.

15/02/2010

EMMANUEL FALA SOBRE CARNAVAL

clip_image001

Nenhum espírito equilibrado em face do bom senso, que deve presidir a existência das criaturas, pode fazer a apologia da loucura generalizada que adormece as consciências, nas festas carnavalescas.

É lamentável que, na época atual, quando os conhecimentos novos felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhe a chave maravilhosa dos seus elevados destinos, descerrando-lhe as belezas e os objetivos sagrados da Vida, se verifiquem excessos dessa natureza entre as sociedades que se pavoneiam com o título de civilização. Enquanto os trabalhos e as dores abençoadas, geralmente incompreendidos pelos homens, lhes burilam o caráter e os sentimentos, prodigalizando-lhes os benefícios inapreciáveis do progresso espiritual, a licenciosidade desses dias prejudiciais opera, nas almas indecisas e necessitadas do amparo moral dos outros espíritos mais esclarecidos, a revivescência de animalidades que só os longos aprendizados fazem desaparecer.

Há nesses momentos de indisciplina sentimental o largo acesso das forças da treva nos corações e, às vezes, toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de esquecimento do dever.

Enquanto há miseráveis que estendem as mãos súplices, cheios de necessidade e de fome, sobram as fartas contribuições para que os salões se enfeitem e se intensifiquem o olvido de obrigações sagradas por parte das almas cuja evolução depende do cumprimento austero dos deveres sociais e divinos.

Ação altamente meritória seria a de empregar todas as verbas consumidas em semelhantes festejos, na assistência social aos necessitados de um pão e de um carinho.

Ao lado dos mascarados da pseudo-alegria, passam os leprosos, os cegos, as crianças abandonadas, as mães aflitas e sofredoras. Por que protelar essa ação necessária das forças conjuntas dos que se preocupam com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que choram e sofrem? Que os nossos irmãos espíritas compreendam semelhantes objetivos de nossas despretensiosas opiniões, colaborando conosco, dentro das suas possibilidades, para que possamos reconstruir e reedificar os costumes para o bem de todas as almas.

É incontestável que a sociedade pode, com o seu livre-arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos, mas, enquanto houver um mendigo abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só poderá fornecer com isso um eloqüente atestado de sua miséria moral.


Emmanuel
Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier em Julho de 1939 / Revista Internacional de Espiritismo, Janeiro de 2001.

8 comentários:

  1. Há pessoas que agem de tal forma no carnaval que parece que não haverá mais vida depois dele.
    Bjkas, minha amiga!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog ! Excelente ! Vi vc como "seguidora" do meu blog de evangelização, vim conferir e fiquei muito feliz com o seu material, fotos, reflexões. Que possamos cada vez mais divulgar esta bela Doutrina ! abs
    Glaucia

    ResponderExcluir
  3. O Carnaval se fosse só estes três dias não haveria mal maior.
    O problema é que a maioria das pessoas anda num grande Carnaval todos os dia do ano.
    Pisam e exploram os trabalhadores, abusam das crianças e das sua famílias e ainda fecham os olhos a todos os crimes de colarinho branco.
    Os nossos governantes andam mascarados todos os dias do ano.
    Quem dá maus exemplos recolhe maus rebanhos....

    ResponderExcluir
  4. É incontestável que a sociedade pode, com o seu livre-arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos, mas, enquanto houver um mendigo abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só poderá fornecer com isso um eloqüente atestado de sua miséria moral.

    Adorei o texto em toda sua totalidade, muito profundo, porém, destaquei a parte acima, por ter-me chamado mais atenção, pelo fato de retratar fielmente a realidade de hoje.

    Beijos e ótima semana.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  5. oi.
    concordo em tudo que diz neste maravilhoso texto,
    a pretexto de carnaval as pessoas cometem todas as loucuras, todas as imoralidades, se perdem e como disse Emmanuel, talvez uma existencia não baste para se corriguir tudo isso.
    obrigada pelo belo texto.

    beijo de luz

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, concordo plenamente! Por esses e outros motivos que me recuso a participar de festas de carnaval!

    ResponderExcluir
  7. É a primeira vez que encontro um Blog destinado a doutrina espirita. Parabéns pelo Blog!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Texto muito bom para uma reflexão, o carnaval apenas é citado como referência de tantas loucuras e ações inconscientes que dominam os seres desatentos de sua jornada verdadeira,de sua caminhada real nessa escola evolutiva que é a Terra, adorei o blog,gosto muito da doutrina espirita ela realmente toca os corações,um abraço!!

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!