.

28/02/2010

HORA DE FÉ

montanhas

Não é por causa dos estudos e do progresso das ciências que os homens se tornam materialistas, mas por causa do orgulho e da vaidade. Isso afirma Kardec, em O Livro dos Espíritos, reproduzindo instruções espirituais, na questão 148. E, a seguir, comenta: “Por uma aberração da inteligência, há pessoas que não vêem nos seres orgânicos mais do que a ação da matéria, e a esta atribuem todos os nossos atos”.
Essa aberração da inteligência torna-se mais evidente em nossos dias. A diagnose de Kardec foi de absoluta precisão. No momento exato em que a cultura terrena perde as suas bases materiais e passa a girar na órbita do espírito – é absurdo, simples absurdo, lamentável prova da deformação da lógica pelo orgulho, a opção do materialismo. A matéria se desfez em energia, e, portanto, em vibração, nas mãos dos físicos; a descoberta da antimatéria revelou novo plano de vida; a Astronáutica abriu-nos a possibilidade de contato com outros mundos habitados; os materialistas foram surpreendidos com a possibilidade de ver e fotografar o corpo espiritual do homem, e puderam constatar que esse corpo não se destrói com a morte.
Quais os dados que esses avanços do conhecimento oferecem a favor da concepção materialista? Só uma aberração da inteligência, uma deformação da razão, pode levar alguém a deduzir, dessa enorme revolução científica, que o materialismo saiu vitorioso. Os próprios filósofos materialistas, como no caso de Bertrand Russell, viram-se obrigados a estranhos malabarismos aumentais para defender a sua concepção. Sartre, o filósofo do nada, perdeu popularidade em favor de Heidegger, até há pouco acusado de cair no misticismo.
É tolice dizer que o desenvolvimento atual das ciências favorece o materialismo. O próprio Einstein afirmou, bem antes desses avanços mais recentes: “O materialismo morreu por falta de matéria”. Quem opta pelo materialismo, nesta altura da evolução científica, revela falta de senso ou distúrbio do raciocínio. Seria o mesmo que Tomé dizer a Jesus ressuscitado: “Se toco as tuas chagas é porque não morreste”.
A tendência para o materialismo é ainda muito comum entre os jovens. “A juventude – disse Ingenieros – toca a rebate em toda renovação”. Os jovens trazem a missão de renovar o mundo e por isso lutam contra os princípios dominantes, rebelam-se contra os sistemas tradicionais. A luta da Ciência contra a Religião – o dogmatismo fideísta emperrando o progresso – mostra-lhes de que lado estão as forças renovadoras. Eles se alistam afoitamente desse lado. Mas o Espiritismo transformou esse quadro, revelando que a Ciência também pode frear o progresso. Os dogmas do materialismo científico são tão prejudiciais quanto os do fideísmo religioso. E os moços começam a compreender isso.
Temos de ajudar os jovens, mostrando-lhes que o Espiritismo não sofre dos prejuízos do dogmatismo fideísta ou do dogmatismo religioso. Temos de mostrar-lhes que a Ciência Espírita é hoje a posição de vanguarda. Mas para tanto é necessário desenvolvermos a Cultura Espírita, criando o clima adequado à compreensão da Doutrina em sua plenitude e não apenas no seu aspecto religioso.  Ai dos que tentam afastar os jovens do Cristo, subordinando-os à rotina dos velhos. O Espiritismo é a juventude do mundo, é a rebelião contra os erros do passado. Ele nos propõe uma hora de fé, mas de fé racional, de fé pelo saber.

Irmão Saulo
Do livro Diálogo dos Vivos. Espíritos Diversos.
Psicografia de Francisco Cândido Xavier e J. Herculano Pires

8 comentários:

  1. Muita Paz e Luz para tdos nós!!! Jà faz algum tempo sigo a doutrina espírita. Estou em constante aprendizado. Muito tenho a aprender sobre o mundo espiritual. Sei que minha missão é estar sempre perto dos que precisam de ajuda. Afeto no coração. Às vezes tento fugir!! Mas,por pouco tempo... adversidades aleatórias as minhas vontades acontecem!! Fazendo com que eu me curve. Para buscar o entendimento. Do porque e Para que??? Tantas coisas vão acontecendo nesse trilhar caminhos. Nda é por acaso. Sem dúvida!! Fico assustada...mas vou seguindo. Como se tivesse um mentor me guiando o tempo tdo!!!Tenho gde dificuldades de aceitar alguns fatos. Tbém,me apégo a algumas almas. Como se fossem meus irmãos de outras Vidas. Alma gemea. Almas irmãs. Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho profundo respeito egrande admiração pelo espiritismo.
    Tenho amigos espíritas os quais meconvidaram,de forma que participei de algumas reuniões.
    Leio bastante livros espíritas e encontro neles muita lógica no que se refere à pós-morte ou desencarnação e o livre arbítrio - algo bonito e ao mesmo tempo reflexivo e interessante.

    ResponderExcluir
  3. Estou feliz por ter completando as MIL postagem no blogger UMA PAGINA PARA DOIS.
    Vim agradecer por você fazer parte dele com o seu carinho.

    Abraços, te desejo uma linda semana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Márcia:
    Vim agradecer por você ser minha mais nova seguidora !
    Obrigada pelo carinho !
    Não sou espírita, mas sim, espiritualista/ecumênica e admiro a filosofia do espiritismo e seus seguidores.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Hola MArcia, gracias por tu visita a mi blog y por seguir a Do Mayor. Un gusto conocer tu blog.
    La fe es muy importante.
    Saludos desde Uruguay.

    ResponderExcluir
  6. Adivinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Sou eu,tua Olhos azuis...azuis como a cor azul do céu do nosso amado Brasil...silll...sillllll!!!!
    Tu sabes que para mim é um prazer enorrrrrrrme vir aqui, te ler e voltar para meu cantinho cheia de encantamento e bem mais culta...porque tu só me acrescentas!!!
    Beijos estralados,abraços aperrrrrrrrrtados e piscadinhas azuladas...da...
    CRISTACRISTALCRISTALINA!!!

    ResponderExcluir
  7. Hola Marcia!

    Tenemos que reforzar la fe, porque ha comenzado el cambio de consciencias y para eso la humanidad vamos a sufrir mucho, mejor estar preparados.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  8. Marcia, primeiro eu gostaria de te agradecer por estar lá comigo, fico feliz!
    Bem, tive bastante contato com esta doutrina, minha mãe era espírita. E, desde que eu me conheço, ela sempre me falava da sua importância. Li alguns livros, e participei de algumas reuniões. Sempre me consideraram muito sensitiva. É, talvez. Tive algumas, experiências e sensações, que não são fáceis de serem explicadas. No momento, ando muito afastada. Mas, tenho uma simpatia muito especial por ela! Às vezes, sou teimosa e não percebo os sinais. Aí tudo fica mais difícil!
    Marcia, passarei mais tarde com um pouco mais de calma, vai me fazer bem!

    Beijos
    Glória

    ResponderExcluir

Amigos, irmaos,
é com maior carinho e amor que recebo seu comentário, sua contribuicao; entretanto - NAO serao publicados comentários de anônimos, pois este espaco aqui é para interargir, trocar, acrescentar; peco - nao perca tempo, caso vc nao queira se identificar.
Desejo de coracao a você que visita este espaco tenha muita paz, luz e consciência evolutiva. Obrigada pela sua visita e seu comentário!