestacäo mais possivel do espirito -o ego é o que é possivel ao espirito se manifestar, quando dizemos -eu – nao está vindo a totalidade do espirito mais sim aquilo que é possivel ser que é registrado no campo da consciência. O eu está no perispírito porque a desencarnacäo muda o estado de consciência mas näo destrói o eu , entao o eu se encontra no perisperito, daí afirmar entao que a nossa mente se localiza no perispirito e nao no espirito. O aparelho psiquico é uma estrutura do perispirto, é algo que se conecta ao cérebro de um lado e se conecta ao espírito do outro, a mente está ali entre os dois. Portanto localizada no perispirito. Todas as experiências do espirito estäo no perispirito. Ao espirito só väo os paradgimas que sao assimilados nessas experiências ou a partir dessas experiências. Quando o perispirito morre, ou desaparece pela evolucäo do espirito nós só temos luz nós só temos as leis de Deus no espirito, nao há lembranca de absolutamente nada do passado pois isto é registrado no perispirito.

...Os sonhos acontecem no momento que o ego está dormindo, só quando a consciência desaparece é que o sonho é produzido.

Antigamente até um pouco depois da Idade Média, os sonhos eram considerados, recados dos Deuses, uma comunicacao com Deus, anunciavam doencas mentais, fenômenos demoníacos, ou estímulos organicos, isso se pensava que eram os sonhos.

Os sonhos contém símbolos – tudo deve ser compreeendido como símbolo, se você sonhar com alguém te colocando no colo, com alguém dando a luz, com a mäe, isso tem a ver com o arquétipo materno, entao sao símbolos; sonhar com água, cachoeira, isso tem a ver com alguma questao que esta pessoa tem a água como referencial, -entao que é sonhar com água?? Depende-, depende de você, depende de como aquele simbolo funciona na sua vida-, portanto o sonho é uma realidade do sonhador, ninguém pode interpretar o seu sonho, se nao lhe conhecer, se nao obtiver detalhes sobre você, porque vem das profundezas do espírito, passa pelo insconsciente, é um recado para a consciência, é uma compensacao aos conteúdos do seu insconsciente.

Adenauer falou-nos ainda sobre alguns símbolos, e exemplificou que uma paciente sua sonhou com um Centauro, -Centauro é uma representacao da impossibilidade, ou, da aproximacao do instinto com a razäo, (Animal que na mitologia é representado metade humano e metade animal) isso é um simbolo que denota uma cizäo na personalide entre "faco, ou nao faco", "atendo ou nao atendo meu instinto", "uso, ou nao uso minha razao", ao sonhar com o centauro. Conhecer símbolos ou significado de simbolos mitológicos é importantíssimo se você quer entender seus sonhos, dá uma lida na mitologia grega e romana pois elas sao muito próximas de nós ocidentais. Os sÍmbolos vem do SELF que é uma estrutura arquétipica que dirige o ser humano para a sua evolucao para o EGO que é o senhor da consciencia, é o que existe de mais importante -é o ego-, é o ego que evolui.O self, é como um maestro, e o ego é como uma casa arrumada ou prestres a ser arrumada com tendente arrumacäo. Um ego desestruturado é como uma casa derramumada ( alguém que é imaturo, um adulto que age como uma crianca, um portador de transtorno de personalidade ou quaquer transtorno, crise do pânico etc) . Ou um médium (rsrsrs) todo médium é atrapalhado. O self é aquilo estruturado.É o arquetipio central. É como se fosse a imagem de Deus dentro de nós.

Adenauer entrou mais profundamente nesta área, nos falando dos Arquétipos, a Ânima (a mulher ideal que está dentro de cada um de nós) e o Ânimus ( homem ideal que existe dentro de nós). Sao dois personagens subjetivos dentro de nós. Discorreu bastante sobre estes tópicos.

Explicou-nos que os sonhos repetitivos säo mensagens que ainda nao foram compreendidas. Os pesadelos constantes sao  processos obsessivos. Os nossos complexos, a dinâmica psíquica, os processos inconscientes, o passado reencarnatório, e a lembranca de uma vida passada väo sempre aparecer nos sonhos. Falou ainda, sobre sonhos premonitórios, citando o exemplo de José do Egito que sonhou com o feixe de varas e foi vendido pelos irmaos aos Israelitas, do sonho premonitorio de Kardec entre outros.

"O sonho nao é o resultado de uma continuidade de uma experiência, mas o resíduo de uma atividade que se exerce durante o sono e que contrasta com os conteúdos habituais da consciência."

Finalizando podemos concluir que os sonhos sao chaves que podemos utilizar no processo de auto conhecimento.

6 comentários:

  1. Amigos,
    Tentei repessar aqui de forma bastante suscinta uma palestra de quase duas hs de duracao; sabemos que desde que o homem existe os sonhos sao cercados de mistérios. Para os povos antigos, eles carregavam algo de sobrenatural. Eram vistos como um meio de alguém receber orientacoes e mensagens do além, tanto das divindades quanto dos desencarnados. Hoje temos uma nocao mais próxima da realidade sobre o significado dos sonhos, fora das fantasias e crendices.
    Espero que de alguma forma o conteúdo desta palestra possa ajudar a compreender um pouco sobre essas mensagens que recebemos durante o sono.

    ResponderExcluir
  2. Márcia, também acho que sem espírito nós somos apenas uma casca; sem razão somos animais.

    Gostei muito da palestra, pois aprendi muito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olha Marcia li atentamente seu resumo da palestra,ams confesso ser um pouco confuso para mim, mas captei bem a questão individualização, assim como o tema sonhos.Achei interessante a reflexão sobre Ânima/Ânimo.Sei que vou fazer uma releitura,mas está muito bom sim.Meu abraço de paz e luz.Que nossos sonhos sejam belos e reais.

    ResponderExcluir
  4. COMO CONSIGO ME APROFUNDAR NESSA RELIGIÃO MAIS?

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Marcia pela sua generosidade em oferecer um resumo de palestra tão interessante e que nos apresenta alguns pontos importantes de reflexão.Gostei muito!
    obrigada e um abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.

    Marcia, li o resumo de sua palestra, tenho uma dúvida: Como responder segundo Espiritismo, sonhar com uma pessoa que não esteja dormindo.
    Seria o perispirito de uma outra pessoa moldado deste? Vou fazer uma palestra sobre sonhos.

    Aguardo resposta. Grande abraço querida. Elisângela.

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!